Quero citar dois textos bíblicos nos quais nós podemos ver o quanto devemos vigiar na nossa vida espiritual.
O primeiro deles fala sobre vigiarmos contra o nosso inimigo, o diabo:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (I Pedro 5.8-9)
É preciso estarmos vigilantes contra as armadilhas do diabo, vivendo uma vida de santidade, resistindo os seus dardos inflamáveis com a Palavra de Deus.
Mas, há outro texto bíblico que nos fala sobre vigiarmos para ver o que Deus nos dirá:
“Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido” (Habacuque 2.1)
Esta é uma vigilância que muitos crentes deixaram de atentar para ela. Como está a nossa vida de oração? Quanto do nosso tempo temos separado para vigiar na presença do Senhor, e ouvir dEle as Suas direções para a nossa vida e para aquilo que Ele quer que oremos, como intercessores?
Não viva sem direção. Não abandone o primeiro amor. O conhecimento recebido da Palavra de Deus deve lhe deixar mais e mais dependente dEle, não o contrário. Que o fundamento da oração não perca a sua importância em nossa vida. Esta sempre deve ser uma prioridade.
Há um engano que nós não devemos deixar entrar em nosso meio, de que aqueles que estão sempre querendo orar e buscar a Deus são “super espirituais”. Não existe isso. Orar, ficar tempos e mais tempos na presença de Deus deve ser o nosso normal, pois somos espirituais mesmo. O que acontece é que há crentes “super carnais” que não gostam de orar e não sabem o que estão perdendo. Por isso, permanecerão tendo uma vida cristã medíocre, sem fervor espiritual e sem saber qual é a visão de Deus para eles.
Seja um crente fervoroso, que ama oração. Ore sozinho e também se reuna com pessoas para orar, para vigiar. Lembre-se da exortação de Jesus aos seus discípulos no Getsemâni: “nem uma hora pudestes vós VIGIAR comigo?” (Mateus 26.40).
* Manoel Dias é integrante da Diretoria e da Coordenação Doutrinária do Ministério Verbo da Vida
2 Comentários
Oração arma poderosa do cristão. A bíblia é a carta que Deus nos enviou; a oração é uma carta que enviamos a Ele. Que possamos escrever todos os dias ao nosso Pai.
Eu amo esta palavra porque ela é viva e eficaz, e esta sempre nos exortando para vivermos uma vida consagrada a cristo, e isso só conseguimos através da oração da intimidade com o senhor.amém