Verbo FM

Valorize a Família

por Thadeu e Rita Borba

(Pastores da Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande-PB)

Falar sobre família, na época atual, é assunto difícil. Os valores absolutos estão sendo deixados de lado, e os valores relativos estão tomando o espaço.

Como consequência de tais mudanças, a família, como instituição, encontra-se em crise.

No entanto, a igreja tem o dever de defender os princípios divinos, mesmo que, para isso, tenha de se colocar em oposição aos conceitos modernos. Entende-se que as mudanças são necessárias. Porém, o cristão não pode aceitar certas aberrações e exageros que alguns estão querendo impor.

A realidade da família reflete-se na igreja. Simplesmente porque a igreja é o conjunto de famílias que a compõem. Dessa maneira, uma igreja que procura fortalecer as famílias fortalece a si mesma. Por isso, há uma necessidade de despertar as igrejas para um maior cuidado pelas famílias.

Segundo dados anunciados na imprensa brasileira, o índice de divórcios no Brasil aumenta assustadoramente, até no ambiente das igrejas evangélicas. Uma igreja que procura fortalecer as famílias estará atenta na assistência ministerial não só aos casais, mas também a todas as faixas etárias, propiciando continuamente meios para que o matrimônio se fundamente nos princípios bíblicos do casamento.

Não é preciso munir-se de dados estatísticos para observar, no atendimento a famílias brasileiras, que há um alto número de maridos e mulheres insatisfeitos no casamento. Uma tarefa importante da igreja é capacitar homens e mulheres para uma vida conjugal agradável.

Se, por um lado, as mulheres esperam um marido mais romântico e que entenda a importância de liderá-las em amor como Cristo ama e dirige sua igreja, por outro, os maridos anseiam por uma mulher que entenda o princípio bíblico da submissão. Daí a necessidade de haver ministração bíblica contínua por uma liderança devidamente capacitada.

Não apenas as famílias precisam aprofundar-se na questão, como também os pais cristãos precisam saber criar seus filhos.

A violência familiar é outro aspecto do conjunto que preocupa. Não se pode pensar que esse lado sombrio da vida familiar não afeta as famílias de nossas igrejas.

Fechar os olhos nessa área é descumprir a ordem de Deus de ajudar as famílias a serem fortes. Toda essa situação de crise que se observa atualmente na instituição denominada família é o resultado do posicionamento do homem que insiste em desobedecer às leis divinas. Desprezam os preceitos bíblicos e se enveredam por caminhos tortuosos. O resultado é infelicidade e destruição.

A solução para termos uma família feliz é voltar-se para o Criador e abastecer-se Nele.

Valorize a família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!