jeanderson
Jeanderson Galvão
Integrante dos Jovens Mais de Deus

Li um pouco sobre as duas maiores religiões do mundo: Cristianismo e o islamismo, com isso nesse texto quero identificar junto ao leitor pontos bem interessantes a ser destacados como, números de adeptos, o Deus cultuado, o livro sagrado, contudo quero me deter à oração, analisaremos a disciplina do islã com o uso da liberdade cristã nesse quesito.

O islã, a segunda maior religião do mundo, comparada ao cristianismo em um todo, tem  aproximadamente 1,6 Bilhões de adeptos, é conhecida como a mais intolerante das religiões, tem como livro o Alcorão e sua visão de Deus difere radicalmente a do Cristianismo, seu número de fiéis já ultrapassa o cristianismo protestante ( evangélicos), mas o que quero destacar nessa crença é sua disciplina quanto a oração.

Salah é a oração ritual diária ordenada a todos os muçulmanos como um dos cinco pilares do Islã. É realizada cinco vezes por dia. Salah é uma adoração precisa, diferente de orar sobre a inspiração do momento. Os muçulmanos oram cinco vezes ao longo do dia, fora as orações inspiradas. Os momentos determinados são:

  • Entre a primeira luz do dia e o nascer do sol
  • Após o sol ter passado da metade do céu
  • Entre o meio da tarde e o pôr do sol
  • Entre o pôr do sol e a última luz do dia
  • Entre a escuridão e a meia-noite

Nós que estamos de fora podemos achar esse ritual bem chato ou até mesmo ditador, mas o que vemos são fiéis prazerosos em parar o que estão fazendo no momento, levem isso ao “pé da letra” e orar. Não estou aqui concordando com esse ritual, mas apenas destacando que eles têm prazer na oração disciplinada.

É escândalo e passivo de punição o muçulmano que for pego sem orar nos horários estabelecido, isso me faz refletir quando os comparo com os Cristãos e me refiro diretamente ao cristão evangélico.

Vamos falar um pouco do Cristianismo.

A maior religião do Mundo somando todas as suas raízes, catolicismo, protestantismo entre outras, possui hoje 2,2 Bilhões de fiéis, cremos em um único Deus amoroso, Bom e Justo, nosso símbolo é a Cruz onde Jesus Cristo deu a vida por amor à humanidade e a Deus.  O nosso livro é a Bíblia, inspirada por Deus e que temos como manual desde os primeiros séculos depois de Cristo.  O ponto que quero destacar nessa religião na qual sou adepto é o uso da liberdade na oração.

Diferente do Islã, não temos um horário exato para orar, muitos menos a quantidade de vezes que devemos fazer esse ritual, mas isso não isenta o cristão a ter Disciplina.

Somos inspirados por Deus a todo o momento, temos o Espírito do criador  habitando em nós desde que aceitamos a Cristo como Salvador, ele nos prometeu isso.

João cap14. 16

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.

Mas como passar o dia sem lembrar de conversar com Deus?  Falta de disciplina ou inspiração?  Disciplina. Comece a orar, você tem que construir um ritual livre, uma conversa diária espontânea com o seu Pai, a inspiração o virá, ele sempre vai está com você.

Mateus 28.20

“…Ensinando-vos a obedecer a tudo o que eu ordenei a você. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Quantas vezes devemos orar no dia? Deus nunca fecha a porta do relacionamento, então ele não tem horário de visita apenas abra a boca.

Quando vejo um cristão afirmar que está com a sua vida indisciplinada quanto à oração e isso me escandaliza menos, caso ele tivesse dito: Estou em pecado, estou mentindo, há algo de errado. Não quero comparar pecados aqui, mas pegando emprestado as palavras de Marcos Honório Jr.   “Todo declínio espiritual começa com a negligência da oração”.

Nunca iremos saber aonde ir sem orientação de Deus, é impossível sermos curados se não expusermos nossas feridas diante dele, jamais encontraremos uma voz tão doce na correção. Eu aprendi que o ódio não é o oposto do amor, mas a indiferença o é e se não oramos somos indiferente aquele que cuida de nós em todo tempo.

Convido o leitor a se disciplinar na oração, trazer a lembrança o maravilhoso Deus que serve, sabe quando você é grato a alguém só porque ele te presenteou mesmo não sendo um dia comemorativo, só porque o ama? Pois bem, olhe para o céu e reconheça os presentes de Deus em oração, sem ter dias clichês como o domingo, seja Disciplinado, ore a inspiração virá.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!