Talvez um título chocante, mas é esta mesmo a ideia: provocar você a uma mudança. Em 12 de abril de 2022, há exatos 20 meses, me submeti a uma cirurgia bariátrica para resolver uma série de problemas detectados, como hipertensão, pré-diabetes, esteatose hepática, inflamação nas articulações, condromalácia, etc.
Talvez, para alguns, uma decisão extrema ou arriscada, e eu concordo com isso. Mas pesei na “balança” do meu futuro e vi que seria um bom caminho, que dependeria muito mais de mim no pós-cirúrgico. Com exatos 28 dias de cirurgia, comecei na academia um processo de recuperação muscular, acompanhado por um profissional, e aí começam as dores, mas junto a elas os resultados.
Hoje estou me sentindo muito bem, todos os problemas iniciais acabaram, mas a disciplina continua. Vou à academia todos os dias e me deparo com as dores musculares dos bons resultados.
Fiquei pensando sobre isso e decidi escrever esse texto como uma palavra de estímulo aos que desejam mudança em qualquer área da sua vida. A mudança tem a ver com as coisas novas que vão ser feitas e também com as coisas antigas que não devem mais ser feitas.
Se você quer construir um novo ano diferente, e eu sei que quer, comece a pensar sobre as “dores” das mudanças, a dor de largar a ociosidade, a dor de largar as amizades de má influência, a dor de se esforçar a ler mais a Bíblia e ir mais aos cultos (e culto não é lugar de aumento de cansaço e, sim, de refrigério e descanso. Então, não cabe em um ano de mudanças dizer: “Não vou ao culto porque estou cansado”), submeter-se também à dor de se esforçar a amar mais, respeitar e aceitar as pessoas, entendendo que não somos donos da régua do padrão cristão, mas a Bíblia é a régua.
Enfim, hoje desfruto dos resultados das minhas decisões e isso é uma lei natural, então, não vamos jogar para outras pessoas as nossas responsabilidades, nem vamos traçar planos e guardar os rascunhos. Deus é tudo o que precisamos para promover todas as mudanças necessárias para um ano inacreditável, construído dia após dia, dor após dor e esforço após esforço.
Desejo a você força e determinação para ter uma vida disciplinada em tudo o que vai impulsioná-lo para um resultado em Deus.
Este ano não será o ano da minha vida, mas, no que depender de mim, será melhor que 2023 e pior que 2025. Nessa construção, eu sou o engenheiro, pedreiro e servente.
Frases que influenciam a minha vida:
- Hoje estou melhor do que ontem e pior do que amanhã;
- Disciplina é algo cuja responsabilidade não pode ser transferida;
- Minha luta não é contra o outro, é contra o ontem;
- O processo é mais importante que o destino final;
- Estar bem com você mesmo não é vaidade, é necessidade;
- Não precisa treinar todos os dias, só nos dias que acordar;
- Não se isente de falar sobre assuntos que sua vida não respalda, mude;
- Quando atingir a meta, não dobre a meta, dobre o esforço;
- Cuidar-se fisicamente também é dar importância a sua chamada ministerial.
- A cirurgia bariátrica a equipe médica fez, a cirurgia de mudança de mentalidade faço todos os dias.
1 Comentário
Que experiência maravilhosa!
Obrigado pastor, por compartilhar e trazer neste testemunho, orientações graciosas e disciplinares, que nos despertam para a necessidade de mudar quando necessário e nos adaptar à estas mudanças afim de crescermos bem e com saúde.