No último livro do Pentateuco, vemos uma repetição de história no Velho Testamento. Deus havia escolhido Moisés para libertar o povo, e, em seguida, escolheu Josué para dar continuidade ao plano que Ele havia estabelecido.
“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19).
As nossas escolhas moldam o nosso amanhã. Muitas pessoas acabam se tornando prisioneiras do passado, mas temos o poder e a responsabilidade de decidir o nosso futuro no presente.
Paulo, por exemplo, precisou confrontar o seu passado, pois, antes de sua transformação, ele perseguiu cristãos e cometeu muitos erros. No entanto, ele escolheu deixar o passado para trás e seguir em frente, confiando no perdão e na graça do Senhor.
“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).
Devemos deixar o passado para trás se quisermos avançar em direção ao futuro que Deus tem preparado para nós. Para isso, precisamos da Palavra, pois é ela que ajusta a vida da forma que Jesus deseja para cada um de nós.
O meu ontem não pode governar o meu amanhã. Minha escolha, hoje, é optar pela vida. Você pode ter sido uma vítima no passado, mas isso não significa que precisa se tornar uma pessoa vitimista. É hora de escolher o caminho da renovação da mente. O que aconteceu no passado não pode impedir você de viver o futuro que o Senhor preparou.
Quantas vezes você ouviu palavras que diziam que não daria certo?
Talvez você tenha sido criado de maneira difícil, com traumas que ainda o afetam. Mas o que você deve fazer é renovar a sua mente, e isso só acontece por meio da Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina que há caminhos de vida e de morte. O irmão Kenneth E. Hagin, em um momento de enfermidade, escolheu confessar a Escritura, baseando-se em Marcos 11:23. Ele decidiu declarar que viveria até os 86 anos e assim aconteceu.
Você também precisa determinar o que acontecerá na sua vida. Hoje é o dia em que pode confessar que o testemunho da sua vida impactará outras pessoas.
Há uma graça e um poder prontos para se manifestar em nossas vidas. Chegou o tempo dos “de repentes” acontecerem para nós. Temos a paz que excede todo entendimento e que nos fortalece em qualquer situação.
Às vezes, a raiva que sinto do diabo é tão grande que preciso até gritar. É necessário romper com o que nos atormenta, nos paralisa e impede de viver o futuro que Deus preparou para nós. Não permita que pensamentos de fracasso ou derrota tomem conta da sua mente.
Diga com fé: “Comigo é diferente! Minha vida vai ser diferente, eu vou usufruir do melhor de Deus na minha casa, na minha vida, na vida dos meus filhos”.













