Deuteronômio 28.1-14 nos leva a refletir acerca do quão importante é a obediência ao Senhor. Pois se observarmos com atenção, tudo é condicionante: “Se atentamente ouvirmos a voz do Senhor, tendo cuidado de guardar os Seus mandamentos; ouvirmos a voz do Senhor, virão sobre nós todas essas bênçãos”.
Ainda que essa promessa tenha sido disponível no Antigo Testamento, onde as pessoas viviam numa aliança inferior à que vivemos, podemos concluir que obedecer nunca é danoso, muito pelo contrário. Nessa passagem, são enumeradas as bênção da obediência. Nos versículos seguintes, os castigos da desobediência.
É possível perceber que o Senhor sempre tem uma recompensa para aqueles que resolvem obedecê-lO. E é tão precioso saber que obedecer ao Pai não é uma tarefa impossível; pode até ser difícil em algumas situações, mas sempre será proveitoso.
Desde o Éden, é possível provar do que a obediência e a desobediência podem resultar.
A obediência de Abraão o abençoou como pai de muitas nações; a obediência de Pedro o conduziu à pesca maravilhosa. A Bíblia traz inúmeras situações que demonstram que obedecer aos comandos do Senhor é sempre o melhor caminho.
Porém, só poderemos ser obedientes aos comandos de quem ouvimos, e se não estivermos limpos de coração e dispostos a fazer renúncias — até mesmo de coisas lícitas — não ficaremos sensíveis aos comandos de Quem devemos obedecer.
Com o passar do tempo, começamos a entender que o morrer para nós mesmos e viver pra Cristo vale a pena, e, ter a convicção de que aquilo que o Senhor diz em Sua Palavra que “nunca nos deixará e nunca nos abandonará” (Deuteronômio 31.8), vai nos fazer ter força suficiente para enfrentar o que for preciso para não desobedecer à Palavra.
E, a medida em que vamos crescendo espiritualmente, somos mais acrescentados de amor e temor, de modo que a desobediência passa a não ser mais uma opção. Isso porque entendemos que precisamos andar no curso contrário ao que o mundo determina, colocando a nossa carne no lugar e sabendo que a vida no Espírito será sempre muito mais proveitosa!
“Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gálatas 6.8).
Por isso, gostaria de encorajá-lo a se manter fiel, sendo obediente aos princípios da Palavra, pois ela mesma nos garante que a obediência resultará em inúmeras bênçãos!
1 Comentário
Creio que a obediência e a fidelidade, é tudo que o Senhor nosso Deus requer de cada um de nós; não é difícil, basta entregar verdadeiramente nosso coração a Cristo Jesus e nos esforçarmos na caminhada. Glória a Deus!!