Estou com uma nota para conversarmos algo sobre o Centro de Oração do Ministério Verbo da Vida, onde praticamos constantemente as orações proativas. Tudo começou embaixo de uma árvore. Era uma mangueira no Centro de Operações, onde foram iniciadas orações em Campina Grande (PB). Hoje, nós temos um lugar específico no prédio do Ministério, a céu aberto, onde nos dedicamos em períodos de oração semanalmente. 

Inspirado nessa visão, vou ministrar sobre alguns pontos. Será que temos entendido que é embaixo da oração que as coisas acontecem? E que é nesse lugar que as coisas são sustentadas? Vamos pensar sobre esse valor que é a oração na história da igreja.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2.42).

A oração nunca vai deixar de ser um pilar na vida ministerial. Como está este fundamento na sua vida como líder? Coisas estão sendo sustentadas pela oração e ela faz parte do nosso ministério. Reconheço que nem tudo é só oração, pois temos que ter ações, pessoas pensando juntas, mas não podemos dispensar a oração.

“Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Salmos 11.3).

Quero destacar, primeiramente, a oração no Espírito. Ela envolve sermos conduzidos pelo vento do Espírito Santo (João 3.8). A palavra espírito é pneuma, na língua grega, e significa “sopro divino do espírito”. No Centro de Oração do Ministério, reservamos um tempo no qual seis pessoas se reúnem por uma hora para orar, semanalmente, inclusive a maioria dos nossos colaboradores fazem parte. Isso tem treinado todos nós a percebermos o quão importante é a oração coletiva! 

Este é o segundo ponto que temos desenvolvido no Centro de Oração: as orações coletivas. É importante desenvolvermos a disciplina na vida de oração individual. Devemos orar sozinhos, mas também é importante orarmos coletivamente. Existem orações individuais na vida devocional; existem as com duas ou três pessoas; as coletivas com um número maior; as congregacionais em que a Igreja se reúne para orar ou as que são realizadas em multidões. 

Precisamos ter disciplina e constância na vida de oração, pois ela é como um músculo que precisa ser exercitado. 

Quais são as orações proativas?

Vamos focar mais nesse tipo de orações. Quando falamos de orações proativas, diz respeito a estarmos na “torre de vigia”, como atalaias. Precisamos buscar as coisas do alto! Às vezes, estamos com a mão no arado, trabalhando em muita coisa, mas também temos que ter tempo com o Senhor da obra. 

Em Lucas 4.8, Jesus disse: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto”. Ou seja, primeiro vem a adoração, intimidade, comunhão e, depois, o serviço. Eu fico com cuidado com pessoas que estão só no serviço. Mesmo sendo muita coisa para fazer, onde fica o Senhor da obra? Onde ficam as forças renovadas e a inspiração que vem do alto? Ainda que Deus lhe dê muitas estratégias, será que Deus está envolvido em todas elas? Deus vai abençoar o que nasce d’Ele, não os nossos projetos, mas os d’Ele. 

A oração proativa tem o poder de tocar o presente, mas ir também no futuro. Significa ter uma visão do futuro, capacidade de agir antecipadamente e de resolver situações através da oração

É como uma pessoa num navio que sobe e pega um instrumento de observação para ver além. Quando nos colocamos no Espírito, orando, recebemos informações privilegiadas e, muitas vezes, isso ativa os dons do Espírito. 

Proatividade é treinar para receber informações e orar por elas antecipadamente. Às vezes, sabemos do que está acontecendo agora, oramos e as coisas vão ser resolvidas. Mas, que tal a gente receber informações privilegiadas e impedir que coisas aconteçam ou preparar um caminho, lugar de proteção, recebendo instruções de como se safar de algo que poderia acontecer?

Em Daniel 9, lemos que ele se põe para orar pelos israelitas na Babilônia. Ele leu Jeremias e entendeu que o período de 70 anos estava terminando. Daniel começa a orar e recebe uma visitação angelical. O Senhor quer que oremos pelas coisas futuras, pelo crescimento, novas igrejas e coisas que não vivemos mas vamos viver. Assim, preparamos o caminho. Você está preparando o seu amanhã pela oração? Você está preparando o caminho dos filhos espirituais que Deus lhe deu?

Quando encontrou Pedro, Jesus disse que o diabo estava querendo o peneirar, mas Ele orou por Pedro antes disso. Existe um nível de intercessão em que a gente se antecipa, vamos segurar as pontas através da capacidade de agir antecipadamente e de resolver problemas através da oração. 

Quando falamos de proatividade, falamos de antever e discernirmos coisas pelo Espírito. Deus quer comunicar coisas a você para que as pressões não sejam esmagadoras. Você vai passar, em tempos difíceis, andando sobre as águas!


Proatividade x Reatividade

Ser proativo é se antecipar, mas ser reativo é quando as circunstâncias vêm e eu vou tentar tapar os buracos e resolver a situação no meio da pressão, sem as ferramentas corretas. Deus quer ajudar você e o assistir, dando estratégias antecipadas.

Deus anunciou a Daniel sobre detalhes do futuro que estariam 2.500 anos a sua frente. Deus não nos deixa perdidos! Se você não percebeu algo, é porque não estava no ambiente de ouvir o que Ele gostaria de comunicar. Em algumas passagens bíblicas, lemos que Jesus orou a noite toda, ou seja, de oito a doze horas. Milagres, intervenções e livramentos aconteciam em Seu ministério.

A proatividade afeta o curso das coisas naturais, a partir do Trono; nos deixa disponíveis ao Senhor para nos colocar na brecha; nos dá capacidade de encarar o futuro como algo a ser construído; nos dá habilidade de conduzir o curso de acordo com a liderança do Espírito e profecias; e, por fim, a proatividade define resultados.

Se eu não for proativo serei reativo. Assim, vou reagir a eventos e correr atrás dos prejuízos; serei dominado pelo ambiente natural; vou encarar o futuro como algo a ser previsto; ouvir relatórios; viver uma forte pressão entre o sobrenatural e natural; além de ter resultados dificultosos.

Muitas vezes, só estamos levantando a nossa fé para paralisar ataques. Mas quando vamos no futuro e resolvemos coisas antes delas chegarem, diminuímos a intensidade desses ataques. Que tal você receber informações privilegiadas, paralisar circunstâncias que vinham com um peso esmagador e elas se tornarem bem mais leves. 

Eu declaro que você vai experimentar livramentos em sua vida, família e entre as pessoas que Deus lhe deu para cuidar. A Igreja brasileira vai desviar ataques do diabo sobre a nossa nação.

Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel” (Hebreus 12.22-24). 

Jesus é o nosso sumo sacerdote e nossa vida de oração depende d’Ele. Muitas vezes, Ele vai nos dar orações. Existem as orações que o céu quer que sejam oradas, por causa de conhecimentos privilegiados. Deus comunica coisas do futuro em nosso presente, antes do futuro chegar. Ele é onisciente. Aprenda com Jesus a orar, com a Palavra, com o Espírito, com dons e interpretações. 

Eu declaro o Centro de Oração chegando à sua igreja! Irmãos, ainda não estamos tocando na plenitude do que o Senhor tem para nós. Temos uma Palavra poderosa, mas a demonstração do Espírito ainda não está a altura da Palavra que temos. Algo precisa ser gerado!

*Trechos da mensagem de 26 de maio de 2023, na Conferência de Ministros Centro-Oeste.

3 Comentários

  • Quando recebi o batismo no Espírito Santo foi com Bud que perguntou no púlpito quem desejava receber o batismo no Espírito Santo, eu desci até ele e quis receber, apenas eu desci, e o Ap. Bud olhando pra mim e para todo o povo da Igreja disse: Isso é Fé irmão ! (há aproximadamente 9 anos e alguns meses)
    Eu não tinha noção de quão grande era o o poder do Batismo no Espírito Santo e sinceramente, acredito que nem todo crente tenha noção do tamanho desse Dom.
    Sabe, algo que me guiou em momentos extremamente difíceis e que me guia nos bons momentos e que sempre me guiará em todos os momentos, eu tenho como uma dança que só pode fluir certo da seguinte forma:
    Revelação do entendimento a partir de leitura e convicção…
    Primeiramente oramos a Deus: Senhor Deus meu Pai e criador, que enviou seu filho para nos salvar do pecado, em nome de Jesus, do amor, e do bem feito da sua criação oro para que nesse milésimo de segundo que se aproxima nesse instante que se refere ao presente que chega e chega incansavelmente ,os meus pecados e de todos aqueles que se arrependem do passado pecaminoso, sejam perdoados, e peço o teu perdão para que nesse novo instante eu esteja em um novo nascimento, declaro aplicar o aprendizado a partir de agora para que tua promessa seja vivida no meu ser e eu possa a partir desse momento viver o que o Senhor tem pra mim com todo o seu amor, tudo que há de mau e ruim se foram a partir do meu pedido de perdão e agora estou limpo e renovado, só existe o agora e talvez o futuro, mas o certo é que o agora eu estou novo, limpo e perdoado, e o meu coração só carrega amor, paz, amizade, bonança, segurança, risos, alegria, manifestação de amor ao próximo intensa, e sabedoria ao máximo nível que o Senhor permita que eu viva, agora eu fui “RESETADO”, estou limpo e quero abrir o meu coração orando como no começo da vida, que as coisas ainda nem eram nomeadas, orando em palavras que o meu coração é exposto a ti, para que o Senhor possa me guiar com visões espirituais, apontando de forma clara os locais mais profundos do meu coração que ainda não consegui enxergar para que com o teu amor em minha vida eu possa concertar essas áreas e seguir com o plano que o Senhor preparou para me seguir da melhor forma possível, em nome do teu amor, do teu filho Jesus que enviastes, e em nome da tua criação que trouxe de volta a esperança de vivermos em harmonia, amém ! E a partir disso eu começo orar em línguas, no batismo do Espírito Santo. Acredito que a Fé sobre orar em línguas assim como toda a criação tem os dois lados, acredito que orar em línguas “sem se lavar” a atração de coisas estranhas pode acontecer e a confusão toma de conta, pois só é possível ter comunhão com Deus limpo, com o amor sobre todas as coisas. Orar em línguas com a carne em níveis altos acredito fortemente que podemos atrair coisas distantes do amor..
    Isso é mais uma revelação que quero compartilhar sobre o meu batismo no Espírito Santo.
    Sim.. estou com saudades de te ver no púlpito irmão Manoel Dias.

    Resposta
  • Fiquei muito animado com essa aula!
    Aquela imagem do Trono o lugar sutil a linha de divisão ao lugar mais denso. Tem como me enviar?
    Na minha prática pessoal vai me ajudar muito!

    Resposta
  • Fiquei muito animado com essa aula!
    Aquela imagem do Trono o lugar sutil a linha de divisão ao lugar ➕️ denso. Tem como me enviar?
    Na minha prática pessoal vai me ajudar muito!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!