Salvos pela graça

Quando se trata de servir ao Senhor, existe um papel que Ele desenvolve e a outra parte nos cabe.

A Bíblia diz que quando Barnabé veio a Antioquia, o seu coração se alegrou quando viu a graça de Deus. Quando li isso no passado fiquei pensando: “Mas como alguém vê a graça do Senhor? Com o que ela se parece? Como é possível enxergar a graça d’Ele? Acho que nós vemos a graça de Deus nos olhos das pessoas. No sorriso delas, nós a ouvimos pela voz dos irmãos. Nos corações e mãos que se levantam ao Senhor.

Jesus veio com uma missão e propósito, buscar e salvar o perdido, e quando morreu naquela cruz, Ele clamou em alta voz: “Está consumado!”. Cristo não disse: “Estou consumado”, porque Ele não estava acabado. Jesus iria ressuscitar dos mortos posteriormente. Ele ia aparecer aos seus discípulos e daria muitas instruções. Jesus subiria aos céus, e quando se assentasse à destra de Deus, não estaria se assentando para descansar. Ele se assentou como um Rei e conquistador. Hoje atua como nosso advogado, intercessor, cabeça da igreja e o que nos aperfeiçoa. Jesus voltará a terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Cristo veio numa missão, Ele inclusive disse “Não vim fazer a minha vontade, mas a do Pai”. Jesus não interrompeu e nem encerrou sua missão. Houve um tempo em que Ele estava na terra, conduzindo as coisas, mas agora Cristo é o cabeça e nós somos o Seu corpo. A missão de Deus e de Jesus não mudou. Ele continua buscando e salvando aquele que se encontra perdido. A Escritura nos diz que o Senhor é o mesmo ontem, hoje e para sempre. A única diferença aqui, é que ao invés de fazer por meio do seu corpo físico, na terra, Cristo carrega essa missão através do Seu corpo espiritual, a Igreja.

Não houve uma mudança de prioridade quando Jesus ressuscitou dos mortos e nem mudança de propósito, houve acréscimos, e isso é bom. Ele disse que ia edificar a Igreja e vemos isso hoje. Muitos são plantadores de igrejas, outros ajudam o seu pastor a edificar, mas a gente não constrói longe de Jesus, mas em parceria com Ele. Cristo trabalha em nós e através de nós. Para cumprir o mesmo propósito para o qual Ele veio.

Lemos em Marcos 16:20 que os discípulos pregaram em toda parte, mas não de maneira isolada, Jesus estava trabalhando juntamente com eles, confirmando a palavra por meio dos sinais. Cristo fez a parte dele e os discípulos a deles.

Algumas vezes, as pessoas dizem: “Não seria maravilhoso voltar a época de Davi e Moisés?. Não quero voltar e viver aquela época, estamos em um tempo muito melhor. Temos uma aliança superior, baseada em superiores promessas. Eles viviam nas sombras, mas nós vivemos no cumprimento. Estamos vivendo à luz dos benefícios que Cristo veio e conquistou.

Na verdade, era Moisés e Davi que iam adorar viver nos tempos de hoje, porque nós somos o templo do Espírito Santo. Lembre-se que Jesus disse: “Se você crer em mim, fará as obras que eu faço e obras maiores fará”. Quando Ele foi para o Pai, foi derramado o Espirito Santo e nós somos nascidos d’Ele, temos o privilégio de sermos formados e guiados por Ele. Precisamos ter Deus dentro de nós. Maior é o que está em você. Os profetas adorariam ter o relacionamento que temos com o Senhor. O amor d’Ele foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

No novo nascimento somos recriados e transformados, não só obedecemos a Deus da boca para fora. Precisamos obedecer. Se o Senhor lhe pede para fazer algo e há uma parte sua que não quer fazer, se renda a Ele e O obedeça.  A Igreja está fazendo obras maiores de forma numérica, geográfica, espiritualmente, e também em abrangência do que aquelas que Jesus realizou. Isso não nos torna melhores do que Cristo, só fazemos porque Ele foi para o Pai.

Pedro é um exemplo de homem transformado pela Palavra, ele se tornou cheio do amor de Deus, se levantou e pregou para multidões, esse discípulo era aquele que negou Jesus, mas agora pregava com ousadia. Cristo o transformou em um pescador de homens, mas Pedro não fez isso na sua própria força, mas pela graça do Senhor, o Espírito Santo o capacitou.

Jesus chamou 12 discípulos, esse era um grupo próximo e deles havia 3 mais aproximados, Ele tinha níveis de liderança. Judas se excluiu da equipe pelas escolhas que fez.

“Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério” (Atos 1:17).

Perceba que a Escritura diz que teve parte neste ministério. Devemos entender a hora de falar naturalmente e espiritualmente. Nos Estados Unidos, quando uma igreja começa, se registra junto ao governo. Verbo da Vida é um nome bom para uma igreja, mas coloquei no meu ministério, Tony Cooke. Eu poderia ter pensado em um nome melhor. Talvez existam milhões de ministérios no mundo, naturalmente falando, mas espiritualmente, só há o ministério do nosso Senhor Jesus Cristo, e desse, todos somos participantes.

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:3-4).

Saulo estava indo para a Assíria perseguir cristãos, ele tinha autorização para abater e prendê-los. Ele já tinha feito estragos em Jerusalém. E Saulo não contente, porque alguns fugiram, foi à caça deles. Ele vem se aproximando de Damasco, e Estevão estava sendo apedrejado nesse mesmo tempo. Quando se aproximou da cidade, uma luz brilhou ao seu redor, ele caiu por terra e uma voz dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues? A voz não disse: “Por que você persegue a igreja, os meus seguidores?. Porque nós estamos em Cristo e Ele está em nós. Quando alguém atacada um seguidor de Jesus, está atacando a Ele. Nós somos o Seu povo, o Corpo de Cristo. Se o cabeça está numa missão, o corpo também está.

“Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo” (I Coríntios 15:10).

Certifique-se de que você está permitindo que o Senhor o transforme pela graça. Ela é o amor e o poder de Deus, e não pode se tornar vã. Há pessoas que a ignoram porque estão ocupadas demais com as suas coisas. A graça nos é concedida para que através de nós ela flua. Paulo permitiu que ela o transformasse. A graça não veio na vida dele sem proporcionar efeitos.

Quando se trata de servir ao Senhor, existe um papel que Ele desenvolve e a outra parte cabe a nós, isso é parceria. Servir sem a habilidade d’Ele, se tornará sem vida. A gente não pode fazer sem Deus. O seu passado não é problema nenhum para Ele. Paulo é um bom exemplo disso: de perseguidor dos cristãos a uma inspiração no ministério.

Sua fraqueza e seus pontos fracos, não são um problema, porque quando você se torna um parceiro do Senhor, fará a diferença. Faça a sua parte e quando tudo estiver feito, saiba que não foi você, mas a graça d’Ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!