Verbo FM

Riqueza: Nosso Servo

Quando estudamos o capítulo 6 de Mateus a partir do verso 19, podemos ser ricamente abençoados com as revelações sobre riqueza. 

Durante muito anos eu fui ensinado pelo espírito de engano que eu não deveria ter muito dinheiro ou muitos bens. Que ser “Rico” era para algumas pessoas que nasceram com sorte na vida ou para quem era corrupto. Mas, ao estudar esses texto de Mateus 6 dos versos 19 a 34 podemos ver 4 pontos importantíssimos que nos revela qual a vontade de Deus em relação as riquezas, de ter as coisas que precisamos para a nossa vida, família e ministério, como também nos manterá equilibrados.

1º Ponto – O PROPÓSITO DOS TESOUROS EM SUA VIDA

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mateus 6:19-21)

Vemos nesse primeiro ponto que Deus não tem problema que os seus filhos tenham riquezas (Tesouros) na Terra. Mas, observe o que Jesus diz: “Não ACUMULEIS PARA VÓS outros tesouros sobre a terra…”. 

Qual o propósito de você ter muito? Naturalmente falando, todos têm o mesmo pensamento “Tenho que ganhar mais!” Para qual propósito? “Comprar isso pra mim, comprar aquilo pra mim, tenho que guardar o dinheiro e multiplicar, etc.” Tudo isso é lícito? Claro que sim! Todos, naturalmente falando, pensam assim! Quem tem pouco pensa assim, quanto quem tem muito pensa assim.

Mas, o segredo do sucesso financeiro não está em ACUMULAR TESOUROS NA TERRA e sim, em JUNTAR TESOUROS NO CÉU. E como se faz isso? Isso só é possível através dos princípios do céu “É DANDO QUE SE RECEBE”.

O mundo diz que para você ter muita riqueza, você precisa acumular muito as suas riquezas. Mas, a bíblia afirma que para você juntar muito nos céus, é preciso espalhar, dar, ofertar muito na Terra. O verdadeiro próspero NÃO é aquele que aprende, em primeiro lugar, a juntar riquezas na conta bancária. Mas, é aquele que aprende a juntar tesouros no céu! O princípio de DAR (Dom de Adquirir Riquezas) é a senha de acesso aos tesouros do céu. Quando acumulamos no mundo, o sistema maligno vai se encarregar de roubar as suas riquezas e nada acontece no céu. Quando juntamos no céu, o sistema celestial multiplica o que temos e tudo de bom acontece na Terra! O verdadeiro próspero, aprende a colocar o seu coração nas riquezas celestiais e, esse é o seu maior tesouro. O que acontece aqui na Terra com essa pessoa, será um reflexo dos céus nela.

2º Ponto – A FORMA DE VER AS COISAS FAZ TODA A DIFERENÇA.

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”. (Mateus 6:22-23)

O mundo não pode entender esse princípio de juntar tesouro no céu. Eles chamam isso de loucura. De fato, o evangelho é loucura para os que se perdem. Mas para nós, é o poder de Deus. Quando um cristão está praticando esse princípio (Dizimando, ofertando na igreja e em particular na vida das pessoas) o mundo logo ridiculariza: “Deixe de ser besta cara! Dando dinheiro para o pastor!” outros dizem: “Rapaz, como você vai dar dinheiro se você está precisando de dinheiro? Deus vai entender se você não der!”. 

Por isso, Jesus já sabendo desse tipo de pensamento enganoso, nos ensina através dos versos 22 e 23 de Mateus 6, que “… Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso”. O que isso significa? Quando você tem a revelação no espírito, quando os seus olhos são iluminados, você andará na revelação frutificando em toda boa obra. Veja, ser um próspero dos céus, não é algo que começa na mente, e sim no coração.

O contrário disso é verdadeiro “Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas…”. Quem não tem a revelação dos princípios celestiais (olhos iluminados) sempre vai achar que tudo o que a bíblia diz é baboseira, antiquada e sem lógica. De fato, a fé não está na lógica e sim no coração. E era exatamente por isso, que o Apóstolo Paulo orava para que os cristãos recebessem espírito de sabedoria e revelação, no pleno conhecimento de Cristo, para viverem a verdadeira prosperidade.

3º – O SEU DEUS É AQUELE QUE VOCÊ SERVE E DEPENDE.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer- se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. (Mateus 6:24)

Veja que interessante; Jesus está dizendo que aquele que serve as riquezas, faz dela o seu senhor. Nós já fomos libertos do reino das trevas e transportados para o reino do filho do seu amor. Estamos agora no reino da luz e chegamos nesse reino pela confissão de que Jesus é O SENHOR E SALVADOR das nossas vidas. Isso significa que somos totalmente dependentes do amor e do cuidado de Deus diariamente! Mas, infelizmente, há cristãos tão dependente do dinheiro que quando está “acabando” eles se curvam diante das riquezas deste mundo e só faltam dizer: “Não, não me deixe! Não me deixe sozinho, nem por um minuto, por favor! Minha alma chora, grita, implora, não me deixe senhor dinheiro!” (Risos).

O teu dinheiro não é o teu Senhor! Jesus é o teu Senhor! Muitos cristãos precisam aprender a fazer do dinheiro o seu servo! Quando você está andando em ansiedade e preocupado pela falta de dinheiro, você está declarando que o dinheiro é o seu senhor!

As riquezas deste mundo foram criadas para servir você enquanto você serve a Deus! Foi para isso que Deus criou as coisas, para servir você, sua família e ministério. E quando todas as coisas que você precisa estão nas suas mãos, você vive o princípios dos céus DAR! Por isso, nunca vai faltar, porque você entende que Deus criou as coisas para sustentar a sua vida (desde o Gênesis até os dias atuais) porque Ele quer toda a sua atenção nEle. Coloque o seu foco em Deus! Enquanto o mundo tenta correr da crise, você esta correndo em Cristo e as bençãos correndo atrás de você e te alcançando! Glória a Deus!

4º – BUSQUE O REINO EM PRIMEIRO LUGAR E TODAS AS COISAS SERÃO ACRESCENTADAS.

“Por isso, vos digo:não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu:não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo:eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo:Que comeremos? Que beberemos? Ou:Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:25-33)

Por fim, Jesus explica na continuação do texto de Mateus 6, partir do verso 25, que as pessoas acabam ficando ansiosas e preocupadas com as coisas que precisam, porque ainda não entenderam que a via correta para se viver bem aqui nesta Terra é através do reino de Deus. O reino de Deus é justiça paz e alegria, tudo isso é um comportamento. De fato, nosso comportamento está ligado ao que cremos. Quando alguém ansioso e preocupado, está na verdade, nas “entre linhas”, crendo que não vai conseguir pagar as contas, comprar a comida pra casa ou as roupas para as crianças, pagar o aluguel amanhã e a escola das crianças, etc. Logo, o seu comportamento será afetado. Veja, tudo isso acontece para tirar você da posição que Deus te colocou, Verdadeiro adorador.

Para o que você foi criado? Para SER verdadeiro adorador. Esse sempre foi o plano de Deus para o homem. Deus fez os céus e a Terra e tudo que nela há e só depois colocou o homem para viver nela, por que? Porque Deus não queria que o homem se preocupasse com nada nessa Terra. Ele criou as coisas para servir ao homem enquanto o homem servia ao seu criador.

Posso imaginar todas as coisas que foram criadas olhando para Adão e dizendo: “É aquele ali que Deus disse que devemos mantê-lo. Deus disse que ele estaria servindo a ele, adorando diante da presença! Vamos lá servi-lo agora!”. É bem parecido com o texto que diz que as bençãos correriam em nossa direção e nos alcançaria! Por isso amado, não ande preocupado com nada nesta vida!

Levante as suas mãos e adore ao seu criador, libere palavras de gratidão a Ele, porque o Senhor tem cuidado de você! Busque o reino de Deus em primeiro lugar (A justiça, a paz e a alegria) e todas as coisas vos serão acrescentadas!

O mundo pode estar em crise, mas você está em Cristo. E nEle, nada nos faltará, todas as coisas serão acrescentadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!