Verbo FM

Crescendo em fé

Ricardo Austregésilo
Ricardo Austregésilo
Pastor auxiliar na Igreja Verbo da Vida na Zona Norte

“Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o diabo tem sempre um barco pronto.” Billy Graham

Sempre vai haver possibilidades para a gente embarcar e se afastar de Deus, mas, quando temos uma vida de fé, nos colocamos próximos de Deus.

“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Filipenses 3:1

Ouvir as mesmas coisas traz segurança para nós.

“Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.” Hebreus 2:1

Fé é o estilo de vida para o cristão. Às vezes, só utilizamos a fé quando precisamos, mas todo passo que dermos deve ser em fé. Vida de fé é quando tudo está contrário e você ainda acredita que vai acontecer! A fé não opera quando somos negativos.

Deus é inexorável. Ele não se comove com rogos e prantos! Não é com nosso choro que vamos convencê-Lo, mas pela nossa fé. Os milagres não acontecem pela necessidade, mas onde há fé.

Não tem outra forma de agradarmos a Deus a não ser pela fé. Para termos uma fé saudável, devemos exercitar o amor. Quando fugimos da esfera do amor, comprometemos nossa vida de fé e, então, desagradamos a Deus. Não fomos criados para funcionar andando em negatividade.

“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.”  Números 13:1-3

Os espias eram pessoas incumbidas de transmitir confiança, que tinham experiências, amadurecidas. Então, vemos que não é nossa maturidade como cristãos que vai evitar que fraquejemos em nossa fé, e sim nossa meditação na Palavra.

No verso 27, eles trouxeram um relato positivo, mas, logo em seguida, minaram a fé usando o ‘porém’. Moisés, mesmo diante de circunstâncias adversas, decidiu andar em fé. Acreditou no que não estava vendo, apegando-se com firmeza a uma Palavra vinda de Deus, considerando quem a falou. Não importa o que você está vendo, pois a vida do justo é crer no que não se vê.

Deus prometeu Canaã ao povo, porém eles perderam a promessa quando agiram em incredulidade. Eles falaram que não iriam conseguir, que era demais para eles, e, por eles terem declarado, assim aconteceu.

Apenas Josué e Calebe realmente creram, e Deus concedeu que entrassem na terra prometida.

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17

“Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.” Marcos 11:23

Se não ouvirmos, a fé não vem! Só declarar positivamente não é fé. Precisamos acreditar de coração. Para termos uma vida saudável em fé, precisamos viver acreditando que tudo vai dar certo. A dúvida é inimiga da fé. Se crermos que recebemos, assim será. Fé é você pisar no invisível contando que no próximo passo o chão se formar! Filhos não são laboratório da fé dos pais.

“E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.” 2 Coríntios 4:13

Precisamos ser esponjas que sugam a Palavra para que, quando vier a pressão, possamos soltar o que cremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!