Verbo FM

A intenção das suas obras

cassio-oliveira
Cássio Oliveira
Graduado da Escola de Ministros Rhema

Quero compartilhar algo com vocês, algo que Deus tem trazido ao meu coração constantemente: A intenção daquilo que fazemos ou das obras que realizamos por meio da Sua graça. A bíblia é bem clara, tudo que fazemos “Deus antemão preparou para que andássemos (fizéssemos ) nelas” Ef. 2:10. Isso deixa bem claro que o que fazemos (como diz versículos anteriores) é o que nos foi designado e não podemos nos orgulhar disso.

O mais glorioso nisso é que somos galardoados por essas obras (presenteados, pagos, recompensados). Mas existe a intenção do por quê fazemos. Fazemos porque queremos obedecer a Deus e cumprir a sua vontade ou fazemos para que os homens vejam e possamos tirar proveito disso? se auto promover, ganhar benefícios nessa vida?

Em Mateus 6:1-6, Jesus deixa bem claro que existe o galardão dado por homens que é licito e o galardão que vem da parte de Deus:

“Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; Para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” 

Sei que existem obras que serão vistas, como, por exemplo, pessoas que foram chamadas para ministrar a Palavra em conferências e igrejas, e elas serão galardoadas conforme a intenção do coração delas.  Elas podem estar ministrando a Palavra com a intenção errada e saírem cheia de galardões (ofertas), mas para Deus, devido a intenção errada, elas não acumularam nada na eternidade. Elas também podem ter ministrado a Palavra e não terem ganhado nada, naturalmente falando, mas devido a intenção certa acumulou tesouros na eternidade.

Outro ponto é quando Jesus fala ´Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita. Como somos o corpo em Cristo, muitas vezes fazemos coisas que não precisam ser divulgadas e existem outras que precisam para que isso traga ânimo e motivação para a propagação do Reino de Deus. Mas o interessante e volto a falar é que tudo está na intenção pela qual fazemos ou divulgamos.

Devemos sempre lembrar que somos apenas canais e que a honra e a gloria é dEle e para Ele. Nunca se utilize dos feitos de Deus por meio da sua vida para se exaltar. A bíblia diz: “Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado “. Mateus 23:12.

Voltando para o texto acima de Mateus 6, Jesus fala duas vezes  “secreto”  essa palavra no dicionário Strong significa:oculto, escondido.

Jesus deixa bem claro que as obras ocultas não ficarão sem galardão. Então, continue fazendo, mesmo sem que ninguém saiba, o elogie ou oferte na sua vida. Faça porque está levando Jesus para outras pessoas. Não existe recompensa melhor do que ver sorrisos verdadeiros, lágrimas de arrependimento, libertação de pessoas que estavam presas no pecado sendo transportadas para o Reino do Filho do seu amor, para o Reino de Deus. Isso deve ser a sua maior motivação.

Paulo também fala sobre obras em I Coríntios 3. Ele fala à igreja de Corínto que devido a ciúmes e contendas porque uns diziam ser de Paulo outros de Apolo não pode falar como espirituais, devido a carnalidade que havia no meio deles. E ele, Paulo, fala que tanto Ele quanto Apolo receberiam o galardão segundo o seu próprio trabalho ou desígnio.  E ele segue falando sobre para o que foi chamado a fazer e começa a falar sobre o alicerce que é Cristo Jesus. E chega ao ponto que Paulo fala: “Se alguém constrói (faz alguma obra ), usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira , feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia ( tribunal de Cristo onde todo cristãos a de comparecer ), a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja  ´´ a obra “ de cada um o próprio fogo o provará; (1 Coríntios 3:12-13 ARA.)

Eu pergunto: Você tem feito a obra com o seu melhor? Com ouro, prata, pedras preciosas, com a intenção correta? Ou tem feito de todo jeito, com o material mais barato, madeira, feno e palha? Pois há uma grande diferença de valores entre essas matérias primas citada por Paulo. E estou falando de dar o seu melhor para a obra que Deus preparou para você fazer. Como Paulo falou todas elas irão passar pelo fogo então seja obras vistas tanto madeira, feno e palha que são matéria prima que estão na superfície da terra quanto ouro, prata e pedras preciosas que estão ocultas. O Valor das obras vai estar na intenção pela qual você fez.

Pois como Jesus falou: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim “. Mateus 15:8.  Jesus também poderia dizer: “Esse povo faz muita obras, mas a intenção esta totalmente errada.”

Que a sua intenção esteja certa para o Deus que te vê em secreto, que vê a intenção do coração seja o galardoador da sua Vida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!