Verbo FM

Ignorância e irresponsabilidade

Ricardo Austregésilo
Ricardo Austregésilo
Pastor auxiliar IEVV Zona Norte Recife

Ignorância é fazer algo de errado sem o saber, irresponsabilidade é saber que é errado e ter conhecimento das consequências, mas mesmo assim decide não fazer o que é certo. Ambos têm consequências devastadoras.

Eis algumas de suas consequências:

Sofrimento, vergonha, tristeza, pobreza, ruína, cansaço, prejuízos, inimizades, desonra, morte…

Destaco alguns textos para nossa meditação:

(Os 4:6; Pv 3:35; Pv 8:36; Pv 10:1,8; Pv 12:24,27; Pv 13:3-4; Ec 10:15) 

Podemos até achar que a pessoa irresponsável realmente deve merecer os danos, mas o ignorante não deveria sofrer, pois o “coitadinho” não fez com más intenções. Mas, realmente não funciona assim, não podemos achar que a lei da gravidade vai deixar de funcionar só porque você achou que um objeto não quebraria se caísse de certa altura, que o guarda de trânsito não lhe multaria porque você não viu o sinal vermelho, que o banco não vai lhe cobrar os juros porque você não sabia que estava devendo, que não saber que existe uma curva perigosa adiante, não lhe impediria de sobrar na pista…

Concluímos que a ignorância traz prejuízos tanto quanto a irresponsabilidade, por isso Deus está tão interessado que venhamos a andar no caminho da sabedoria, e o primeiro passo para isso é:

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento (sabedoria), mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Provérbios 1:7 (NVI)

O fato de você ser uma pessoa temente a Deus não lhe faz totalmente sábio, é só o início, o primeiro passo indispensável para você receber todo o potencial que lhe torna capaz de experimentar com toda a plenitude os benefícios da sabedoria. (Ef 3:1,8) 

O Caminho para a sabedoria não é somente uma escolha, são escolhas diárias que se transformam em hábitos. E como nos ensinou nosso Pr. Humberto: Hábitos afetam o seu caráter, e o seu caráter muda o seu destino.

Seguir o caminho da sabedoria é deixar a recompensa imediata, porém de pouca de duração, por uma recompensa que pode até mesmo demorar, mas com certeza será duradoura ou permanente.

É decidir não escolher o caminho que oferece a menor resistência. Não é uma escolha fácil, mas é a ideal.

Não podemos fazer um download da sabedoria e instalar em nosso cérebro. Devemos instalar Jesus em nosso coração, fazer atualizações diárias (meditação na Palavra) para corrigir os bugs e ter o anti-vírus (Espírito Santo) ativado.

Nada melhor do que a Bíblia para nos ensinar sobre ela, principalmente o livro de Provérbios que foi inspirado por Deus e escrito pelo homem mais sábio que já existiu (Salomão).

No capítulo 8 podemos aprender um pouco mais sobre a sabedoria:

A sabedoria é convidativa e está em todo o lugar, ou seja, em cada momento podemos encontrá-la (v1-9) e o seu valor é maior do que dinheiro ou joias, nada pode se comparar com ela (v10,11,19). O orgulho e a ignorância repele a sabedoria (v13).

Promoção no trabalho, governo e empregabilidade dá-se através dela (v15,16). Os que decidem procurar a sabedoria vão achá-la (v17).

Riquezas e honra, bens duráveis e justiça estão com a sabedoria (v18).

A sabedoria anda no caminho da honestidade, se seguirmos no caminho errado não a encontraremos(v20).

Se a amarmos, seremos presenteados com riquezas (v21). Seremos felizes se todos os dias a buscarmos(v32-34). Encontramos o sentido da vida e alcançamos o favor do Senhor (v35).

A Bíblia está repleta de ensinos e instruções, Deus já proporcionou o caminho, cabe a nós decidirmos escolher ir por ele, ficar parado ou andar no caminho oposto. Somos senhores de nossas escolhas e escravos das consequências.

Não saber que Jesus é o melhor e único caminho e que através dele temos a vida eterna, é ignorância;
Mas saber disto e mesmo assim não escolher esse caminho, é irresponsabilidade.

Sejamos um sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!