Verbo FM

Manifeste o amor de Deus

por Klycia Gaudard

A Bíblia nos ensina de várias formas como cooperarmos com a obra de Deus nas fases que estamos vivendo. Existem coisas que precisamos fazer e construir como igreja local. Há atitudes e coisas que devemos fazer para representar o Senhor aqui na terra.

No livro de Atos, a Bíblia fala muito de início das obras, e percebemos a importância de andar em unidade, de estarmos juntos exalando o amor de Cristo para todos que estão envolvidos na igreja.

Já parou para pensar por que as pessoas ficam na igreja? Por que alguém escolhe congregar em um lugar? Será que é por causa da Palavra? Ou da doutrina? Ou será que escolhe ficar na igreja por causa do ensino daquele lugar? 

Você acha que as pessoas têm maturidade para ter esse discernimento de entender tudo isso? Você entende o porquê das pessoas decidirem congregar onde estão?

Simplesmente porque as pessoas se sentem acolhidas e amadas onde estão e pensam que aqui é praticado o cristianismo genuíno, ou seja, neste lugar pessoas carregam a identidade de Cristo. Afinal, ser cristão é ser discípulo de Cristo, é representar Jesus aqui na terra. 

Generosidade

As pessoas enxergam isso em você por quê? Por que você é generoso, amoroso e tem bons relacionamentos?

Sabe o que é ser generoso? No livro de Atos aprendemos que a generosidade está em compartilhar, em viver em unidade. Hoje representamos isso com um abraço, o envio de uma mensagem, uma ligação, uma feira, uma oferta e principalmente pela manifestação do amor.

Em atos 4.36-37, a Bíblia fala de um personagem que foi exemplo disso para nós, o Barnabé. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.”

O livro de Atos também relata o crescimento da igreja. Conta a história do grande perseguidor da igreja na época chamado Saulo, este que esteve presente no apedrejamento de Estevão. Porém, chegou o tempo que Saulo teve um encontro com Jesus e, de fato, conheceu o verdadeiro amor de Cristo, o encontro foi tão forte que seu nome foi trocado para Paulo. Mas, imagina, será que foi fácil a introdução de Saulo na igreja? Será que estamos prontos para acolher os perdidos, aquele que está arrependido, que de fato quer realmente mudar de vida? Estamos prontos para amar pessoas assim dentro da nossa igreja? Estamos prontos para acolher? Acolher significa dar um refúgio, proteção e abrigo.

Quem foi que acolheu Saulo? Barnabé. Vemos isso em Atos 9.26:

Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor.

Será que estamos dispostos a contar para os outros o que Jesus fez na vida das pessoas? Acolher na igreja e representar a Cristo é também falar do que Deus tem feito na vida dos irmãos, contar os testemunhos.

Barnabé não apresentou Paulo apenas para comunidade, mas também para liderança, ele apresentou para pessoas importantes, pessoas que poderiam acalmar a igreja. Eu e você precisamos agir dessa forma aos novos, aquelas pessoas que estão chegando, pessoas que não fizeram amizade e ainda não tem pontes dentro da igreja. Precisamos carregar isso dentro da gente, precisamos dar bons testemunhos uns dos outros. Eu e você precisamos ser as pessoas que levantam e impulsionam outras.

Não fazemos nada sozinhos

Edificar pessoas irá nos fortalecer dentro da igreja, temos que olhar as pessoas e enxergar seus dons e talentos. Barnabé acreditou no potencial de Saulo, devemos seguir da mesma forma esse exemplo, acreditando e enxergando as habilidades e talentos de pessoas dentro da nossa igreja e exercer nosso papel de levantar pessoas e avisá-las que Deus tem propósito na vida delas, pois existe a graça e o poder sobrenatural de Deus que nos ajuda a fazer e a servir da melhor forma o Corpo de Cristo.

Tem coisas que vamos vivenciar que vai ser difícil, talvez pensemos que não temos capacidade, mas precisamos saber da importância de se comunicar, procurar por bons conselhos, e amadurecer a ponto de pedir ajudar em alguns momentos de conflitos na vida e nos relacionamentos.

Na igreja local, é necessário ouvir mais do que falar, precisamos melhorar nossa comunicação e isso acontece quando praticamos o nosso ouvir e exercemos o poder de fazer perguntas certas. Geralmente, em conflitos, cada um tem sua verdade e sua versão, e muitas vezes os dois podem estar certos.

Para evitar conflitos pratique o exercício de se perguntar: “Será que isso está ferindo a Palavra?” Se não fere a Palavra, você pode ser flexível nos seus relacionamentos. Lembre que você representa alguém, você representa o próprio Deus onde quer que esteja.

Sabe quem você é? O amor de Deus em manifestação. Como você representa o amor de Deus em seus relacionamentos? Eu acreditado nas pessoas? Tenho sido generosa? Eu tenho representado Cristo? Porque de fato, as pessoas vão escolher a Cristo por causa de mim e de você, e isso é uma grande responsabilidade da qual seremos cobrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!