Verbo FM

Descanso x zona de conforto

Cássio Oliveira
Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Em muitas situações, temos percebido algumas pessoas confundido o descansar em Deus com zona de conforto, e, se formos analisar, são duas coisas totalmente diferentes.

Descansar em Deus, segundo o que a Palavra nos traz, tem o sentido de confiar n’Ele, ter comunhão com Ele e cumprir o propósito. 

Olha o que Davi fala no Salmos 37.7: “Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios”.

Descansa no Senhor e espera n’Ele! Está ligado em confiar para prosseguir. 

Isaías 40.31: “Porém, aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Eles se elevarão com asas como águias, eles correrão e não estarão cansados, e eles caminharão e não desfalecerão”.

Eu e você precisamos descansar em Deus, porém isso não quer dizer que devemos ficar parados. 

Em Salmos diz 91.1-3: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa”.

“Descansa à sombra do onipotente”, em outras versões, fala sobre “repousar na sombra”. Quem descansa no Senhor está leve, alegre, grato. Já na zona de conforto, a probabilidade de esperar Deus fazer tudo e nada acontecer, é muito grande. Pois, Ele já nos fez tudo e agora é a nossa vez. Quem fica na zona de conforto espera colher algo que não plantou e da sua boca o fruto será ingratidão e murmuração. 

Lendo esses versículos, veio à minha mente a imagem de um lugar seco com o sol escaldante. E, de repente, em meio a essa situação, existe uma grande árvore frutífera e ela produz uma grande sombra. Logo, a pessoa que está nessa situação se abrigará e descansará nesse lugar. Vai se alimentar, fortalecer-se e prosseguir no propósito que ela tem como alvo. 

E em um ambiente de zona de conforto? Na zona de conforto, nessa mesma situação, essa pessoa não iria prosseguir. Iria ficar debaixo da árvore, pois ali, para o seu corpo e alma, seria o lugar ideal. Mas Deus não nos chamou para ficarmos parados. Com isso, não estou dizendo que não podemos ter o nosso tempo de descanso, mas falo sobre pessoas que param de produzir porque encontraram um lugar bom, porém não é o lugar pra onde Deus as chamou. Lembre-se do alvo e propósito que Ele colocou no seu coração.

A zona de conforto parece boa, mas nela não nasce nada. Deus não nos chamou para ficarmos parados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!