Verbo FM

Como tem usado seu tempo?

carla-teresina
Carla Bezerra
Aluna da Escola de Ministros

Deus criou o tempo. O mundo todo está sujeito às regras do tempo, e ninguém pode fugir disso.  Nosso tempo na terra é curto “pois nós nascemos ontem e não sabemos nada. Nossos dias na terra não passam de uma sombra.  Jó 8:9”

Quero falar um pouco sobre o quanto ele é importante para todos nós.

Alguns meses atrás assisti um filme que contava a história de um povo que trabalhava e que os seus salários eram pagos com horas acrescentadas em seu dia, toda a sua vida era administrada pela quantidade de horas que eles tinham em seus braços por dia, a sua moeda de troca era o tempo, e não o dinheiro, ou seja, comiam, bebiam, faziam compras e tudo o mais baseados nas horas disponiveis para aquele dia, caso a quantidade de horas não fossem suficientes para fazer essas coisas, eles morriam.

Ao término do filme fiquei meditando na importância do tempo e me veio as seguintes perguntas: “o que estamos fazendo com o nosso tempo?”! O que fazemos com nosso tempo quando ninguém está nos vendo!? Estamos aproveitando bem a oportunidade que Deus nos dar todo dia ao nos despertar pela manhã?! Temos que reconhecer o valor do tempo, cada instante do dia é um presente de Deus para nós.

Uma vez ouvi essa frase, não me recordo o autor: “Sacrifique qualquer coisa, mais nunca sacrifique seu tempo de comunhão com o Senhor.” São nos momentos de comunhão que recebemos instruções da parte de Deus pra nossas vidas, são nesses momentos que somos fortalecidos, levantados, sacudidos e alimentados com tudo aquilo que o Senhor tem pra nós.

Só que o grande problema não é a falta de tempo para fazermos isso, mas sim a má administração dele. Não podemos usar o tempo impensadamente. Devemos ter prioridades na vida. Existem várias futilidades que roubam nosso tempo e não podemos desperdiça-lo com elas.

Temos que nos livrar de toda atividade improdutiva que nos rouba tempo. Devemos investir em atividades produtivas. O diabo não quer isso, pelo contrario, ele faz de tudo para tentar nos distrair com coisas desse mundo (que são até lícitas) mais que tomam o nosso tempo com Deus.

A Bíblia nos ensina a usar o tempo de maneira boa. Não devemos desperdiça-lo com bobagens e nem muito menos com o pecado, mas procurar fazer a vontade de Deus enquanto ainda temos esse tempo. “portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado á direita de Deus”.

Buscar é o mesmo que procurar conforme Jesus ensinou que devemos fazer. (Mateus 7.7). Isso pode ser feito através da oração que clama ao Senhor e da vigilância quando estamos atentos para encontrar as oportunidades vindas de Deus.

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5.15-17).

Na bíblia fala sobre” remir o tempo”. Pastor Isaías uma vez falou que: “Remir o tempo é extrair o melhor de cada oportunidade.”

Temos que aproveitar bem as oportunidades que Deus no dar todos os dias, agarrar cada uma como se fosse a última, com entusiasmo, nos doando ao máximo para executarmos com êxito tudo aquilo que Ele colocar em nossas mãos.

Que estejamos sempre dispostos a doar nosso tempo para glorificar a Deus em tudo que formos fazer, dando nossa contribuição em relação ao trabalho do reino, estamos aqui para isso, pra cuidar de pessoas, ama-las, cumprir nosso propósito seja aonde for, como for e com quem estiver por perto.

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.  Efésios 2:10”

Jesus usou muito bem o seu tempo aqui na terra, passava as horas do seu dia, ensinando, pregando, curando, orando e amando as pessoas.

O texto de Mateus 9.35-38 é um resumo do ministério de Jesus. Este texto deixa claro que Jesus só investia tempo em atividades produtivas. Da mesma maneira, devemos investir no que é produtivo. Devemos nos programar para ajudar pessoas, dedicar aos estudos, orar, ler a Bíblia, estar com a família, servir na igreja. Devemos fazer coisas úteis.

Mateus 9:35 –  E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Deus nos fez a sua imagem e semelhança, então estamos aqui para fazermos exatamente o que Jesus fez.

Eu quero estar diante do Senhor como Paulo, com aquela convicção de que o tempo que Ele me deu aqui na terra eu combati o bom combate e completou a carreira que me foi proposta.

A qualidade da nossa vida é medida pela sua doação, e não meramente pela sua duração.
Não devemos esperar o dia de amanhã para fazer o que tem que ser feito hoje.

“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Pv 27). Não adie as atividades que você pode resolver hoje, viva cada dia para o Senhor como se fosse o último.

Essa frase me marcou muito:
“Viva de tal forma que, ao chegar o dia da sua morte, nada mais tenha a fazer a não ser morrer” Jim Elliot

“Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.” 2 Pedro 3:8

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!