Devemos ter o mesmo modo de pensar. O jeito Verbo da Vida de ser é ter o mesmo propósito, valores, comportamentos, estilo e costumes, pois essas coisas nos identificam como Verbo da Vida. Portanto, é nossa responsabilidade cultivarmos essa cultura em nossa liderança. 

Mas o que é cultura? Podemos entendê-la como sendo “a maneira como as coisas acontecem quando a nossa liderança não está presente. A forma como cumprimos nossas responsabilidades, mesmo quando o nosso líder não está lá”.

Para tanto, precisamos entender também que existem culturas que não são escritas. Coisas que não estão registradas, mas que aprendemos pelo ouvir e ver. Por exemplo, em nossa cultura de liderança, não centralizamos as coisas. Nós gostamos de delegar não apenas tarefas, mas autoridade. Não somos centralizadores, pois sabemos que precisamos uns dos outros.

Outro aspecto de nossa cultura é a quantidade de reuniões que acontecem em nosso Ministério. Nós gostamos de estar juntos, de nos reunirmos. Sendo assim, precisamos aprender a gostar disso. Devemos cultivar um ambiente em que as pessoas sintam-se livres para dar as suas opiniões, mesmo que elas possam ser diferentes da nossa. Ouvir a opinião dos outros é bíblico!

Mais um aspecto de nossa cultura é que o ministério deve ser uma coisa leve. O ministério tem que ser divertido. Nele nós torcemos também uns pelos outros. Não devemos ter inveja dos nossos irmãos, mas aprendermos a valorizá-los. O nosso Ministério não é de uma estrela só.

Prosseguindo, outro aspecto que temos se refere à nossa linguagem. Isso se refere a forma de falar e não especificamente na entonação. Fora a linguagem, a generosidade também é outro aspecto marcante em nosso Ministério.

Enfim, existe uma cultura que não está escrita, mas é nossa responsabilidade preservar isso em nossas igrejas. Porém, precisamos ter o entendimento também de que implantar uma cultura requer esforço, instruções. A cultura é feita de forma ativa, proposital. É preciso ensinarmos às pessoas de maneira repetida, sempre agindo em paciência. Que nunca nos cansemos de falar as mesmas coisas (II Pedro 3.1 e II Pedro 1.12-15).

*Trechos da mensagem de 21 de março de 2024, na Reunião de Pastores e Diretorias.

1 Comentário

  • Parabéns pastor Thiago Borba pela simplicidade leveza de conduzir uma palavra específica para um momento tão específico.
    Verdadeiramente a cultura desse ministério foi e é originada pelos comandos do céu e promove vida.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados