Verbo FM

Reaviva o dom de Deus

por Renato Gaudard

*Trechos da mensagem de Renato Gaudard na Conferência de Ministros no Centro-Oeste em 2017.

O apóstolo Paulo se sentia confortável em falar com Timóteo como um pai fala com um filho, porque ele o conhecia. Em uma viagem, o apóstolo ouviu falar de Timóteo, porque os discípulos davam bom testemunho dele. A partir desse encontro, o jovem passou a acompanhar Paulo e a fazer parte do ministério dele; Por isso, Paulo se sentia confortável ao falar com ele, o via como um filho.

“Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia; e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo”.  (II Timóteo 1.3-4)

Nessa carta, Paulo sabia que estava chegando os seus últimos dias, ele já tinha a percepção que havia cumprido o seu chamado, por isso, ele precisava ser específico e certeiro ao passar para Timóteo as orientações. Paulo estava carregado de informações sobre Timóteo, ele sabia o que ele era e qual o potencial que ele tinha.

“Por causa disso, falou Paulo, eu te admoesto: reaviva! Timóteo, eu sei quem você é, reaviva! Reaviva o que? Reaviva o dom de Deus que há em ti!” (parafraseando)

Isso significa que o fato de ter algo da parte de Deus em você não significa que, espontaneamente, isso vai funcionar.

Paulo diz: “Ei Timóteo, reaviva o que deve ser feito com o dom de Deus. Esse dom está com Deus? Não, está em mim!”

Essa palavra ‘reaviva’ lembra também que algo, alguma vez no passado, pode ter funcionado, mas agora não está funcionando.

É possível que houvesse algo da parte de Deus em Timóteo, que Paulo viu funcionando, mas que havia enfraquecido, estava tímido, não estava funcionando da forma que deveria.
Paulo sabia que Timóteo poderia fazer mais. Ele sabia que Timóteo poderia ir mais longe! O dom estava lá, mas Paulo sabia que tinha algo que Timóteo precisaria fazer!

O que Paulo estava dizendo era basicamente: “Existe algo da parte de Deus que está inoperante, é como se você tivesse recebido um espírito de timidez, covardia ou de medo!”. Ter algo da parte de Deus em nós e não permitir que isso funcione é como não ter. 

“Timóteo, você pode mais!”. Paulo olhava para Timóteo entendendo e vendo o potencial que sabia que ele tinha.

Quero lhe instigar a recuperar e a reativar o que há em você, Deus falou que ele, Timóteo, é quem deveria reavivar o dom que está dentro.

“Ativar o potencial, os recursos, o dom de Deus que está dentro de você, só depende de você! Deus lhe deu um dom, você tem um chamado, mas o resultado que esse dom vai produzir não depende de Deus, depende de mim e de você”.

Paulo não diz para Timóteo procurar algo novo, mas para usar o que já tem! Você não vai impressionar Deus com as coisas que você iria fazer com aquilo que você não tem, já que você não consegue fazer o que deveria com o que já tem!

A caminhada ministerial não é necessariamente uma caminha linear, contínua e crescente.
Eu tenho que ter clareza. Preciso fazer algo com aquilo que Deus colocou em minhas mãos, fazer funcionar o dom que Deus já me deu!

O dom que você tem é suficiente para que você tenha um sentido no propósito de Deus. O dom que você tem é suficiente para aguçar dentro de você esse senso de propósito. Não importa o que seja, o que importa é que o dom é suficiente! Não permita que ele adormeça ou que fique esquecido.

Não importa o quanto seu chamado brilhe, o importante é o esforço que está envolvido com o seu chamado para que os resultados cheguem em sua vida!

Do que adianta tanto brilho se ele fica esquecido, adormecido?

Vamos manter avivado os dons, os propósitos, os talentos que Deus colocou em nós. Vamos levantar bem alto com uma bandeira daquilo que Deus quer fazer através de nós. Imagina como estaria a igreja, os resultados do Corpo de Cristo, se todos estivessem colocando em prática tudo aquilo que Deus colocou dentro de cada um?

Que Deus encontre em nós a disposição de fazer bom uso do que Ele colocou.

Resgate dentro de você aquilo que você sabe que Deus colocou dentro de você! Reaviva o dom! Reaviva o chamado! Deus já lhe confiou, já está dentro de você!

Se Paulo disse para Timóteo que poderia reavivar, isso significa que não está perdido. Está aí, dentro de você! Ele só precisa ser colocado em funcionamento.

Às vezes, quando vamos usar uma ferramenta que está esquecida e sem uso há muito tempo, talvez, ela esteja enferrujada. No início, você terá dificuldades para usá-la. Até que a ferrugem vá se soltando e, daqui a pouco, você vai começar a ver ela funcionando da forma que ela deve funcionar, então, ela começará a produzir resultados.

Talvez, o dom esteja um pouco enferrujado, contudo, ainda que você precise fazer um esforço adicional no início, vale a pena, querido.

Coloque o esforço necessário, será só no início. Daqui a pouco, ela estará funcionando perfeitamente. Estará produzindo os resultados do que foi originalmente preparada para produzir.

Reaviva o dom. O que Deus lhe deu é suficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!