Verbo FM

A unção da alegria e o riso da fé

Eliezer Rodrigues
Pastor da Igreja Verbo da Vida em Taubaté - SP
Eliezer Rodrigues
Pastor da Igreja Verbo da Vida em Taubaté – SP

Vou escrever algo bem simples e breve aqui para que as pessoas possam saber mais sobre esse poderoso tema.

“Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te UNGIU com o ÓLEO DE ALEGRIA, como a nenhum dos teus companheiros.” (Salmos 45.7)

A palavra “óleo” no hebraico é: “shemen” que significa: “gordura, azeite, unguento”. Essas palavras são utilizadas metaforicamente para se referir a UNÇÃO. Shemen é a mesma palavra usada em Isaías 10.27:

“Acontecerá, naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da GORDURA. (Shemem; se referindo a unção do Espirito). 

O mesmo texto na versão bíblica Revista e Corrigida não fala “gordura”, mas sim “unção”.

Observe que a unção faz algo poderoso sobre alguém.

O primeiro texto que mencionei (Salmos 45.7), está falando sobre a “Unção de alegria” que é o mesmo que “Óleo de alegria”.

Eu não chamo de “a unção do riso”. E sim como a Bíblia diz: “unção de alegria”.
O RISO é a manifestação do efeito da unção da alegria quando vem SOBRE alguém.

Um outro ponto seria RIR PELA FÉ. Que é ativar a alegria no espírito (alegria é fruto do espírito).

Então há dois pontos aqui com o mesmo resultado:

1 – Ativar pela fé a alegria que está no espírito humano recriado, baseando-se na Palavra de Deus.
2 – A unção de alegria que vem SOBRE alguém que está crendo na palavra de Deus.

Todos os dois, produzem resultados poderosos – milagres, curas, etc.

Mas, estamos falando aqui sobre a unção de alegria.

Para que propósito essa unção vem?
Aqui está o propósito da unção:

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, ÓLEO DE ALEGRIA (mais uma vez), em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”  (Isaías 61.1-3)

Aí está o propósito da unção em manifestação quando vem SOBRE alguém.

Sim, pessoas podem ter reações diferentes, porque a unção é o PODER de Deus. E assim como a eletricidade produz efeitos ou manifestações no corpo humano, com certeza a unção, ou o poder de Deus, também trará essas reações. Só que o poder de Deus é milhões de vezes mais poderosa que a energia elétrica. E não só mexe com o corpo, mas com com o espírito e a alma também. (Diferente da energia elétrica)

Sim, pode haver algum desequilibro nessa área de mover do Espirito ou manifestação do poder de Deus, porém isso não significa que não seja o Espírito Santo agindo. Simplesmente os filhos de Deus ainda estão aprendendo a lhe dar com o poder e as reações do seu corpo.
Mas, como diz Kenneth Hagin: “É melhor uma igreja selvagem debaixo da unção, do que uma igreja fria”.

Veja mais textos sobre alegria e Riso:

Lembre-se, o riso é apenas a manifestação da alegria. Como Tiago diz “assim como o corpo sem o espirito está morto, a fé sem obras (ações correspondes aos que crê) também é morta” (Paráfrase – Tiago 2.26).

Ou seja, a alegria tem “um corpo” que se chama riso. É assim que alegria se move pela fé.

Alguém dizer que tem a alegria do Senhor no seu coração e não usufruir dessa alegria com risos, é o mesmo que dizer que tem Jesus no coração, mas vive na ansiedade, no medo e preocupações. (de fato não crê que Jesus habita dentro dela).

ABRAÃO RIU NA PRESENÇA DO SENHOR E DEUS LHE DEU O NOME DO SEU FILHO; ISAQUE, que quer dizer “Gargalhada” ou “Riso” ou “aquele que ri”.

“Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, E SE RIU, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque (Riso, Gargalhada); estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência.” (Gênesis 17.17,19)

Porque Deus colocaria o nome do filho de Abraão, pai dos da fé, de RISO?
Exatamente porque o riso é uma expressão da fé, da alegria sobrenatural do crente, que vive pela fé.

DEUS RI NOS CÉUS.

Anos atrás eu achava que Deus nem ria. Porque eu já fui um religioso profissional.

“Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles”. (Salmos 2.4 – Versão RA)

“Do seu trono nos céus  o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.” (Salmos 2.4 – Versão Bíblica NVI)

“Sentado no seu trono, nos céus, O ETERNO RI. Primeiro, ele se diverte com a presunção deles; Depois, se refaz e fica zangado” (Salmos 2.4 – Paráfrase Bíblica ‘A mensagem’).

Na sua aflição Ana decide, pela fé, se alegrar no Senhor com risos. Quando alguém Ri, seja pela fé ou pela operação da unção da alegria, está se fortalecendo em Deus e ao mesmo tempo ignorando ou desdenhando do inimigo.

NÃO É SATANÁS QUE ENCHE NOSSA BOCA DE RISO É O PRÓPRIO DEUS!

“Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; A MINHA BOCA SE RI dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação”. (1 Samuel 2.1)

“Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores. Ele te encherá a boca de riso e os teus lábios, de júbilo”. (Jó 8.20-21)

Eu poderia falar o ano inteiro sobre a alegria Sobrenatural e o riso pela fé, e também sobre a unção de alegria. Mas, por boca de duas ou três testemunhas, toda verdade é estabelecida.

Eu sei que para mente é loucura, mas creia com o coração e viva essa alegria que está disponível. Sorria mais, se preocupe menos. Viva melhor com fé no coração e confissão de fé na boca acompanhada de belos sorrisos.

28 Comentários

  • Texto ungido e esclarecedor sobre o assunto. Ótimo ter sempre por aqui mensagens breves e diretas em assuntos nos quais cremos e podemos ser sempre alimentados por elas.

    Resposta
  • Estava em um dia e noite muito angustiante porém fui fazer minhas orações diárias, 26/09/2023 fazendo oração noturna chorando muito e sentindo o espírito de santo, suplicando por um milagre eu estava desesperada, ouvindo a oração do Fábio Turuel e sentindo a presença de Deus logo comecei a rir incontrolavelmente, risos e mais risos com gargalhadas ( que sensação maravilhosa), todo ser precisava sentir essa sensação para renovar as forças. Não foi a primeira vez que aconteceu comigo, sempre que estou precisando e suplicando a Deus vou para meu cantinho e quando consigo me conectar vem esses risos bons, essa sensação maravilhosa.

    Resposta
  • Eu vivo isso direto na minha casa quando estou orando e louvando e de repente vem aquela vontade de rir sem parar dor no abdômen, uma alegria tão grande, uma paz aí vem o choro junto depois o riso novamente gargalhada mesmo eu atr peço pra Deus senhor não estou aguentando e continuo rindo 🤣🤣. É maravilhoso essa presença de Deus só quem vive sabe o que é.

    Resposta
  • Eu vivi isso em uma noite no monte de madrugada, fui renovada, foi tão real e sincero, até esse dia eu só sabia chorar, uma tristeza tomava conta do meu ser por causa das lutas, estava de pé pela graça de Deus, sempre buscando mais! Eu já tinha visto pessoas conhecidas rindo no Espírito e desejei aquilo, e quando aconteceu comigo, foi muito expontâneo, ninguém precisou rir primeiro, não foi por nada que falaram, foi uma alegria que tomou conta do meu ser e eu nunca havia dado tanta risada na minha vida e do jeito que foi, foi como um grito da alma! (Só de escrever já dá vontade de rir) sem contar que contrai o abdômen de uma maneira inexplicável! Logo depois disso, em uma conferência na igreja várias pessoas receberam essa renovação do Espírito Santo, mas em nossa igreja local fomos reprimidos, foi tão triste pq a nossa família na fé negou a nossa experiência, dizendo que não era de Deus! Chorar pode, rir não! Rir não é bíblico!!! Depois de alguns meses descobrimos o esfriamento desses irmãos, por causa da acusação daqueles que não viveram isso! Eu só desejo que eles provem disso, pq Deus sabe como a minha alma precisava desse renovo! O meu conselho real para as pessoas que não acreditam e se dizem ser tão de Deus, quando ver isso, vai colocar a mão na cabeça e expulsar o demônio (eles dizem que é demônio) Mas quero deixar claro que não é, eu tinha noção de absolutamente tudo o que estava acontecendo, e fui muito ministrada por Deus enquanto ria! FICA A DICA PRA QUEM NÃO ACREDITA, SE FOR DEUS TALVEZ TE PEGUE TBM, SE NÃO, FAÇA SUA PARTE AO INVÉS DE SÓ FICAR JULGANDO! Amo vocês em Cristo Jesus e espero que provem dessa alegria no Senhor!

    Resposta
  • Que maravilha ler tantos testemunhos!
    Eu senti uma primeira vez e não entendia. Aconteceu no dia do falecimento do meu pai com câncer, no qual eu me firmei no Senhor e estava orando sempre e fragilizada com tudo. Orava por milagre ou que levasse , pq era muito sofrimento, eu estava forte nas orações , e antes tinha medo, pq com 29anos nunca tinha perdido ninguém próximo, não sabia o que era essa dor… No dia que ele faleceu, vim do hospital da cidade vizinha e cochilando no carro , comecava a da uns risos, pq eu na minha cabeça era anjos comigo e eu feliz pq Deus me atendeu… Quando cheguei em casa, família toda e quando vi todos, começou a crise dentro do carro e eu tampava com a toalha e gargalhava… TODOS: ELA ESTA NERVOSA. Eu sabia que estava feliz pq Deus me atendeu! Passou tempos, voltei pra igreja, desejo do meu pai tbm e decidi batizar… Entendi quando a minha discipuladora falou sobre da gargalhada, já não prestei mais atenção. Eu comecei a chorar desfarcando e final eu contei pra ela. Entendi! Depois eu pedia a Deus para experimentar novamente e um lugar uma pessoa tbm gargalhou e vi que era real e não coisa da minha cabeça, ali aconteceu mais uma vez, eu estava afeliz pq eu queria viver o sobrenatural, mesmo vendo .. já estava feliz vendo acontece tudo , até que fui pega novamente pelas garalhadas .. 🙏🏾 e agora já tive outras experiências e não seguro mais.

    Resposta
    • Desde mt bebê sempre que ei ia na igreja eu dava mta risada to falando de 3 anos de idade mt novo
      E não dava pra controlar era muito bom kkkkkkkkkkk
      Parou de acontecer naturalmente ao longo do tempo.. mas só hoje descobri oq significa e percebo que na verdade n parou de acontecer mas acontece mais q eu imaginava…. Deus é de verdade e sabemos que não somos perfeitos e também nunca seremos como ele e nem perto pois ele próprio é o autor e criador da perfeição mas devemos sempre buscar mais, é extremamente importante não importam as circunstâncias não importa se ta dificil ou se ta tudo bem o importante é se lembrar que cada segundo é unico e essa vida é passageira. Temos sim que deixar legado! Temos que ser quem viemos para ser em Deus não importa se seu lugar é no púlpito ou até mesmo fora da igreja. Até porque só se chega na verdade através de Jesus Cristo o próprio Deus vivo em carne e osso o mesmo que ensinou tudo isso na própria igreja. Deus abençoe voce quem quer que seja sei que tudo tem um propósito… faça valer a pena🙏🏼❤

      Resposta
  • Amados o nosso Deus é real, Glória a Deus por cada testemunho, já aconteceu comigo pelo menos duas vezes, hoje 24/05/22 num momento de oração uma alegria invadiu o meu ser, tudo se tornou tão efêmero, eu só conseguia dar muitas risadas!! Agradeço a Deus por receber essa unção de alegria! Obrigada Senhor!

    Resposta
  • Gente hoje na hora do louvor estava muito triste. Desanimada queria até embora, cansada. Dispersa. Minha amiga levantou meu braço eu não entendi. Um tempo depois fechei meus olhos, e adorei comecei a pular e rir muito descontroladamente não conseguia parar e eu tava tentando segurar. Mas não dava foi muito doido. Eu fui renovada no espírito. Tinha hora parecia que queria chorar e rir ao mesmo tempo. Durante o dia eu tava meio triste e do nada me dava vontade de rir e eu segurava mas era isso kkk Glória a Deus por renovar nossas forças!!

    Resposta
  • Isso aconteceu comigo no dia de hoje, 14 de março de 2022. Num momento de oração e adoração íntima com Ele, comecei a gargalhar, fiquei confusa por uns instantes, mas simplesmente não conseguia parar! Um sentimento de extrema paz e alegria me inundou, e até agora escrevendo isso não consigo parar. Pesquisei sobre isso, e alguns sites foram muito negativos sobre o assunto, mas lendo isso aqui eu percebi que eu recebi um presente enorme do meu Paizinho e que eu JAMAIS serei a mesma. Muito obrigada, Jesus te abençoe eternamente ❤️

    Resposta
  • Eu tbm tive essa experiência muitas vezes já toda vezes que me entrego inteiramente tanto louvando, como orando, ou participando de um culto no momento de louvor ou oração eu começo a rir muito e depois a chorar sair muitas lágrimas, mais eu não consigo controlar mais aos poucos vai passando e eu sinto tanta paz dentro de mim, uma calma, algo tão gostoso, eu já fiquei algumas vezes com vergonha no culto. Mais eu sei que é algo bom maravilhoso em minha vida, mesmo que muitas pessoas pensem diferente e digam que é algo ruim ou errado eu sei que estou sentindo algo de Deus pra me curar, curar coisas dentro de mim, e isso edifica muito a mim, obrigada por falar sobre isso aqui, eu ainda não entendo muito sobre isso mais eu peço Deus que Ele me capacite por que sei que isso é para edificar a vida de outras pessoas, e que ele tem propósito em nossas vidas… A primeira vez que eu tive essa experiência foi em um retiro de jovens e eu queria tanto sentir a presença de Deus a real presença do Espírito Santo eu sempre pedia isso a Deus, eu até chorava pq eu queria muito sentir o poder dele em mim, eu estava em momentos bem difíceis mais sempre buscando, e eu achava que eu ia falar em línguas ou algo assim mais Ele veio pra mim com sua alegria e encheu meu coração no dia que isso aconteceu eu fiquei assustada envergonhada mais me explicaram que era algo bom de Deus pra mim que era algo meu e de Deus e eu me senti muito amada por Ele. Eu me pego lembrando desses momentos e eu fico rindo pq sei que Ele me ama e está comigo em todos os momento cuidando de mim 😍

    Resposta
    • A alegria do Senhor é a minha força. Com Jesus é só gratidão e alegria 😂

      Resposta
    • Deus nos ama. Tenho a mesma experiência. Quase sempre, em oração em casa ou durante o culto. De facto é constrangedor e não dá para parar, tento reprimir mais volto a gargalhar alto e em bom som para todos ouvirem kkkkkkk.
      Estava preocupada a pensar que era alguma possessão demoníaca, mas ao ler os testemunhos só me resta glorificar ao Senhor e pedir a Deus que mais gente seja agraciada com o riso do Espírito ou gargalhada. Agradeço a todos testemunhos, ufaaa, que alívio. Obrigada Jesus

      Resposta
  • Passei por isso hoje, sozinha em casa, liguei um louvor e comecei a orar a Deus, eu estava tão tão tão triste, Deus sabe porquê, mas então entreguei tudo aos pés do Senhor, então na hora que estava a chorar, comecei a rir sem parar. Eu ri tanto, eu comecei a gargalhar, uma risada tão gostosa de doer o rosto e faltar o ar, dias atrás eu tinha tinha falado em pensamento com Deus “quanto tempo faz que não dou uma risada daquelas da infância” e eu juro que NUNCA tinha ouvido falado nisso na vida, mas Deus veio, mudou meu ânimo, me encheu com a alegria Dele. Eu estava preocupada depois pesquisando e muitos legalistas falando mal e criticando, mas aconteceu comigo e eu estava sozinha aqui e clamando pelo Espírito Santo de Deus, foi Ele, eu estou maravilhada e aliviada de ouvir outros relatos.

    Resposta
  • Eu também tive essa experiência em momento de muito desespero, eu pedi pra Deus com fé. Eu estava em prantos no trabalho tomada por um medo muito grande da morte, mas ele me atendeu, chorei e depois comecei a rir inexplicavelmente e me coloquei de joelhos, eu não entendia direito o que estava acontecendo depois ele muito falou comigo através de versículos bíblicos, me respondia como era pouca a minha fé… No outro dia ainda desesperada fui ao hospital tive uma espécie de visão e comecei a rir bem alto. Todos me olhavam, mas eu nem liguei, e aquele peso foi tirado… Eu só tenho que agradecer e pedir a Deus que agente a minda fé, foi uma experiência maravilhosa que quero ter outras vezes! Obrigada senhor!

    Resposta
  • Eu recebi essa unção. Estava com o coração muito aflito, depois de uma noite mal dormida e tão difícil, onde orava tanto para o Espírito Santo me ajudar a passar por aquela noite. Quando foi no outro dia de manhã, eu estava trabalhando de home office e coloquei um louvor. Na mesma hora que me deu vontade de chorar o choro se transformou em risos, dos meus olhos saíam lágrimas, mas minha boca sorria, eu dava gargalhadas, sozinha no apartamento. Foi demais essa experiência. Eu senti a presença do Espírito Santo tocando no meu coração tão aflito e trazendo a paz naquele momento. Eu ria muito, dei muitas gargalhadas e quando me lembro desse momento, fico admirada com a experiência que tive…glória a Deus.

    Resposta
    • Eu também vivi essa linda experiência esses dias, estava orando e chorando muito, quando de repente comecei a rir muito muito mesmo, uma alegria tão grande, ria alto, muitas gargalhadas, e entendi que o espírito de Deus é alegria, não me importo com as opiniões, o que eu senti foi real, único, verdadeiro…

      Resposta
      • durante uma vigília, enquanto eu estava orando no altar me veio uma vontade de rir, mas rir alto sabe? essas gargalhada gostosas que a gente dá

        eu confesso que na hora eu tentei reprimir isso e ri baixinho, eu não sabia que era o Espírito Santo agindo em mim 😭 me sinto mal por ter tentado conter o agir de Deus!!!

        mas esse artigo me ensinou bastante, no dia do meu batismo nas águas eu também ri!

        Deus é amor! ALEGREM-SE NO SENHOR 🤍🎉🙏🏻

        Resposta
  • Eu realmente precisava ler isso. Recebi essa unção durante uma célula mas depois fiquei bastante pensativa e resolvi pesquisar, vi diversas paginas dizendo que era errado, fiquei desesperada, mas mudei totalmente minha opinião agora.

    Resposta
  • Boa tarde a tds. Eu queria deixar minha experiencia sobre esse assunto . Resumo: eu tinha uma duvida em minha mente sobre um milagre q recebi uma ocasião. E um dia assistndo um video o Espirito Santo começou a falar comigo tirando todas as duvidas q tinha . Porem o toque do Espirito Santo foi tao forte naquele dia q lagrimas escorriam do meu rosto quanto mais ele falava mais eu chorava ,ate q um determinado momento começou a ocorrer isso q foi falado aqui. Eu comecei a rir incontrolavelmente e foi aumentando ate o ponto de literalmente dar verdadeiras gargalhadas fiquei com pouco de medo mas tver certeza q era o mover do Espirito e me entreguei naquele momento eu fiquei mais de 2 horas em exctase rindo muito e ainda quando fui deitar ainda estava rindo. Depois aconteceu outras vezes mas notei q eu poderia ativar o riso ou a alegria no espirito. Td isso aprendi sozinho depois q fui pesquisar sobre o assunto e guardo um versiculo ate hoje ( A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA) o versiculo diz. A alegria do SENHOR em nós . nao é alegria do homem .amem .

    Resposta
  • Durante uma oração e adoração em casa (sozinha) senti uma vontade enorme de rir… Na hora foi muito bom como se o próprio Jesus estivesse ali comigo compartilhando aquele momento, eu sentia muito amor por Ele e também me sentia muito amada. Mas no outro dia perguntei a mim mesma se aquilo foi uma experiências de Deus ou não?
    Alguns sites da internet dizem que isso não vem de Deus, porque Jesus não andava “sorrindo” quando esteve na terra. Esse site me ajudou mais a entender o que aconteceu e creio que houve uma transformação na minha alma depois dessa experiência. Creio que Jesus me deu uma unção de alegria e nunca mais serei a mesma…

    Resposta
  • Durante uma oração e adoração em casa (sozinha) senti uma vontade enorme de rir… Na hora foi muito bom como se o próprio Jesus estivesse ali comigo compartilhando aquele momento, eu sentia muito amor por Ele e também me sentia muito amada. Mas no outro dia perguntei a mim mesma se aquilo foi uma experiências de Deus ou não?
    Alguns sites da internet dizem que isso não vem de Deus, porque Jesus não andava “sorrindo” quando esteve na terra. Esse site me ajudou mais a entender o que aconteceu e creio que houve uma transformação na minha alma depois dessa experiência. Creio que Jesus me deu uma unção de alegria e nunca mais serei a mesma…

    Resposta
  • Eu recebi a unção de riso e nunca houve algo melhor em toda minha vida! Deus é bom é fiel e nos ama de uma forma inacreditável!!! Obrigada Pai!!! Eu te amo meu Deus!!!
    Deus está operando milagres em minha vida!!! Gratidão, amor e honra por ti Jesus! Obrigada por esta ao meu lado!!!Glórias ao nosso Deus pois Ele é bom!!!

    Resposta
  • Aleluias!! Eu recebi a unção da alegria e é exatamente isso! O Pai é bom, o Pai ama, o Pai cuida!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!