Verbo FM

Correndo a carreira

Kenneth Hagin
Rhema Bible Center

No colegial, eu pratiquei muitos esportes, mas o que eu mais gostava era o atletismo, a corrida. Nos juniores, eu corri na Liga Estadual, isso é algo grande nos EUA. E, na Bíblia, o apóstolo Paulo compara estar no ministério com uma corrida. Vamos acompanhar:

  • “Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24).
  • “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (I Coríntios 9.24).
  • “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4.7).
  • “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12.1).

Há, de fato, muitas semelhanças na nossa jornada ministerial com uma corrida esportiva. Parece que o apóstolo sabia algo sobre isso. É muito provável que ele tenha visto os jogos gregos que, com o tempo, se tornaram as atuais Olimpíadas. Mas ele não está falando desse tipo de corrida, de curta largada, mas de uma maratona! Eu não era um corredor de longas distâncias, mas de arrancada, de corridas curtas. 

Um pregador disse certa vez: “Existem duas coisas que ninguém mais pode fazer por você: crer e morrer”. Da mesma forma, Deus nos chama para correr uma corrida. E ninguém pode fazer isso por você a não ser você mesmo.

O seu ministério é uma corrida. E cada um de nós foi designado para correr num lugar específico. Deus tem um plano e um lugar para cada um de nós. Na pista de atletismo, cada atleta fica numa faixa. Você precisa ficar numa faixa específica. Precisamos buscar o Senhor continuamente para descobrirmos se estamos na faixa certa ou não. Muitas vezes, podemos começar numa posição, e Deus nos muda para outro lugar. Você só precisa estar sensível para mudar de faixa quando Ele quiser que você mude.

Livre de comparações

Não compare sua corrida com os outros. Deus designou você para correr a sua carreira. É aí que você deve desenvolver o seu ministério. E não se deixe levar e acabar morrendo devido à doença da comparação. Muitos olham para os outros, fazendo comparações, e contraem essa doença da “comparaçãonite”. Essa doença vai estrangular você! Deus quer vê-lo fazendo o que Ele o chamou para fazer. O que conta para Ele é fazer o que Ele mandou.

Meu pai costumava dizer: “Muitas pessoas acabam saindo da vontade de Deus porque acabam desejando fazer algo que Deus nunca as chamou para fazer”. Não importa o que o outro faz. Você pode até chegar em primeiro lugar na corrida, mas se sai da faixa, você é desqualificado. Fique onde Deus o designou; faça o que Ele disse para fazer. Enquanto você corre sua carreira, fique na sua faixa! Só assim não será desqualificado.

Precisamos aprender que o nosso sucesso não é baseado em números. Como seres humanos, queremos medir o sucesso por meio dos números, mas Deus não vai julgá-lo com base nisso, mas no fato de estar fazendo o que Ele o chamou para fazer.

Enquanto você segue o Senhor, Ele vai conduzi-lo. A estrada pode mudar, mas há um destino final e é lá onde você vai ficar. Iniciamos em 1974 a Escola Rhema, com 72 alunos. Ainda estou correndo essa carreira 50 anos depois. É fácil? Não! Foi sempre divertido? Não! Mas valeu a pena permanecer na faixa que Deus designou? Com certeza, sim!

Apenas continue

Nossa função é esta: correr a carreira onde Deus designou. Sua corrida ministerial não é de arrancada, mas de longa distância, de resistência. Às vezes, as pessoas perguntam: “Quando irei me aposentar?”. Eu digo: “Nunca!”. Farei 85 anos, mas isso é só um número. Eu não creio que ninguém chegue a um ponto de se aposentar dos dons e talentos que Deus o confiou. Se você vai correr sua carreira, é preciso preparação. Para isso, é necessário também olhar para os que já correram adiante de você. Ouça os anciãos!

Há pessoas que começam a correr rapidamente, mas esmorecem no caminho. Apenas continue correndo a carreira! Não importa se fica difícil. Para que terminemos essa corrida, cada esforço vale a pena, bem como todas as longas horas de dedicação, pois essa carreira requer superar obstáculos e oposições. Prepare-se!

Ensinei por vários anos  a matéria Ministério Prático. E em letras gigantes eu escrevia no quadro que ministério se soletra assim: T R A B A L H O. Paulo disse a Timóteo: “Faça o trabalho do ministério”.

Há pessoas que começam, mas nunca chegam ao destino porque não continuam se preparando na caminhada. Você nunca vai aprender tudo, mas continue estudando e se preparando. Muitos não chegam porque não se preparam, perdendo-se no caminho, e se desviando do foco. Já outros param no meio da corrida porque ficaram satisfeitos. E outros quebram as regras, desqualificando-se.

A corrida ainda não acabou! Fique focado, esquecendo as coisas que ficaram para trás, pois não conseguiremos correr a corrida olhando para trás. O que ficou para trás virou história. Mas o que está diante de você é um livro aberto, e é você quem escreve sua história. 

Olhe para frente

Paulo, enquanto ainda era Saulo, estava presente no apedrejamento de Estevão, incitando para que os inimigos jogassem pedras mais fortemente. Depois, ele estava em Éfeso estabelecendo uma mega igreja. Ele teve muito sucesso em suas viagens e, próximo ao fim da sua vida, preso em Roma, ele disse: “Esqueço de tudo o que ficou para trás e avanço para o que está adiante, para o prêmio da soberana vocação”.

Você tem uma soberana vocação! Deus o chamou e designou para correr uma corrida. Ele deu-lhe um lugar, continue correndo. Garanta que vai terminar essa corrida.

A palavra grega para esquecendo-me significa: escolher negligenciar. Paulo escolheu isso. Numa pista de corrida, você não olha para direita, esquerda, nem para trás, mas mantém os olhos na linha de chegada. Certa vez perdi uma corrida por 1 centésimo de segundo. Eu estava na faixa da direita. Havia sete outros corredores. E minha mente começou a dizer: “Você queimou a largada”. Eu estava tentando não pensar nisso e continuei correndo, mas o pensamento foi ficando mais forte. Eu dei uma olhadela à minha esquerda e isso me custou a corrida inteira. 

Na minha corrida ministerial, eu não posso olhar para os lados, mas para frente, para o que Deus me chamou. Faça a mesma coisa! Mantenha seus olhos na linha de chegada. O prêmio não está dos lados e com certeza não está atrás, mas na frente! O prêmio da soberana vocação está adiante. Continue correndo! Existe uma recompensa diante de nós. Paulo falou sobre a coroa da justiça, mas isso é para os que completaram a carreira.

Complete a carreira

Numa das Olimpíadas passadas, havia um corredor de um pequeno país africano, que estava correndo a maratona de 42km. Então, a corrida acabou, as arquibancadas estavam se esvaziando, e os funcionários começaram a limpar a pista para as próximas competições, quando, de repente, sirenes começaram a tocar… era aquele corredor africano arrastando a perna. Ele caia e tropeçava, mas levantava e se recusava a desistir, completando a prova. Ao final da corrida, um repórter o questionou: “Por que você não desistiu? Já se passaram mais de 1h30 que a corrida acabou…”. E aquele corredor afirmou: “Não me enviaram do meu país apenas para começar uma corrida, mas para terminá-la”. Deus não nos chamou para começar uma corrida, mas para completá-la! Então, corra bem a sua corrida. 

Há pessoas que até correm bem, mas acontece uma coisa ou outra no caminho que as fazem perder o equilíbrio. Perdem o equilíbrio acerca do caráter de Deus, da sã doutrina, do andar em amor… e quando isso acontece, o inimigo os tira da jogada. É claro que haverá empecilhos, é claro que o diabo vai fazer de tudo para pará-lo, mas se você permanecer crendo no que a Palavra diz, você não perderá a corrida. Não desista! E, naquele grande dia, você estará diante do Pai dizendo: “Eu completei minha carreira”.

Nós conseguimos vencer essa corrida! Deus é quem está nos esperando na linha de chegada. É Ele quem vai nos dar a recompensa. Mas você só pega a recompensa se terminar a carreira. Você pode terminá-la! Mantenha o ritmo certo e finalmente você O verá face a face. O Espírito mora dentro de você. Ele vai guiá-lo. Permaneça! Há muito mais para fazer. Ainda há corrida para correr! Chegará o tempo em que olhará para trás e dirá: “Eu não desisti, mas continuei correndo!”. Quanta alegria! Louvado seja Deus!

Do coração do pastor

Talvez alguns de vocês estejam se desgastando pelo caminho, pensando em desistir. A pressão da corrida é dura. Se você está enfrentando isso, se o diabo está lançando desencorajamento, se está tendo dificuldades, eu declaro a unção do Espírito chegando até você. Todo desencorajamento e toda circunstância vai embora agora! Eu declaro forças renovadas. Em nome de Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!