Verbo FM

Seu machado já flutuou?

Kenneth W. Hagin
Kenneth Hagin Ministries

Tudo é para a glória de Jesus. Alguém certa me disse: “Você já realizou muita coisa”. Eu respondi: “Esse caipira do Texas não fez nada, foi Jesus!”. Eu servi ao Exército Americano por três anos.

Em II Reis 6.1-7, vemos um incidente que aconteceu na vida do profeta Eliseu:

“E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou” (II Reis 6.1-7).

Eu tenho uma pergunta estranha para fazer: será que o nosso “machado” já flutuou? Eliseu foi capaz de acessar o poder de Deus de uma maneira que fez um machado de ferro flutuar. Ele foi um canal por meio do qual o poder de Deus fluía para alcançar pessoas. Ele era um seguidor e sucessor do profeta Elias, de quem recebeu uma porção dobrada de unção, fazendo duas vezes mais milagres que ele.

Muitas pessoas perguntam o porquê dessas coisas não acontecerem nos dias de hoje. Falam: “Não temos mais profetas como Elias?”. Sabe, Elias só foi capaz de fazer isso devido ao chamado de Deus para a sua vida e nós podemos fazer as mesmas coisas. Porém, as pessoas não querem trabalhar duro para isso, ficando peritas em dizer que não podem fazer o que a Bíblia diz que é possível fazer. É mais fácil e simples acreditar na Bíblia do que dar desculpas!

Sem teologias ortodoxas

Deus nos chamou para transformar o mundo, fazendo a diferença no país e na cidade em que vivemos. Ele nos chamou para chacoalhar o mundo ao nosso redor.

Eliseu era apenas um jovem fazendeiro. Dele não se esperava nada. É possível que no futuro ele viesse a herdar aquela fazenda e as pessoas pensassem que esse seria o seu destino. Porém, um só encontro com Deus mudou todo o cenário! Talvez ninguém possa esperar algo extraordinário de nós, mas podemos fazer grandes feitos para o Senhor assim como aquele profeta.

Em I Reis 19.19-21, lemos: 

“Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que arava com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a décima segunda. Elias se aproximou de Eliseu e lançou sua capa sobre ele. Então, deixando os bois, Eliseu correu até Elias e disse: Deixa-me beijar meu pai e minha mãe, e então te seguirei. Elias respondeu: Vai e volta. O que fiz contigo?”(I Reis 19.19-20).

Certo dia, o profeta Elias estava andando e o seu encontro com Eliseu mudou sua vida. Uma só palavra do profeta mudou tudo. Sabe que uma só Palavra da parte de Deus para nós pode mudar tudo? Após esse encontro, Eliseu passou a viver um novo estilo de vida, andando e servindo ao profeta Elias. 

Servindo em obediência

Todo mundo começa assim: andando e servindo a Deus. Estou fazendo a mesma coisa há mais de 60 anos. Eu apenas segui meu pai e o meu sogro. Passei 27 anos servindo o meu sogro como pastor auxiliar e depois 31 anos servindo ao meu pai. Foi exatamente isso que Eliseu fez com Elias. Ele serviu! O que o meu sogro e o meu pai diziam, eu obedecia!

Eliseu começou a se submeter ao chamado de Deus para sua vida, investindo tempo, mantendo a atitude correta, sendo submisso e firme, mesmo em estações desafiadoras. Eliseu permaneceu no lugar que Deus o tinha chamado. Ele ficou praticando, treinando, mesmo enquanto outras pessoas estavam correndo atrás de posições. 

E quando o machado se perdeu, como ele responderia à situação? Natural ou sobrenaturalmente? Eliseu respondeu de maneira espiritual. Ele não ficou com medo, em pânico, pensando em como o machado poderia flutuar. Todavia, fez o que havia aprendido, o que acreditava que Deus poderia fazer.

Acessando o poder de Deus

Deus faz a obra acontecer através de nós. Não foi Eliseu quem fez o machado flutuar. Ele foi apenas um instrumento pelo qual o poder de Deus se manifestou. Sendo assim, gostaria de fazer uma outra pergunta: após 15 anos de ministério, será que as pessoas já nos chamam de homens de Deus? Ou será que nos chamam de outro tipo de nome? 

Eliseu era um homem ungido por Deus, usado em milagres e manifestações sobrenaturais. Ele havia sido treinado pelo profeta Elias e, por isso, sabia como acessar o poder de Deus. Nós já fomos treinados para acessar o poder de Deus diante das crises e podemos nos comportar à altura.

Nos dias de hoje, temos todos os tipos de ministérios. Desde homens que querem agradar a ministros, como aqueles que cumprem seus deveres apenas por obrigação. Quanto a nós, que tipo de ministros queremos ser? Queremos ser homens e mulheres de Deus enviados e mantidos pelo Seu poder? Não devemos ser pessoas que somente cumprem os seus deveres religiosos, mas que dependem do poder de Deus para ajudar a humanidade. Existem muitas pessoas que “falam só por falar”, contudo, precisamos de ministros que vivam segundo a Palavra de Deus.

O poder do alto

Nesse sentido, aprendemos que o apóstolo Paulo não se dirigia às pessoas com simples palavras, mas com o poder de Deus! Nós somos equipados de maneira forte e suficiente com o poder de Deus para anunciarmos a Sua Palavra e sermos socorro para as pessoas, mostrando que a Palavra de Deus continua funcionando. 

Por exemplo, o que vamos dizer quando alguém nos fala que o seu filho está doente? Vamos simplesmente mandar palavras de autoafirmação ou seremos um canal por meio do qual o poder de Deus as alcançará? Seremos ministros “profissionais”, dizendo: “Calma, tudo vai passar”?. Foi isso que um ministro disse certa vez para o meu pai quando ele estava acamado e morrendo. Conosco deve ser diferente. Seja um instrumento de Deus para ajudar as pessoas!

Quando eu vi o poder de Deus se movendo na vida do meu pai, eu desejei porção dobrada da unção para a minha vida. E eu recebi essa porção dobrada! Antes de partir para o céu, ele disse que eu teria a porção dobrada, mas o neto dele (Craig Hagin) teria porção três vezes mais. Se nós seguirmos e aprendermos como nos mover em Deus, vamos fazer coisas grandes!

É tempo de nos levantarmos como Eliseu, não sendo pessoas que dão passos em “vácuos”, mas se firmam na Palavra de Deus. O Senhor está nos chamando; foi Ele quem nos colocou onde nós estamos, por isso, precisamos ser fieis nesse lugar. Devemos focar no lugar que Deus nos posicionou, pois se Ele quiser que nos mudemos, Ele vai nos falará.

Quando servia o meu sogro, pensava que o meu futuro seria assumir a Igreja que ele pastoreava. Porém, Deus disse que eu deveria servir ao meu pai. Hoje estou fazendo o que Deus me orientou a fazer.

Firmes onde Ele nos colocou

A Palavra nos ensina em Marcos 16.15-20 e Atos 1.8:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém” ( Marcos 16.15-20).

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

Deus orientou os discípulos para que eles começassem a fazer a obra onde estavam, em sua cidade natal. Depois que eles ministraram em Jerusalém, foi que eles expandiram para outros lugares. Tem muita gente que está querendo ir até os confins da terra, mas não está fazendo nada em sua cidade. Precisamos fazer algo no lugar que Deus já nos colocou.

Seja como Eliseu, sabendo como fluir com o poder de Deus, ficando firme com a Palavra e repelindo o inferno. Deus está em busca de “Eliseus” que se levantarão com coragem para falar do poder do Evangelho de maneira ousada, proclamando a Palavra para uma geração ferida. 

Atos dos apóstolos não acabou no capítulo 28. A igreja do Senhor Jesus Cristo deverá continuar com os atos da Igreja primitiva. Nós estamos escrevendo os atos da Igreja dos últimos dias. Deus está em busca de “Eliseus” que vão transformar as coisas, virar este mundo de “cabeça para cima”. Foi exatamente isso que os líderes religiosos disseram sobre o apóstolo Paulo em Tessalônica (Atos 17.6). Não devemos ser Igrejas comuns, mas Igrejas cheias do poder da parte de Deus.

Por fim, o que as pessoas vão dizer de nós? “Lá vem um homem e uma mulher de Deus”?. Será que vão nos chamar quando tiverem necessidades que precisam ser supridas? Será que, assim como aconteceu com o apóstolo Paulo, vão nos acusar de estamos “transtornando” o mundo com a Palavra de Deus? Estamos prontos para ser como o profeta Eliseu neste mundo? Há pessoas lá fora esperando por nós! Pessoas desesperadas, necessitando de nossas orações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!