Verbo FM

Quem é o maior?

Deus trata conosco de forma diferenciada, porque estamos em meio a ministros. É precioso saber que Ele está nos trazendo palavras diferenciadas e direcionadas, porque conta com a gente. Vamos continuar sendo alcançados por Deus.

Todos temos pessoas que estão debaixo da nossa influência, por ser um líder, Deus me trata de uma forma especial. Deus tem cuidado com você, porque Ele sabe que o que acontece com você tem desdobramentos na vida de muitas outras pessoas.

“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus. Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois” (João 13.1- 7).

Quantos de nós como líderes, quando estamos realizando coisas temos as expectativas de que as pessoas que estamos liderando entendam o que estamos transmitindo, mas precisamos ter o cuidado de perguntar se elas estão entendendo, muitas vezes, aquilo que é óbvio para nós e para as pessoas não é. 

As pessoas têm formas de aprender, mas eu preciso saber como ensinar. Como posso levar pessoas à maturidade se eu não tenho certeza de que elas estão entendendo o que eu estou tentando passar para elas?  

Como líderes, tenha certeza de que as pessoas estão entendendo o que você está transmitindo. Guto costuma dizer: “Eu não posso exigir que uma pessoa acerte se eu não der a ela as condições de acertar”. As pessoas nem sempre vão acertar, elas não vão adivinhar o que você pensar, elas não têm a capacidade de ler pensamentos, cabe a nós ter a certeza de que está claro o que estou comunicando.

“Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como Deus já resolveu. Mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem!” (Lucas 22.22).

Fico pensando na conversa entre os discípulos, sobre o tema traição, cada um achava impossível alguém trair Jesus ali, e eles se preocupavam com quem seria o maior, mesmo em meio a essa conversa. Eles deviam ter pensado que deixaram as suas vidas para seguir a Jesus. 


O maior exemplo

Os discípulos discutiam entre si, e esse era o contexto descrito no verso citado. Então, Jesus lavou os pés deles e eu fico pensando na vergonha que eles sentiram na hora, no desconforto, porque enquanto eles discutiam para saber quem era o maior, quem devia sentar à direita e à esquerda, Jesus estava apenas servindo e lavando os pés deles. Que constrangimento, que vergonha! Jesus quebra qualquer motivo, razão que os levassem a continuar aquela discussão. Jesus deu uma lição de humildade e serviço no ministério.

Enquanto Jesus lavava os pés deles, chegou a vez de Pedro que questionou, ele não estava entendendo aquela atitude e Jesus o instruiu. Jesus deu uma declaração forte: “Se eu não te lavar os pés não tens parte comigo”. Naquele momento Jesus deu uma lição para Pedro do que Jesus estava ensinando aos discípulos. Mas, rapidamente, Pedro disse que ele lavasse, além dos pés, as mãos também. Ele deve ter pensado: “Deus me livre ficar de fora!”.

O que serve ou que é servido?

Mas Jesus seguiu o instruindo. Depois de ter lavado os pés, Jesus perguntou se os discípulos entenderam o que ele fez. Como seu exemplo, Jesus os instruiu a fazer o mesmo, porque a lição era: o servo não é maior do que o seu Senhor.

Você sabe por que Jesus precisou lavar os pés dos discípulos? Porque ele queria que eles entendessem que mesmo Jesus sendo o maior, estaria pronto para lavar os pés deles. Jesus fez algo que naquele momento, naquele contexto, era necessário. Os pés deles estavam sujos, cheios de poeira, aquilo foi necessário ser feito, e a lição deveria ser ensinada. 

Quem é maior o Senhor ou o servo? Mesmo assim Jesus fez o que nem precisaria ser feito. Jesus queria deixar a lição de que quando eles estivessem em posição de liderança, deveriam estar dispostos a lavar os pés dos seus liderados também. Jesus deixou seu exemplo e se ele fez, os discípulos deveriam fazer também.

Jesus tinha consciência de quem ele era. Ele sabia que era o maior ali, mas ele não tinha problema nenhum com isso. Ele não teve crise de identidade após lavar os pés dos discípulos. Ele terminou de fazer e deixou a lição.

Lavar os pés dos discípulos não o diminuiu em nada. Quem não entende isso não pode fazer parte do ministério. Guarde essa disposição de servir. Eu não posso fazer valer a minha vontade sobre ninguém, não posso me fazer chamar.

Jesus não tinha nenhum problema com título, ao contrário, o título é importante, ter as pessoas identificadas pelo título. Você está apontando de que forma ele pode servi-lo, mas o título não é um presente para nós, é uma indicação para a congregação de como as pessoas vão servir. 

Jesus não era contra posições. Paulo nos fala que Deus coloca no Corpo cada um que ele quer, diferenças existem e são importantes para o bom andamento do Corpo de Cristo. 

Os que governam bem são dignos de dobrados honorários 

Jesus não era contra as pessoas serem bem remuneradas, mas ele faz um contraponto entre posição e disposição. Estar na posição não pode me roubar a disposição. Não é a posição pela posição, mas pelo serviço. O que eu faço não pode me tirar e nem me colocar em lugar nenhum. Servir não é um caminho para alcançar a liderança, mas uma forma de vida. Não sirva porque quer alcançar algo, sirva por entender que isso é parte da vida cristã. 

Lugares, posições e títulos são coisas importantes, mas elas são promovidas pelo próprio Deus. 

Quem é maior quem está à mesa ou quem serve? Quem está à mesa. Os que sabem essas coisas serão felizes se as praticarem. Quer ser feliz naquilo que Deus lhe confiou? Pratique essas palavras. 


*Trechos da mensagem de 26 de maio de 2023, na Conferência de Ministros Centro-Oeste.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!