A Palavra da Fé corre na nossa veia. Nós vivemos pela fé e a Bíblia diz que sem ela é impossível agradar a Deus. A fé é essencial. Quero pensar com você na realidade que a Palavra traz sobre a fé. Ela vai nos levar a algum lugar, a fé tem uma jornada. Vamos falar dela!

O que vem à sua cabeça quando falo de jornada? Jornada é algo que  leva tempo, exige um processo, um percurso, é uma caminhada. A fé é um meio, mas não podemos focar no meio, mas no fim. O objetivo da fé não é que eu seja o “bonzão”, me deixando vaidoso. O objetivo da fé não é em mim, mas em me levar a algum lugar.

Sabemos que Abraão é considerado o Pai da Fé, daqueles que são da fé. A Bíblia diz que ele é um homem de grande fé. A história de Abraão e Isaac é linda, mas levar seu filho para sacrificar não é lindo, é algo que exigiu fé. A Bíblia nos mostra que Abraão era um homem riquíssimo, mas não tinha um filho, um descendente. Porém um dia ele pensando nisso, se deparou com uma palavra da parte de Deus. Quando Deus traz uma palavra, toda a nossa caminhada vai mudar. Por isso, não podemos desprezá-la.

A Bíblia diz: “Inclina os teus ouvidos para ouvir a palavra de Deus”. Deus falou um pouco com Abraão, mas fala bastante hoje em dia com a gente. Nós podemos ter uma vida baseada na Palavra de Deus. Muitas vezes, nos acostumamos a ouvi-la e achamos que é apenas o que está escrito na Bíblia, mas vai além disso.

A palavra de Deus deve estar em nossos lábios e em nosso coração. É essencial que esteja nesses dois lugares; caso contrário, não é a Palavra da Fé que pregamos. Algumas famílias são bastante tagarelas. Na minha casa, sou mais reservado, enquanto minha esposa e meu filho são mais expressivos. Você notou como há famílias mais comunicativas? Não podemos ser da Família da Fé e viver em silêncio. É preciso declarar a Palavra e não se intimidar diante das circunstâncias. Às vezes, é necessário até dar um grito.

“Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus” (Romanos 4.20).

Abraão não apenas falava; mas, por meio de suas palavras fortalecia a sua fé. O que ele dizia? Palavras de fé que o tornavam plenamente convicto. A fé é a convicção em fatos invisíveis, a certeza do que esperamos, mesmo que ainda não esteja diante de nós. Ter fé é ter 100% de certeza e convicção. O convicto crê totalmente e, se necessário, deve ser plenamente convicto, assim como Abraão foi. Se ele pudesse ter um filho com Sara sozinho, o teria feito, mas isso só aconteceu por causa de Deus.

Se Deus lhe deu uma promessa, Ele é fiel para cumpri-la. Não importa quão impossível a situação pareça, a palavra de Deus permanece verdadeira, e devemos nos fortalecer na fé, glorificando a Deus.

Após se tornar o Pai da Fé, Abraão tornou-se pai de Isaac, que representava para onde a sua fé o estava impulsionando. Quais milagres estamos testemunhando em nossas vidas? Nós, que somos da fé, precisamos também buscar resultados, pois a fé é o caminho que nos conduz a eles. A fé envolve realidades ainda não visíveis, mas em que temos convicção.

A palavra que Abraão recebeu da parte de Deus o impulsionou numa jornada até que se concretizasse aquilo que ele estava crendo. Aonde você tem depositado a sua fé? Estamos atentando para as circunstâncias ou para a palavra de Deus e o valor que ela tem?

Essa jornada da fé em direção a um resultado é vista na caminhada de Abraão. Na nossa vida temos situações adversas, mas precisamos receber e crer na Palavra de Deus. O primeiro passo da jornada da fé é saber a quem você está dando ouvidos. O mundo está gritando. No Brasil não faltam pessoas para nos desanimar e desestimular, mas os que o animam pela fé, são poucos. Alguns de nós estamos esperando Deus falar numa voz audível, mas a Palavra de Deus já é Ele falando conosco.

As Escrituras ensinam que pelas pisaduras de Jesus você já foi sarado. Deus já falou! A questão é o que nós estamos ouvindo. A fé pode ser pequena como um grão de mostarda, ela só precisa que você mova sua boca. Para fazer isso você precisa de fé, fé para falar. O que você está falando? É fácil a gente virar craque da reclamação, mas isso é coisa do mundo, não seguimos o ritmo do mundo. Marcos 11.23 nos diz que nós vamos falar à montanha. 

OUÇA, CREIA, FALE FÉ

Ouvir, crer e falar. Esses são os primeiros passos. À medida que Abraão falava, ele cria mais, ele falava mais e aquilo se tornava uma convicção até o ponto dele estar plenamente convicto. Ouvir, crer, falar, crer mais e falar mais. Por isso, não dá para ser caladinho. A jornada da fé exige que você abra a sua boca.

“Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: “Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada”. Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: ‘Quem tocou em meu manto?'” (Marcos 5. 24-30).

O texto nos mostra que uma grande multidão seguia comprimindo Jesus, era comum multidões o seguir. Jesus estava indo orar pela filha de Jairo, e no caminho encontrou uma mulher que sofria há 12 anos com uma enfermidade, um fluxo de sangue. Essa mulher o tocou e foi curada. Jesus reconheceu, percebeu que saiu poder dele.  

Esse texto é bem impactante para mim, temos milagres extraordinários de jesus, mas, nesse caso, me permita dizer que a participação de Jesus foi muito limitada. Ele simplesmente estava lá , mas a mulher foi salva pela sua fé, ela arrancou praticamente o que precisava. Porque ela ouviu falar sobre a fama de Jesus, foi nutrindo a crença, até o ponto dessa crença movimentar os seus lábios e foi o que ela disse: “Se eu somente o tocar, serei curada”. Ela falava, ela cria, ela ouvia, ela cria, ela falava.

O que você tem dito para você todos os dias? O dia inteiro nutrimos uma conversa com nós mesmos. Essa conversa está nos estimulando ou desestimulando, ela está nos aproximando ou nos afastando daquilo que Deus é para nós. Somos edificados pelo exemplo de fé dessa mulher. Ela nos mostrou que é preciso ouvir, falar, crer e agir. Esse é o processo, essa é a nossa jornada. A mulher ouviu, ela creu, ela falou, ela creu e ela agiu! E por fim, ela chegou ao resultado do que ela estava crendo.

Somos o povo da fé, mas precisamos ser também o povo do resultado. São os resultados que falam. A fé nos leva à cura, provisão, elas vencem as realidades adversas. As famílias serão mudadas pelo seu testemunho. Ser o povo da fé não é garantia de falta de circunstâncias, mas é existir depois da tempestade.

Continue falando, crendo, ouvindo, falando e agindo. Porque aquele que lhe prometeu é fiel para cumprir o que diz em sua Palavra. A circunstância tem uma voz que pode estar atormentando você, mas você tem uma voz da fé que muda situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!