Verbo FM

Segure a corda

Segure a corda
Simon Potter
Coordenador do Centro de Oração do Ministério Verbo da Vida.

Como podemos ajudar nossos missionários através das nossas orações? Igreja, segure a corda e vamos entender um pouco sobre a história de William Carey. Acho muito interessante essa linguagem de luta.

Eu amo aquele ditado do Mike Tyson: “Todo mundo tem um plano até receber um soco no rosto.”

Em 1998, começou a conferência de Missões, onde falamos sobre o poder de ir. Em 2001, discutimos o poder de contribuir, mas em 2002, Deus me deu o desejo de falar sobre o poder de orar para sustentar a missão. Naquela época, após três anos, a bomba de missões explodiu e algo significativo aconteceu.


Nossas orações têm poder!

Paulo também usa essa mesma linguagem. A linguagem da luta, e vamos entender que existe uma luta na oração. Precisamos usar esforço em missões com nossas orações. Legalmente, já vencemos, mas na prática, no dia a dia, quando recebemos um golpe do inimigo, o que faremos? Nossas orações têm poder!

“Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor” (Romanos 15.30).

Em 2002, o Senhor enfatizou o exemplo do apóstolo Paulo. Paulo está pedindo ajuda aos santos e a uma igreja que ele ainda não conhecia. Existe uma luta, e ele está abrindo seu coração e sendo vulnerável. Muitas vezes, nós, da fé, sofremos com problemas na família, trabalho, saúde, entre outros. Sofremos e não contamos para ninguém. Só quando a situação piora, chamamos o pastor. Chegamos a esse ponto porque não seguimos o exemplo do apóstolo Paulo, que pedia ajuda às pessoas que ele sabia que iam lutar com ele.


A oração além da fé

O corpo de Cristo retrocedeu muito nesse assunto. Nossos missionários estão precisando de ajuda e podemos ajudá-los com nossas orações. Paulo, em várias passagens nas epístolas, clama dizendo que precisa de ajuda com as orações das pessoas.

Paulo nos mostra três pedidos de oração e vamos ver como ele detalhou essas necessidades. A graça de Deus não flui onde há orgulho. Mas Deus age onde existe um coração humilde.

Estamos falando de uma oração além da fé. Quando o pedido de oração diz respeito à minha vida, posso orar, sim, porque não envolve a vontade de outra pessoa. Mas quando a situação envolve a vontade de outras pessoas, minha oração de fé não será suficiente. Temos que desenvolver outro tipo de oração.

A oração de fé resolve muitas coisas na minha vida pessoal, mas ao ajudar outras pessoas, uma oração tão simples pode não ser suficiente. Eu preciso me envolver, lutar com outras pessoas, com oração de intercessão e súplica.


Pedidos de oração

Aqui, Paulo nos mostra alguns pedidos de oração:

“Para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judeia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem-aceito pelos santos” (Romanos 15.31).

O primeiro pedido é sobre ser resgatado das pessoas erradas e das influências malignas. O segundo pedido é sobre receptividade, ensinando e pregando. O terceiro pedido é sobre refrigério – que o Senhor ordene os passos dele para que ele chegue no tempo certo, no lugar certo, e fale as palavras corretas.

Existe uma analogia no futebol americano onde o jogador que tem a bola precisa correr em direção ao fim do campo, enquanto seu time bloqueia a oposição, abrindo caminho. Nossas orações funcionam assim, interferindo no caminho do inimigo. Por isso, é preciso que a igreja permaneça firme, segurando a corda dos cristãos que estão no campo missionário.


Segure a corda

Paulo está dizendo: orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judeia, das pessoas erradas. Sabemos que não lutamos contra carne e sangue, mas contra principados e potestades. Existe uma influência maligna do inimigo, mas com a oração, paralisamos as obras de Satanás.

Vamos ajudar com nossas orações e segurar a corda dos nossos irmãos em Moçambique. Vamos orar juntos pela abertura, para que nosso ministério avance mais rápido naquele país. Nossas orações paralisam o trabalho do inimigo naquele lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!