Trechos do livro: “Não fale negativo” de Bud Wright
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso é que falei. Também nós cremos; por isso também falamos” (II Coríntios 4:13)
Em que você está crendo? Você tem falado sobre isso? Alguns dizem que estão crendo, mas se não estão falando sobre o que dizem crer é porque não estão crendo ainda. Assim não terão resultado algum. Ande e fale pela fé. Se o que você fala não está de acordo com a Palavra de Deus, você não está agradando a Deus de jeito nenhum.
Sua confissão é a expressão da sua fé. Se você diz: “Eu sempre fico doente”, você está expressando o que espera, o que você crê. Quer saber como está sua fé? Preste atenção ao que está saindo da sua boca. Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão (Hebreus 4:14, ACF).
Que confissão é essa? Confesse o que você crê pelo poder de Jesus Cristo: “Ele é o meu Senhor”, “Ele é o que me cura”, “Ele é a minha justiça”, “Ele é a minha sabedoria”, “Ele é a minha salvação”, “Ele é a minha provisão”, “Ele é a minha proteção”, “Ele é meu tudo”. Aleluia!
Reter firmemente a confissão significa permanecer com aquela mesma confissão, conservá-la, ou seja, confessá-la todos os dias e não confessar outra coisa diferente daquilo. Se um dia você confessou que Jesus é seu Senhor, continue falando como quem tem Jesus como Senhor.
Quanto mais você confessa, mais se convence dessa verdade. Agradeça todos os dias por Jesus ser o seu Senhor, por Ele estar sentado no trono da sua vida, por Ele ser o seu Rei. Confesse todos os dias quem Jesus é, quem a Palavra diz que Ele é; então, você ficará firme na fé, plenamente convicto de que isso é verdade. Você vai se ver como quem tem Jesus como Senhor.
Por causa Dele, somos mais do que vencedores. Acorde todos os dias dando graças a Deus porque, em Jesus, você é mais que vencedor. Depois de um tempo mantendo essa confissão de que é vitorioso, quando uma circunstância se levantar contra você, então você saberá que não pode ser derrotado porque já é vencedor. Você se verá como vencedor e você vencerá. Você pode não se sentir vencedor quando estiver enfrentando algum problema grave. Mas, se abrir a boca e declarar quantas vezes for necessário, “eu sou vencedor”, um dia ficará plenamente convicto, sentindo- se um vencedor, agindo como um vencedor, então sua vitória se manifestará.
Se Deus diz que eu sou vencedor, então eu sou. Mas como colocar isso em prática? Falando até ficar plenamente convicto de que posso viver à altura do que Jesus prometeu. A fé funciona assim! Na Bíblia, a palavra “confissão” quer dizer “concordância com Deus”, ou seja, crer no mesmo que Deus crê. Você acha que Deus crê na inspiração que deu aos homens para escrever a Bíblia? Claro que sim! Então precisamos concordar com Ele dizendo as mesmas coisas. Em vez de falar dos seus problemas, diga o que Deus falou sobre você.
Gosto de confessar a Palavra de Deus. Quando comecei a ouvir essa mensagem de fé, eu tinha problemas com a preguiça. Eu pensava: Ficar confessando é muito trabalhoso. Eu sempre meditava na Palavra e por isso tenho experiência no conhecimento das Escrituras. Quando confesso aquilo em que eu medito, libero minha fé naquilo que eu sei; por causa da meditação, aquilo começa a se tornar realidade na minha vida.
Comecei a acordar todos os dias e a dizer em voz alta: “Eu sou mais do que vencedor em Cristo Jesus”. Quanto mais declarava isso, mais eu me via como vencedor. Sei que as pessoas podem exagerar na confissão. Por exemplo, há aqueles que usam a confissão de fé para receber coisas que não têm muito valor. As pessoas confessam: “Eu tenho tal carro pela fé”, sem ao menos ter necessidade daquilo, apenas por ambição.
Deus não vai satisfazer sua carne, Ele supre mesmo são as suas necessidades. Aproveite seu tempo para confessar algo útil, como quem você é em Cristo, por exemplo. As coisas materiais chegarão à sua vida quando você viver à altura de quem você é em Cristo.