Verbo FM

Dependa do Senhor

Por: Luana Mayara

Todo ser humano é propenso a confiar em algo ou alguém. Confiança é um estado de dependência, é assim que as relações são construídas e, na ausência destas, são destruídas. Confiança é o lugar onde todo ser humano admite, reconhece que não pode fazer tudo sozinho.

E, porque reconhece, passa a vida toda buscando em quem possa confiar plenamente, na certeza de que não será decepcionado. Finalmente, no dia que conhece Jesus, encontra quem sempre procurou para confiar sem medo de se frustrar, passando a depender de Deus.

Confiança é uma relação de dependência. Confiar em Deus é aprender a depender dEle. Os conceitos terrenos apregoam a independência, o individualismo e que depender de alguém é uma atitude dos fracos. No entanto, depender é estar ligado, é receber ensino, instrução, não é ser dominado, antes, é ser inspirado, receber poder para fazer algo.

No princípio da criação, Adão e Eva dependiam de Deus, recebiam dEle inspiração para dominar a Terra, e Deus também esperava que eles fizessem conforme haviam sido instruídos. Então, não era uma relação de dominação, de subjugação, mas de confiança. O homem confiava em Deus, e Ele confiava no homem. Era uma parceria que existia entre ambos.

No entanto, Adão e Eva desconfiaram de Deus, acreditaram no engano do diabo que podiam comer do fruto da árvore do bem e do mal e não morreriam, mas seriam como Deus. Mas, na verdade eles já eram como Deus, criados a sua imagem e semelhança, nesse caso, eles foram ludibriados por satanás. E, ao contrário do que a serpente falou, eles comeram e morreram espiritualmente, e a relação de confiança com Deus foi arruinada (Gênesis 3).

Mas, graças a Deus, que através de Jesus essa parceria, essa sintonia de confiança foi restaurada e nós voltamos a depender de Deus, recebemos dEle inspiração e poder para fazer a diferença.

“Visto como, pelo seu divino poder, nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (II Pedro 1.3)

Todas as coisas que nos conduzem a uma vida de sucesso já nos foram doadas, precisamos apenas seguir a receita da Palavra, confiando em Deus e certamente iremos provar da vida mais que abundante.

O Senhor confiou a nós sonhos, projetos, responsabilidades, e, quando não confiamos nEle, nos tornamos independentes, vivemos como se nunca tivéssemos reconhecido Jesus como nosso Senhor.

Lembre-se de que um dia nos entregamos a Jesus, O tornamos nosso Senhor, e por isso recebemos salvação, por isso estamos a salvo, porque permanecemos nEle. Mas, por que Ele é Senhor e Salvador? E não Salvador e Senhor? Porque salva-vidas só é usado em algumas ocasiões de naufrágio, mas ser senhor é para sempre e em todas as coisas (Romanos 10.9).

Autoconfiança é não confiar em Deus, é ser independente e pessoas assim sempre se metem em enrascadas porque Deus não se compromete em abençoar nossos próprios planos, sem nenhuma inspiração divina. Mas, se dependermos do Senhor, e entregarmos o nosso caminho, nossos sonhos, confiando que o mais Ele fará, certamente Ele realizará os desejos do nosso coração.

Nossa atribuição é confiar e a de Deus é nos realizar. Não sei se você percebe que fazer a nossa parte é mais fácil do que fazer a parte de Deus. Depender de Deus é descansar nEle, e enquanto descansamos, Ele trabalha a nosso favor, assim os resultados esperados, a vida de sucesso, os frutos que permanecem, só é possível se dependermos dEle, se confiarmos nossas vidas a Ele.

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele dá enquanto dormem”(Salmos 127.2)

Não é que daqui por diante seremos negligentes, ou deixaremos de fazer a nossa parte, sem estudar, trabalhar, sem dar o nosso melhor na visão que recebemos. Contudo, é inútil fazermos tudo certo sem a graça de Deus, trabalhar arduamente, penosamente, na força do próprio braço. Ele nos dá o que precisamos até mesmo enquanto dormimos, ou seja, descansando , dependendo dEle.

Deus tem expectativa numa geração que topa depender dEle, enquanto Ele manifesta Sua glória. Pessoas que não buscam nos homens a realização de sua visão, mas, se dedicam e confiam que o mais Ele fará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!