“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.” (João 6:38)
“… não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”. (Marcos 14:36b)
Acredito que muitos cristão estão travando uma luta consigo todos os dias baseada em uma falsa esperança. Como assim? Muitos esperam que um dia, aqui na terra, terão a cura definitiva das suas vontades carnais. Ou seja, alguns pensam: “Quando será que serei curado desse ciúme?” ou “Quando serei curado dessa ira?” e até mesmo “Deus, me cura dessa discórdia com meu cônjuge!”. Enfim, essas vontades e muitas outras, listadas em Gálatas 5:19-21, são obras da carne.
Quando seremos plenamente “Curados” no corpo? Apenas quando recebermos um corpo glorificado, após esta vida terrena. Em outras palavras, não existe “cura” para as vontades carnais e sim UMA DECISÃO de excelência para andarmos no fruto do espírito diariamente.
Talvez você pense: “Pastor Eliezer, quer dizer que se eu andar no fruto do espírito eu nunca mais terei vontades carnais?” Com certeza você continuará tendo vontades carnais, mas a graça da nova vida em Cristo, sempre manifestará a força e o escape para você não cair, mas permanecer no fruto do espírito. Esse poder do amor, que habita em nosso homem interior, nos livra das paixões do mundo e da mocidade que o homem exterior deseja.
Coloquei dois textos acima onde o próprio Jesus revela que tinha uma vontade que tentava combater a vontade de Deus. Porém, Jesus não tomava as suas decisões baseado na sua própria vontade, e sim na vontade de Deus!
Em João 6:38 Jesus diz: “Porque eu desci do céu, não para fazer A MINHA PRÓPRIA VONTADE, e sim A VONTADE DAQUELE que me enviou”. Veja que o texto deixa bem explícito as duas vontades diferentes um da outra.
Onde Jesus sempre tomava as suas decisões? No espírito! E, por isso, Ele nunca pecou.
O problema é que muitos cristãos estão mais conscientes do homem exterior do que o homem interior. O homem exterior é o homem dos sentidos, que pode ver, tocar, sentir. Porém, o homem interior, é o homem espiritual!
É nele que está a vida e natureza de Deus! A capacidade de produzir o amor ágape (O amor sobrenatural de Deus ou do mesmo tipo de Deus) está no espírito humano recriado em Cristo Jesus. Se você anda no fruto do espírito não vai viver pecando, brigando, de mal humor, etc. Porque no seu espírito existem todas as ferramentas para você andar em amor com qualquer pessoa, até mesmo com aqueles que te odeiam e se fazem inimigos.
Talvez você diga: “Pastor Eliezer, por que acontecem tantas confusões na minha vida? Por que eu e meu cônjuge brigamos tanto? ou, Porque eu e meus pais ou eu e meus irmãos, brigamos tanto?” A fonte de todas as confusões é apenas uma, Carne!
Veja o que o apóstolo Tiago diz:
“De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras.” (Tiago 4:1,2)
O apóstolo Paulo também aponta várias referências aos problemas que uma vida carnal pode trazer:
“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá- lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem (Segundo meros homens naturais)” 1 Corintios 3:1,3
Observe que o apóstolo Paulo usou os termos “espirituais” e “carnais” para o mesmo grupo de pessoas. Ele poderia usar esse termo para uma mesma pessoa! Por quê? Porque Ele está falando sobre os dois tipos de homem, o Exterior (carnal, que vive baseado nos sentidos, cristãos que vivem nas obras da carne) e o outro o homem INTERIOR (espiritual, nascido de novo, que tem a vida de Deus, a graça, a capacitação para frutificar o amor de Deus). Em qual desses você está vivendo? Quem você está alimentando mais, a carne ou o espírito? Como você vai se tornar um cristão melhor se você gasta a maior parte do seu tempo e da sua vida alimentando a sua carne?
Para que o seu homem interior vença todos os dias essa “guerra pessoal” entre seu espírito e sua carne, seu homem interior precisa estar forte na palavra, bem alimentado com a boa doutrina de Cristo e praticando diariamente as verdades espirituais que a carne nunca irá aceitar.
Bom, se existe uma “cura temporária” para os seus desejos carnais aqui nesta terra, eu creio que tudo se resolve numa só palavra DECISÃO CERTA! Decidir todos os dias, horas, minutos e segundos em fazer a vontade do Pai, que é a sua palavra.
Eu sei que você queria algo “mágico”, algo que você não precisasse sofrer para arrancar os maus hábitos da sua carne, algo instantâneo, que não levasse muito tempo e que trouxesse uma solução plena e definitiva para as obras carnais. Porém, essa solução só se encontra numa vida no espírito e andando no fruto do espírito. Mesmo que a sua carne continue gritando, faça sempre a vontade do Pai e tudo estará bem!
“mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Gálatas 5:23-25












