jeanderson
Jeanderson Galvão
Graduado do Rhema Brasil

Hoje em nosso meio, o nome instituição religiosa, causa aversão em muita gente. Algumas chegam a concordar que o real valor da igreja é sagrado, porém não praticado e, com isso, não congregam, como falei no meu último texto sobre os desigrejados. Triste é saber que membros não tomam conhecimento da missão nem do real valor da igreja.

A Bíblia sempre será nosso ponto de partida e chegada para julgar qualquer ensino que nos incentive a sair da igreja.

Quero que com esse texto você tenha argumentos suficientes para não desistir de congregar, defender essa prática bíblica e reavaliar seu comportamento como membro do corpo de Cristo.

Passeando pela Escrituras veremos que o Novo Testamento nos trás 21 cartas, sendo elas endereçadas a pastores – líder de uma igreja, como Timóteo por exemplo cuja tarefa era corrigir falsos mestres que estavam promovendo erros doutrinários – e também direcionadas as igrejas , como registra o livro de Apocalipse, isso logo nos faz entender que boa parte do novo testamento é escrito num contexto de igreja, comunidade e de agrupamentos de Cristãos.

Veja comigo alguns relatos bíblicos.

1 Ts 5.12 Caros irmãos.( É certo de que Paulo se refere a  igreja).dedicais toda a consideração com os que se esforçam no ministério, os quais vos lideram e aconselham ( é necessário que acha um rebanho para receber conselho) no Senhor;

Observemos uma outra missão da igreja; Paulo diz em 1Ts 5.14;

 Irmãos, também vos exortamos a que…consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejam pacientes para com todos. Lembrando que esta é uma Carta escrita a IGREJA de tessalônica.

Passemos pra epistola de Tiago, cap2.2

No verso um, ele vem exortando os irmãos a não tratar ninguém com parcialidade, e no verso 2 ele dar um exemplo dizendo: Se, por assim dizer, entrar na vossa sinagoga ( ajuntamento NVI) algum homem com anel de ouro no dedo… Quando ele traz esse exemplo ele o coloca no contexto congregacional ou seja o ensino é pra aqueles que frequentam a sinagoga.

A igreja é a forma de reunirmos os irmãos na fé.

A verdade é que a bíblia está cheia de instruções pra como devemos nos comportar dentro da igreja.

Se hoje você ouvisse da sua igreja o que Paulo falou da congregação de corinto o que você faria?

Vejamos o que ele disse:

“Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade…” (v. 1)

Bom, é certo que poucos ficariam, contudo as coisas ficam ainda pior, quando Paulo não se agrada pelo fato da igreja saber e não excluir do meio deles aqueles que praticam atos imorais, nesse caso, o adultério.

Sejamos sinceros, já é muito saber que há casos de imoralidade sexual no meio da congregação, mas os líderes saberem e não corrigir isso? não! Basta! É hora de sair desse meio. Bom, para Paulo parece que o conselho é outro, o que tem que ser feito é corrigi-los e você como membro ficar firme na Palavra e não abandonar a congregação.

Observando rapidamente um outro ponto nesse relato aqui de Corinto, Paulo não se dirige aos membros não atingidos pelo erro, um bom indicativo de que os erros dos outros não serve de combustível para se deserdar da igreja, e se fosse conosco o conselho é a correção e o perdão, nunca o abandono.

Pra encerrarmos o texto, vamos a Cartas aos hebreus 5.25

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” 

Existe aqui uma ligação entre congregar e a volta de Cristo, o comentário bíblico Vida nova, D.A Carson, traz uma advertência acerca da apostasia, onde sugere que as pessoas que deliberada e persistentemente abandonam a comunhão com os irmãos cristãos passam a estar em perigo de se tornar cético quanto a fé em Deus!

Então, estimule uns aos outros a andar em amor, consolando e exortando uns aos outros, vivendo a missão de ser igreja e seja um “Congregado”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!