Verbo FM

Escolhas: portando-se corretamente

GABRIEL RIO
Gabriel Silveira 
Membro da Igreja Verbo da Vida em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro-RJ 

Seguindo a linha do último texto sobre “escolhas” que falei sobre o falar corretamente. Agora, quero falar sobre determinadas posturas que devemos ter como filhos de Deus.

A primeira coisa que devemos ter para adotarmos uma postura correta são referências. É claro, que Jesus deve ser a nossa maior e principal referência a ser seguida. Ler a Palavra e meditar sobre o comportamento de Jesus em cada uma das situações que a Bíblia nos relata. Ver a forma que Ele respondia, (é claro, que o que Ele respondia é importante, mas o foco aqui é o comportamento) como Ele reagia a tudo que vivia.

Mas, eu tenho algumas referências além de Cristo, entenda, não digo que Cristo não é capaz de suprir todas as necessidades referenciais que preciso, porém ter pessoas que se aproximam do nosso contexto sócio-cultural, época, ajuda em certos aspectos, um deles, é o ato de correlacionar, de certa forma, comparar situações. Então, possua referências do seu convívio, mas também fora dele. Mas entenda também que todas as referências passam pelo filtro do caráter de Cristo.

Para trazer clareza, me deixe exemplificar com um aspecto que admiro e busco a cada dia percorre em direção a maximização desse (mesmo, talvez, sendo impossível, a busca não pode deixar de ser ambiciosa, de ser abundante, afinal, meu Pai é abundante).

Eu vejo a compaixão como um aspecto que quero crescer muito. Olho para Jesus e vejo uma compaixão que não consigo explicar. Olho para o Todd White, um evangelista admirável, e fico perplexo o quanto suas palavras carregam compaixão. Agora, o que faço para crescer nesse aspecto? Procuro ver a forma de falar, agir e reagir que essas referências que tenho possuem. Vejo se tenho postura semelhantes. Comparo e procuro lapidar o que precisa ser lapidado. Oro para ter mais compaixão pelas pessoas, pelas vidas. Leio, estudo e medito sobre tudo que vejo compaixão por trás. Confesso sobre um mover em compaixão em minha vida. Analiso meu dia-a-dia e vejo se ele mostra em algum momento compaixão. Se não, porque não? Se sim, aonde posso mostrar mais? Analiso como as pessoas interagem comigo, suas reações para comigo e me pergunto: “Onde existe compaixão nisso?” Entende? Eu estou te passando de forma prática uma das milhares formas que você pode executar isso.

Então, agora, te indico o seguinte, para se portar corretamente. Tenhas essas referências, tenha os aspectos dessas referências bem claros e evidentes, constantemente, na sua mente. Coloque os aspectos que você almeja ter como um filtro diante dos seus olhos no dia-a-dia. Comece, assim que tiver a percepção do que precisa ser corrigido, a consertar o necessário.

Às vezes, mudando instantaneamente o que precisa ser mudado. Exemplo, eu quero crescer no aspecto da fé, quero me mover em fé como Cristo se movia, ter a fé como a de Pedro para andar sobre as águas, a fé poderosa que o irmão Hagin tinha para com a vida e ministério dele. Então, eu me pego diminuindo a minha oferta porque as coisas estão apertadas. Olho pelos filtros que possuo de postura que Cristo tinha, que Pedro teve, que o irmão Hagin tinha e percebo: “Cara, isso não tá certo. Se eu quero crescer em fé na minha área financeira, eu tenho que me mover em fé. Meu sustento não vem da minha carteira, meu sustento vem de Deus!”. E eu mantenho a minha oferta ou, quem sabe, aumento, porque as afrontas dessa vida, as afrontas do diabo não vão me parar, mas vão me impulsionar para avançar como nunca!

Irmão, mantenha a postura! Olhe para Jesus, tenha referências, filtre e analise o seu dia-a-dia com aspectos que você almeja alcançar ou crescer neles. Não existe mais jugo pesado sobre você, o jugo sobre você é suave, o fardo é leve (Mt. 11.29-30)! Viva a amplitude, viva a plenitude do que Deus tem para você! Tenha perspectivas ambiciosas, abundantes! Cresça em todo aspecto que puder. Porta-te corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!