Verbo FM

Andando ousadamente

Samary Andréa
Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

 “Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam e se apoderam dele como um prêmio precioso uma parte no reino celestial que é procurada com o mais ardente zelo e intenso empenho” (Mateus 11.12).

Nós precisamos estabelecer o reino de Deus aqui na Terra através da nossa própria vida. Mas, para isso, precisamos saber o que é o reino de Deus. O reino de Deus é justiça, é paz e alegria e, para nós estabelecermos esse reino por meio da nossa vida, porque tudo isso já está dentro de nós quando nascemos de novo, precisamos fazer isso com esforço, empenho, ousadia e muito zelo.  

Existem pessoas cheias do espírito, mas presas pela timidez. Deus não o criou tímido. Hoje, você nasceu de novo, seu espírito foi recriado e como nova criatura em Cristo você pode agir de forma ousada. Mas, a nossa mente precisa ser renovada pela Palavra de Deus.

Eu nasci de novo muito jovem, com apenas 11 anos, e levou pouco tempo para perceber que o diabo não podia me prender na timidez. Eu ainda não cheguei onde eu gostaria, ainda não falo o quanto eu gostaria de falar, ainda não faço tudo o que eu gostaria de fazer, mas já avancei muito desde quando nasci de novo e sei que tem muito mais para eu fazer.

“Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão” (Provérbios 28.1).

Você é justo? Se a Bíblia diz que o justo é ousado como um leão eu não posso andar como se fosse perverso. O justo é ousado como um leão! Você precisa ter a consciência de que és justo e ousado.

As circunstâncias vão se levantar, as dificuldades não vão diminuir, os problemas não vão deixar de existir, mas, na medida que você vai aumentando a sua fé, os níveis vão aumentando e você vai crescendo, vai vencendo as situações com mais facilidade. Isso é viver ousadamente.

Os ousados se tornam conhecidos onde eles estiverem. Eles não andam de cabeça baixa sem confiança. Ninguém precisa dizer para um leão que ele é ousado, porque faz parte da natureza dele ser ousado. Assim como eu e você, precisamos apenas lembrar que a natureza de Deus está em nós.

Se você não for ousado no seu pensamento, você vai ser limitado sempre. E é por isso que o diabo quer lhe manter preso na timidez, na vergonha e falta de coragem, porque se você viver dessa forma nunca chegará a plenitude daquilo que Deus quer para você.

Muitas vezes, estamos aprisionados em uma mentalidade miserável. Deus não pensa pequeno. Eu fico imaginando o Senhor quando Ele se deparou com a Terra sem forma e vazia e Ele começou a pensar o que Ele ia fazer com aquilo. Tornar algo tão grandioso de uma coisa que era inimaginável.

Às vezes, os problemas estão diante de nós e estamos olhando para eles e não conseguimos ver solução, porque nós não estamos conseguindo pensar ousadamente.

Mas, Deus não pensou: “É, daqui não dá pra pensar nada, vou ter que criar de outro lugar…” Não irmãos. Deus olhou para a Terra e viu que podia fazer muito além do que alguém podia pensar ou imaginar.

Talvez, você diga: “Para quê pensar ousadamente? Eu posso passar a vida inteira pensando da forma que sempre pensei”. Sim, você pode. Mas, eu lhe pergunto: Como Deus vai poder fazer infinitamente além daquilo que você pediu ou pensou se você continua limitando em seus pensamentos?

Muitas vezes, estamos diante de dificuldades e pensamos: “Isso é muito grande para mim”.  E o diabo vai lhe aprisionando naquela circunstância, tornando-a ainda maior e maior… 

Davi venceu aquele gigante, porque antes de tudo, ele pensou ousadamente na vitória. Ouse pensar ousadamente e seja abençoado em nome de Jesus! 

1 Comentário

  • Que palavra maravilhosa! falou muito comigo, me deu a certeza de que vencer as limitações dependem apenas de mim e de como me vejo, principalmente em relação a palavra.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!