Treinar é ativar o potencial; supervisionar é verificar até que ponto o potencial se transformou em resultados, e o que ainda espera para ser ativado e maximizado. Treinar é passar a visão; supervisionar é revisar a visão. Os pilares estabelecidos para a construção da liderança estão atrelados uns aos outros, e isso não é diferente quando se trata de supervisão.

Supervisão exige feedback, que abrange tanto elogio como correção. O elogio encoraja as pessoas na área em que estão se destacando; a correção as ajuda a lidar com áreas que precisam melhorar. Tanto um como outro precisam ser feitos pelo líder tendo este em mente o papel de fortalecer, e não de diminuir. Quando um líder é um diminuidor constante, será necessário pouquíssimo tempo para que o seu impacto sobre os outros vá da subtração para a divisão.

No seu trabalho de supervisionar as etapas do processo — treinar, delegar, dar suporte — tendo como meta resultados muito bem definidos em sua mente, o líder precisa ter uma visão larga e enxergar o quadro mais amplo. O grande benefício de ter a visão de forma clara e convicta é que ela age como um ímã, atraindoe conectando pessoas. Além de tudo, a visão liberta o líder, desenha o alvo, acende a chama interior e impulsiona todos os envolvidos a moverem-se para frente.

A ousadia de um líder para fazer uma visão acontecer vem da paixão, ativada pela visão, e não da posição que ele ocupa. Como gosto de dizer: uma pessoa que possui recursos, mas não tem uma visão, brevemente não terá mais os recursos; uma pessoa que tem uma visão, mas não tem recursos, brevemente disporá de tudo o que precisa para fazer a visão acontecer.

Honh Sculley, ex-CEO da Apple Computer disse: “o futuro pertence àqueles que veem as possibilidades antes que se tornem óbvias”. Você não tem como comprar uma visão ou pedi-la emprestado. Também não pode fazer com que outra pessoa a tenha em seu lugar. Ela tem que vir de dentro.

Enquanto trabalha fornecendo supervisão, você pode fazer perguntas como: “você conhece a missão da sua vida? Com o que você sonha? Você ouve o seu espírito? O que inspira o seu coração?

Extraído do livro 5 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!