Verbo FM

Edificando a casa sobre a rocha

GABRIEL RIO
Gabriel Silveira
Integrante dos jovens em Pedra de Guaratiba-RJ

“É para vossa vergonha que me expresso dessa forma. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar uma contenda entre irmãos? Contudo, ao invés disso, um irmão recorre ao tribunal contra outro irmão e apresenta tudo isso diante de incrédulos? Só o fato de haver entre vós processos judiciais uns contra os outros revela que já estais derrotados. Em vez disso, por que não deis preferência a sofrer a injustiça? Por que não arqueis com o prejuízo? Entretanto, sois vós mesmos que praticais a injustiça e cometeis fraudes, e tudo isso contra seus próprios irmãos!” I Coríntios 6.5-8

Nós ouvimos muito sobre alavancar a vida, ou melhoria de vida, ou avanço, ou sobre progresso de vida. Isso tudo é muito bom e sou muito abençoado por mensagens que se baseiam nisso, mas, hoje, iniciando com uma citação de Paulo, quero falar sobre suportar.

Como bem disse, existem momentos que estamos em fases ruins e somos impulsionados pelo Espírito a uma nova fase, uma melhor, como existem ocasiões que estamos em fases boas e somos preparados para outras superiores. Paulo, nessa citação, fala à igreja de Corinto sobre suportar; utilizando um exemplo de irmãos que estavam em um processo judicial, um contra o outro. Paulo os adverte dizendo que eles deveriam suportar a injustiça em vez de realizar algo no tribunal, pois realizar tais coisas demonstrava uma característica de derrotados.

Veja bem, como filhos de Deus, filhos do Justo Juiz, o almejo pela justiça é algo intrínseco em nós. Contudo, o desejo pela justiça, não pode se sobrepor a outras características, como por exemplo o amor ao próximo. Como bem diz Efésios 4.2: “com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor“. Suportando em amor, pois suportar é uma forma de demonstrar amor. Suportar pode demonstrar gratidão, no caso de suportar erros de novas convertidos, de “bebês cristãos”, é uma forma de você dizer que é grato, grato por aqueles que te suportaram no começo, que não te condenaram nos erros quando você era um “bebê cristão”.

Depois de abordar sobre suportar em certas ocasiões, quero tocar na abrangência do suportar, sobre o suportar os momentos difíceis da vida. Existem momentos na vida de apertos, de dificuldades, de uma sequência de grande desafios, que acabam minando o emocional, o físico, a mente da pessoa. Mas, todos que não deixaram esses problemas se acomodarem, e sim enfrentaram eles, sabem que é necessário ser forte, é necessário suportar.

A Palavra fala em João 16.33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo“. Existem aflições, problemas, desafios, mas devemos lembrar que nós já vencemos tudo em Cristo Jesus, devemos lembrar que é necessário suportar até que venhamos a desfrutar da vitória. Devemos ter consciência que avançar é algo que traz um grande mérito, contudo, muitos  se perderam no meio do caminho, pois não suportaram. Assim como outros homens e mulheres de Deus avançaram em suas vidas e ministérios.

Todavia, eu quero trazer mais uma noção sobre o suportar, no qual com a devida ótica, é possível entender o suportar como uma fase de avanço também. Uma fase onde você produz frutos do Espírito, se torna mais maduro, se torna mais prudente.

É preciso ter comunhão com Deus, com a Palavra, estudar minuciosamente a Palavra, meditar, orar, louvar a Deus, para que ferramentas sejam geradas dentro de você, para não simplesmente avançar, mas também para resistir o dia mau como vemos em Efésios 6:13: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes“.

Suportar, ser constante, talvez seja a peça chave para a grande mudança que você almeja em sua vida. Suportar e confiar, pode ser o melhor para você agora, pois como disse, com a devida ótica, você pode se ver avançando. E mesmo que tudo esteja bem agora, segundo a sua concepção e análise, mesmo assim é necessário vigiar para que tudo se mantenha bem (Mt. 24:42 , Mt. 25:13 , Mt. 26:41 , Mc. 13:33 , Mc. 13:35 , Mc. 13:37 , Mc. 14:38 , Lc. 21:36 , 1 Cor. 15:34 , 1 Cor. 16:13 , 1 Pe. 5:8).

Agora me permita fazer um pequeno comentário em relação ao vigiar para não cair que pode parecer não ter a menor relação com o suportar. Esse texto sobre vigiar para não cair, me retoma muito o pensamento sobre não ser soberbo. O diabo caiu pela sua soberba, sendo um ser celestial de alto escalão.

Penso em uma analogia bem simples ao relacionar o vigiar para não cair a soberba. Pense em um fileira gigantesca de pessoas, uma de lado para outra, com suas bases firmes, o aspecto diferente do comum é que todos tem a mesma altura.

Essa fileira, somos nós, os cristãos. Todos estamos em pé, com bases fortes, vigiando para não cair. Mas a pessoa que deixa a soberba entrar é aqueles que começa a se incomodar com a sensação de olhar para o lado e ver todos no mesmo nível (altura) que ela. Então, o soberbo fica na ponta do pé. Ele não se torna mais alto, ele só aparenta mais alto agora. Contudo, a base dele não é mais forte, estando na ponta do pé, ele é uma pessoa propícia para a queda em qualquer momento. Agora, você consegue entender quantas coisas estão envolvidas na ação de suportar?

Suporte, resista, crie uma fortaleza dentro de você fundamentada e edificada pela Palavra, construa suas torres de vigia e avance constantemente para o centro da plenitude da vontade de Deus para sua vida.

1 Comentário

  • ótima palavra,eu creio que Deus é galardeador daqueles que o buscam,creio que ele cuida de nós,sendo assim continuo de fé em fé,confiando,decretando á palavra todos os dias,amém!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!