Verbo FM

Conselhos aos jovens

por Sylvia Lima

*Trechos da ministração no Culto de Jovens da Igreja Sede em Campina Grande-PB em 2018.

Estamos começando mais um ano. Temos 365 dias para trabalhar para o Senhor e amar as pessoas. Quero aproveitar esse momento, para dar aos jovens, alguns conselhos de mãe…

Às vezes, queremos fazer as coisas apenas do nosso jeito e nem sempre as pessoas estão dispostas a fazer as coisas do nosso jeito. Mas, lembre-se que o amor ajusta as coisas e, com elas acertadas, tendemos a caminhar bem melhor.

Tenho três filhos e, por vezes, divergimos lá em casa, quando conversamos sobre diversos temas. Mas, todo relacionamento tem conflitos, podemos discordar sobre as coisas, mas devemos respeitar as pessoas. Nem sempre a minha verdade é absoluta. O único que possui a verdade absoluta é Deus. Por isso, precisamos ter respeito às suas considerações sobre a nossa vida.

Sabemos que muitos não respeitam os jovens, porque alguns são considerados irreverentes e desrespeitosos e, por causa desses, os demais são prejudicados. Porque alguns cometem deslizes, todos acabam pagando a conta no final. Mas, eu creio que os jovens cristãos decidiram colocar em sua vida as bases corretas na Palavra de Deus.

Estamos vivendo na era da informação e conhecimento. As coisas estão se desgastando facilmente e rapidamente, se tornando ultrapassadas numa velocidade impressionante. Um exemplo disso é um aparelho celular que você adquiriu o ano passado, e hoje, já é considerado obsoleto, mas ele funciona perfeitamente, o que mudou, talvez, tenha sido algumas configurações.

As coisas estão assim, mas as pessoas não. As pessoas não se tornam obsoletas como as coisas e precisamos estar atentos a isso. Mas para isso, as nossas bases precisam estar bem firmadas. Vemos que muitas pessoas mudam de ideia rapidamente, mudam a forma de ser e fazer muito rápido. E, por isso, mudam de identidade na mesma velocidade. A inconstância tem sido um ponto alto nessa geração.

Muitos jovens estão sofrendo porque não conseguem corresponder as pressões que o mundo tem feito. As pessoas deixam de ser elas mesmas por muito pouco. Porém, nesse começo de ano, você precisa fundamentar bem as suas bases e torná-las firmes, porque o mundo vai lhe tentar para você perder a sua identidade, ele vai tentar lhe deformar.

Mas, lembre-se, você é o resplendor da glória de Deus, por isso, você deve se mover corretamente.

Nessa pressão, muitos estão sendo tentados pelas redes sociais inclusive na moda. Mas, têm muitas coisas na moda que não servem para você. Somos representantes de Cristo e Ele nos ensina , inclusive, como nos vestir. Jesus nos orienta em todas as áreas da nossa vida.

Quantas ideias surgiram com o avanço das comunicações… Quantas discussões, dilemas e conflitos existem nessa geração…

Precisamos pegar a Palavra de Deus e fortalecer as nossas bases, porque elas darão estruturas que não irão ruir com as tempestades que virão.

A Palavra de Deus produz luz e essa luz limpa a sujeira do engano desse mundo, porque a luz esclarece as coisas.

O diabo quer atacar as famílias, mas ele quer atacar também as pessoas individualmente nas três dimensões: espírito, alma e corpo. No entanto, com a Palavra de Deus em sua vida você pode resistir todas essas coisas. Muitas pessoas não tem forças para resistir as tentações, porque não fortaleceram as bases na Palavra de Deus.

Falaremos mais sobre essas bases na Palavra em nosso próximo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!