por Socorro Quirino
Não quero fazer aqui um estudo aprofundado sobre o assunto As cores do arco íris, porém isso é algo que tem me incomodado um pouco na maneira que vem sendo tratado, por isso, resolvi fazer uma pesquisa na internet e na Bíblia para entender um pouco mais sobre o assunto e também para confirmar a minha opinião sobre o mesmo.
Vamos começar avaliando as cores como um fenômeno visual e meteorológico que origina um arco com as sete cores do espectro solar. O arco-íris é formado graças à refração e reflexão da luz solar nas gotas de chuva. Por vezes, também é possível verificar este fenômeno na água pulverizada em cascatas e cachoeiras.
Quando ocorre uma reflexão múltipla da luz solar, é possível verificar mais de um arco-íris simultâneos, sendo um o arco-íris primário e outro o secundário. O primário apresenta as cores vermelho no exterior e violeta no interior e o secundário apresenta a ordem inversa. Cada cor do arco-íris pode ter um significado diferente.
Na Bíblia, vemos que quando as chuvas pararam “Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra (Gênesis 9.1).
“Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele: Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes ” (Gênesis 9. 8-9).
“Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra;. “E Deus prosseguiu; Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: O meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra. Concluindo, disse Deus a Noé; Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra” (Gênesis 9. 11 a 17).
Podemos ver claramente uma aliança firmada entre Deus e os homens e nela as cores foram usadas como o “sinal da Minha aliança com a terra”. E Deus continua confirmando quando diz que: “Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”, por isso as cores do arco-íris devem significar para nós cristãos exclusivamente essa, a aliança e nada mais.
Vamos continuar passeando pelas cores, ainda na Bíblia, em muitos versículos as cores têm significados específicos e estão sempre sendo usadas para exemplificar ou para demonstrar algo separadas ou juntas. Então, o PRETO pode ser relacionado a ausência de luz que pode ser morte, pecado e as circunstâncias que não temos saída como diz Jeremias 8.21/14.2 e Efésios 5.11.
Em Números 15.38, vemos o AZUL que lembra céu, revelação divina, o Espírito Santo, tranquilidade, também representa água, enfim, se continuarmos teremos muitas cores para relacionar a referências bíblicas. E o que dizer do VERMELHO que é a cor do sangue e lembra o sacrifício, a obra Redentora de Cristo.
Mas quando tratamos do universo relacionado às crianças, que é o nosso ministério e chamado, precisamos estar ainda mais esclarecidos sobre esse assunto para que não interfira no nosso ensino, e tenhamos crianças mal orientadas e confusas no que diz respeito ao que foi criado por Deus, como as cores. Já pensou em um mundo preto e branco? Deus pensou em tudo nos mínimos detalhes e porque agora nós iriamos limitar o uso delas para as crianças?
Vamos analisar os benefícios do uso das cores segundo especialistas em educação. Eles dizem que usar cores, principalmente, as mais vibrantes e em diferentes tonalidades, captam o interesse e despertam a curiosidade, muitas vezes crianças pequenas diferenciam objetos através das cores, que também podem servir para limitar e delimitar espaços. Como poderemos ensinar que tudo que Deus criou é bom, se não abrirmos o leque para que elas possam ver a sua bondade.
Quando elas aprendem sobre as cores através da observação de objetos que estão ao seu redor, elas ficam mais atentas à criação de Deus: como o céu é azul, as nuvens que são brancas ou cinzas, as árvores e as flores.
Tudo tem cor tudo! Isso é interessante e precisamos levar até nossas crianças que Deus é um Deus alegre e colorido. Ele fez tudo para que pudéssemos usar com sabedoria e conhecimento, e esse conhecimento vem através do ensino coerente, equilibrado e esclarecido. A Bíblia nos leva à informação e nós precisamos conhecê-la e tomar posse para que possamos, como professores, saber aplicá-la no momento oportuno dando à criança a segurança e convicção sobre o assunto para que na hora que for necessário ela saiba empregar o conhecimento adquirido.
3 Comentários
Bom Dia! Paz Seja Convosco
Vou fazer a abertura do DEBQ
De minha Igreja local com este Tema
Obrigada
muito bom, estava buscando algo a respeito de cores na biblia, pois vou ministrar sobre esse assunto em um culto de jovens, e esse estudo me deu uma boa visão a respeito
Muito bom o ensino