Eu lhe pergunto: Deus pode achar você? Ele pode encontrá-lo para cumprir a Sua vontade?
“Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13.22).
Passei três dias meditando sobre a minha trajetória. Eu não queria caminhar com Deus; dizia que, quando fosse velho, me tornaria crente. Mas Ele me pegou de jeito. Durante uma overdose, recebi Jesus e tive uma visão aberta do mundo espiritual. Nos meus primeiros dias na vida cristã, eu sentia uma gratidão imensa por Deus por Ele ter me encontrado. E agora, eu pergunto a você: Deus pode te achar?
Coisas melhores
Em Hebreus 11, está escrito que Moisés decidiu deixar de ser chamado filho da filha de Faraó, pois encontrou algo mais valioso do que a posição que ocupava. Quando entendemos o plano de Deus para nossa vida, recebemos poder para abrir mão de qualquer coisa que nos agrada, pois Deus tem coisas melhores reservadas para nós.
Em dado momento, Davi estava cuidando das ovelhas de seu pai. Ele já era músico, tinha valores e era um filho bem posicionado. Então, o profeta Samuel foi à casa de Jessé e ungiu Davi. Quando falo sobre ser sustentado por Deus, olho para a minha própria vida: uma caminhada de firmeza em meio às pressões. Percebi que a unção me sustentou nos tempos mais difíceis. Ou seja, haverá um socorro que vem diretamente do alto para nossas vidas.
Foi porque Davi foi ungido que ele recebeu um poder sobrenatural para derrubar Golias. Enquanto todos fraquejavam e desistiam, um menino, um garoto ungido, demonstrou coragem sobrenatural. Nesse contexto, Davi matou Golias, e o rei Saul o trouxe para perto, destacando-o no exército. Ao mesmo tempo, Deus levantou Jônatas para ser um grande amigo de Davi.
Sustentados por Deus
A Bíblia diz que Jônatas fez uma aliança com Davi e lhe deu suas armas, sua capa e sua afeição, de tal maneira que o amou como à sua própria alma. Podemos ser sustentados por Deus através das pessoas que Ele coloca em nossa vida. Não podemos ser amigos de todo mundo, mas temos amizades estratégicas que Deus coloca no nosso caminho.
Quero falar sobre isso pensando no tema Tamo Junto, pois é melhor serem dois do que um. Embora essa frase seja muito usada no contexto de casamento, em Gênesis está escrito que não é bom que o homem esteja só. O ser humano não foi feito para viver isolado; ele é, por natureza, um ser sociável.
Eu declaro que você se levantará com atitude, assim como Davi: posicionado, focado, sabendo onde quer chegar e cheio de inspiração divina. Isso abrirá portas na sua vida, e você não será ignorante em suas decisões. Eu declaro desembaraço na sua vida!
Por trás das medalhas
Talvez você ainda não se veja como alguém grande ou como um rei, mas um dia será como rei ou rainha. Quando somos crianças, nos sentimos indefesos, mas, ao entendermos quem Deus nos ungiu para ser, aquilo que você ainda não sabemos será revelado. Você se conformará à mentalidade cristã. Você não é simplesmente um menino ou uma menina; você se levantará como um rei ou uma rainha.
Por trás das malhadas, Deus encontrou Davi. Mesmo que ninguém te veja, Deus está te vendo. Ele acompanha a sua trajetória e vai te inspirar a realizar coisas maravilhosas em sua vida. Davi sabia que seria rei, pois Deus lhe havia dado uma palavra. Mas, até chegar a ser rei, foram quase 15 ou 16 anos. Nesse período, muito sangue e muitas lágrimas foram derramados, e ele precisou vencer diversas frustrações. Ou seja, um dia ele foi ungido e Deus o sustentou na jornada, auxiliando-o nos momentos mais difíceis.
Saul começou a perseguir Davi de maneira ferrenha por quase 12 a 14 anos. Davi precisou fugir e buscar refúgio em terras inimigas para tentar se salvar. Foi nesses tempos difíceis e de perseguição que Jônatas encontrava Davi secretamente. Talvez Davi quisesse desmoronar em sua alma e desistir, mas Jônatas o encorajava. Jônatas renunciou ao próprio trono ao fazer uma aliança com Davi, entregando-lhe suas armas. Ele sustentou Davi nos tempos mais difíceis.
Anjos de carne
A Bíblia diz que teremos aflições, mas Deus nos sustentará e nos enviará “anjos de carne”: amigos e parceiros em nossa vida. Da mesma forma, podemos ser isso para outras pessoas. Deus nos levantará como um corpo!
Paulo diz a Timóteo: “Junte-se a pessoas que invocam o Senhor com o coração puro.” Os adoradores são sustentados por Deus. Ele está requerendo de você uma vida de adoração, pois deseja que cumpramos Seus propósitos em dependência total a Ele.
“Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó. Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério. Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa festa. É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó. Ele o ordenou, como lei, a José, ao sair contra a terra do Egito. Ouço uma linguagem que eu não conhecera. Livrei os seus ombros do peso, e suas mãos foram livres dos cestos. Clamaste na angústia, e te livrei; do recôndito do trovão eu te respondi e te experimentei junto às águas de Meribá. Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses! Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho. Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e te encherei. Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos” (Salmos 81.1-12).
Sustentados pelo amparo de Deus
Ademais, mesmo em tempos de escassez e decepções com os outros, Deus nunca vai te desamparar. Não desvie sua adoração, não troque Ele por outras coisas e não permita que os ídolos ao nosso redor alcancem o seu coração. Ande na presença de Deus, confie n’Ele e siga em Sua presença. Não se venda, como Esaú, que trocou sua herança por um prato de lentilhas, pois o que Deus tem para você é muito melhor.
Foi uma visão e uma palavra profética que sustentaram Davi quando nada parecia acontecer. Deus faz esta pergunta: Quem são os meus filhos que vão permanecer na minha presença, ouvir a minha voz, cumprir o meu propósito e fazer a minha vontade?
Há coisas que exigem uma obediência diária, e há coisas que requerem uma obediência divina. Não se desconecte do plano de Deus, não adore deuses estranhos e não siga caminhos de desobediência. Deus está te chamando para um lugar de obediência absoluta. Ele irá levantar você como parte de uma geração diferente, que irá influenciar outros e mostrará o verdadeiro poder de quem anda com o Senhor. Deus tem zelo pela sua vida.