“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também” (I Coríntios 12:12).

Coordenador do Centro de Oração do Ministério Verbo da Vida
Jesus é a cabeça e nós somos o Corpo. O Senhor designou cada um de nós para cooperar com a igreja em uma função diferente, formando o Corpo de Cristo. Ele não a criou para ser como uma banda de um homem só. O coração dela precisa ver pessoas crescendo e se desenvolvendo. Assim como nosso corpo natural é composto por muitos membros, assim a igreja precisa ser.
“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos” (I Coríntios 12:14).
Cada um de nós precisamos nos atentar ao propósito ao qual fomos chamados e obedecer ao Pai, pois Ele quer se manifestar através de todos.
“Deus sempre fala conosco como um povo, mais de uma pessoa, Ele sempre ver a igreja como muitas pessoas” (I Pedro 2:9).
“Mas Deus ordenou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros” (I Coríntios 12:24-25).
Precisamos uns dos outros, não há corpo formado por um só órgão. Em Efésios 4.11, Paulo nos lembra sobre o propósito dos dons, que é o aperfeiçoamento dos santos, a fim de cada um poder se encontrar no propósito. Quando decidimos cumprir nossa função, estamos cooperando para esse aperfeiçoamento.
A congregação não pode ser deficiente nos dons ministeriais e nenhum serviço é menos importante, mesmo que não seja operar em algum dos cinco dons. Todos os membros importam. Cada função é essencial.
Não devemos terceirizar todo o serviço da igreja para os cinco dons, mas o Senhor deseja que o Corpo de Cristo flua junto. Operar com Ele é estar debaixo da regência do Espírito Santo, cada um fazendo sua parte e tocando o seu “instrumento”. Fazemos parte de uma grande orquestra. Deus tem muita coisa pra fazer através da congregação e precisamos nos envolver com alegria. Mesmo que, às vezes, a função do outro pareça mais glamourosa, existe uma graça para cumprir o nosso papel.
Quando cada um contribui no culto e flui debaixo de uma mesma unção, vidas podem ser salvas.
Um simples aperto de mão, um “seja bem vindo” ou até mesmo uma oração de concordância com o ministro na hora do apelo, muda a rota de pessoas.
Há uma responsabilidade que nos cabe. Precisamos entender também o tempo do Espírito Santo, que é diferente do nosso, para trabalhar no culto e finalizar com sucesso o que Ele planejou para aquele tempo.
Há uma maturidade espiritual requerida da igreja. O Senhor deseja que o Corpo se desenvolva de forma saudável e cresça unido em um só propósito, buscando um mesmo objetivo, sendo um n’Ele. Sem divisões, mas caminhando para um alvo e se completando, cada um, com sua essência, originalidade e função.
“De quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Efésios 4:16).















