Quais são os seus frutos?

Toda vez que você abre a boca para falar, ou sai vida ou sai morte. Não há terceira opção. Então, vale a pena selecionar o que você fala.

Trechos do livro: “Não fale negativo” de Bud Wright

“Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18:20-21).

Isso não precisa de interpretação. Quer dizer exatamente o que está escrito. “Fruto” significa evidência física ou visível de um poder invisível que está em operação. Sua língua tem o poder de vida e de morte. Toda vez que você abre a boca para falar, ou sai vida ou sai
morte. Não há terceira opção. Então, vale a pena selecionar o que você fala.

Certa vez, quando já estudava no Rhema, ouvi Kenneth E. Hagin pregando sobre palavras erradas, falando até mais do que já tinha lido naquele livro. Ele me ensinou que devemos falar o que a Palavra diz, em vez de o que a natureza fala, os médicos dizem ou os jornais estão afirmando. Nessas aulas, entendi o tanto de coisa ruim que minhas palavras tinham criado em minha vida. Não é que os médicos ou os jornalistas estejam errados, pode ser até verdade o que eles estão falando, mas não preciso ficar repetindo isso e nem atentando para isso, enchendo meu coração dessas coisas.

Você não será muito edificado assistindo aos jornais. Eles mostram verdades naturais, mas existe uma verdade maior, sobrenatural, que é a Palavra de Deus.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).

Se sai alguma coisa do coração é porque pode entrar outra coisa dentro dele. O que nós ouvimos e atentamos vai ficar registrado no coração. Mesmo que você não creia em algo, isso trará confusão à mente. Nós temos de renovar o pensamento com a Bíblia (ver Romanos 12:2). Como? Colocando a Palavra no coração, alimentando o espírito. É por isso também que não devemos ficar perto de pessoas que falam palavras negativas o tempo todo.

Cuidado com o que você assiste. As pessoas passam o dia assistindo à tevê e depois não sabem por que falam tantas bobagens. Assistem a novelas todos os dias e estão enchendo o coração de contendas, adultério, malícia, incredulidade, etc. Certa vez, logo quando chegamos ao Brasil e morávamos no Paraná, fui a um jogo de futebol em Curitiba. Acho que nunca ouvi tanto palavrão na minha vida.

Torcedores xingavam os jogadores e o juiz o tempo todo. Como um crente consegue ficar perto disso? Você fica se quiser, mas prefiro evitar ser contaminado. Se você andar muito tempo com quem fala assim, vai falar assim também. Os ouvidos são os portões para o espírito. As palavras que falamos e ouvimos entram por eles. A fé vem pelo ouvir. Podemos crer em algo bom ou em algo ruim. Então, as palavras que ouve influenciam você.

Deus disse a Josué: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite” (Josué 1:8). Em outras palavras, o Senhor estava dizendo: “Josué, medite antes de falar!”. Quando nós começarmos a meditar e a obedecer à Palavra, vamos falar muito menos
coisas erradas. Jesus disse que prestaremos contas de cada palavra frívola que sair da nossa boca, ou seja, palavras precipitadas
e erradas que não edificam.

Pelas nossas palavras seremos justificados ou condenados (ver Mateus 12:36-37). Se você tiver essa consciência de que deverá prestar contas das palavras que fala, vai falar menos. Não fui eu quem disse isso, foi Jesus. Então, muitos que estão falando incredulidades hoje, serão condenados pela própria boca. Suas palavras estão trazendo consequências ruins para sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!