Todos os anos, pessoas de diversas partes do país e até do exterior vêm a Campina Grande (PB) para estudar na Escola de Missões Rhema. Como a Escola não é itinerante, o treinamento missionário já começa no deslocamento até a instituição, cujo regime é de externato.
De fato, são nove meses intensos de treinamento para capacitá-los a cumprir o “ide” do Senhor no campo transcultural ou no contexto da igreja local. Em face disso, a Escola proporciona o entendimento do panorama missionário e sua importância no Corpo de Cristo.
A turma de 2024 tem 50 alunos. Além dos naturais de Campina Grande (PB), outros vieram de várias localidades como: Porto Alegre e Pelotas (RS); Aracaju, São Cristovão, Barra dos Coqueiros e Itabaianinha (SE); Brasília (DF); São Paulo, Santos e Arujá (SP); Araripina, Petrolina, Olinda, Recife e Paulista (PE); Arapiraca e Maceió (AL); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Manaus (AM); Coronel Fabriciano e Belo Horizonte (MG); Simões Filho e Vitória da Conquista (BA); Pedra Lavrada (PB); Campo Grande (MS); Rio de Janeiro (RJ); Marcolândia (PI) e Natal (RN).
Expectativas dos diretores da Escola de Missões
Jadeilton e Andreza Almeida estão animados com a chegada dos alunos. Conforme eles relataram, a maior parte deles estão vindo de fora. Então, é um tempo de recepcioná-los e acolhê-los, como também apresentar a visão da Escola e dar dicas sobre a cidade.
“A Escola de Missões tem um foco específico no preparo missiológico, considerando espírito, alma e corpo. Costumo comparar esse ano de treinamento da Escola como uma grande faxina, na qual precisamos tirar todas as coisas do lugar. Vemos coisas que não cabem mais e outras que estavam debaixo do tapete. Então, é um tempo para organizar algumas coisas e ressignificar outras”, destacou Andreza.
De acordo com ela, a escola é esse lugar de treinamento, que apresenta os alunos a si mesmos, ajudando-os a entender um pouco mais a respeito do chamado, do propósito e da importância das ferramentas.
“Ao longo do ano acompanhamos cada aluno. De fato, é uma turma com várias pessoas sendo treinadas no mesmo contexto, mas cada um vivendo a sua experiência pessoal. Uma frase que digo muito é: ‘Viva a sua experiência. Porque não dá para você compará-la com a do outro, porque cada pessoa tem uma história de vida diferente'”, contou Andreza.
Para os diretores é motivo de gratidão participar de um momento como este, impulsionando pessoas. “Assim como um arqueiro, que recua por um tempo para acertar o alvo de forma precisa. Esse treinamento da Escola habilitará os alunos para pegar impulso, serem precisos e afiados para serem assertivos a partir daqui”, afirmou Jadeilton.
Quem mais vai, tá aqui!
Direto de Aracaju (SE), Lucas Oliveira Messias Santos veio a Campina Grande com sua esposa Camila, que está grávida, e mais duas filhas, Alice e Joy, por um direcionamento divino. Ele contou que quer se dedicar ao máximo no treinamento missionário.
Desse modo, o aluno da turma 2024 ainda falou que tem uma inclinação para ir à Nova Zelândia: “É algo que o Espírito nos chacoalha de alegria quando pensamos e oramos. Estamos com grandes expectativas para implantar a obra de Deus naquela nação”.
Quem também veio fazer parte da turma 2024 são as amigas Wanessa Araújo e Julia Matos, diretamente de Brasília (DF).
Julia contou que desde a adolescência, foi bastante tocada pelas ministrações sobre missões do líder de adolescentes daquela época, que atualmente é missionário no Japão. Ao longo do tempo, o Senhor foi trabalhando em seu coração para que, este ano, por meio da graça e do favor de Deus, ela cursasse a Escola de Missões.
“Acredito que este tempo de treinamento será um momento de ser ‘esticada’ em áreas que preciso crescer. Como também estabelecer boas associações que trarão amadurecimento. Ter novas experiências que me equiparão para prosseguir os planos e propósitos de Deus, como também me direcionar acerca dos próximos passos do meu chamado. Creio que será um tempo incrível e inesquecível para avançar em novos níveis de conhecimento”, afirmou Julia.
Assim como ela, Wanessa também está convicta que este é o tempo certo para fazer a Escola de Missões e desfrutar da graça e favor para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
“Certamente este tempo de preparação será marcado por uma preciosa oportunidade de me equipar com novos aprendizados e práticas, bem como ter contato e fazer conexões com novas unções e pessoas que potencializarão esse preparo para que eu possa cumprir o que Deus me confiou. Servir ao Senhor, fazendo parte do Corpo de Cristo, propagando o Reino e alcançando vidas!”.
Aliás, quem viajou mais de 3.000km foi Nathalia Costa. Ela veio de Porto Alegre (RS) e está muito feliz e cheia de expectativas.
“Creio num tempo de capacitação e ajustes para servir na obra do Senhor. A intenção do meu coração é estar pronta para servir ao Senhor em qualquer lugar que Ele me enviar”, afirmou Nathalia.
Foi dada a largada
Para a alegria dos alunos, a programação já começou. A Aula Nacional das Escolas foi realizada em conjunto com o Rhema Sede, Rhema Distrito e Escola de Ministros, na Igreja Verbo da Vida Sede. Os alunos se dividiram, num segundo momento, para receber as primeiras instruções referentes ao ano letivo. Jadeilton e Andreza deram as boas-vindas e promoveram um tempo de comunhão.
“Chegou o seu tempo e seu momento”, disse Andreza. Já Jadeilton disse: “Você vai colher os seus melhores frutos com perseverança”. Nesse ínterim, os diretores falaram sobre suas trajetórias na Escola e apresentaram a diretoria, monitoria e colaboradores da instituição. Logo após, os alunos se apresentaram e receberam as informações pertinentes ao começo das atividades nas dependências da Escola.
Na próxima semana, a turma terá atividades todos os dias e darão início ao primeiro módulo do ano letivo: Introdução à Missiologia, com Jadeilton Almeida.
A Escola de Missões Rhema deu largada ao ano letivo de 2024. Será um ano poderoso para os 50 alunos!!!
1 Comentário
UAU!!! Que motivador!!
Estamos nos formando no Rhema esse ano e iniciaremos na EMR em 2025! Expectativas a mil!
Gratos demais ao Senhor por nos apresentar o Ministério Verbo da Vida em 2023! Tempo de aprendizado para nos aperfeiçoar em nosso chamado!