Quando uma pessoa se considera “sem orgulho”, isso quer dizer que há grande orgulho nela.
“A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor.” (Provérbios 19:3)
Muitas vezes, quando acontece algo ruim, é tendencioso pôr a culpa em Deus, mas Ele permite muitas coisas para colocar as pessoas em movimento.
Quanto Deus trata sobre o nosso caráter, livrando-se do orgulho, é porque Ele quer nos dar algo grande. Pois nós somos provados pelos elogios que recebemos.
“O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12)
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Provérbios 16:18)
Quando uma pessoa cai, devemos perceber o procedimento dela, cujo motivo é andar no orgulho, pois isso precede a queda. O orgulho é um terreno fértil que faz brotar todos os tipos de males.
O inimigo da fé é o orgulho, pois o caminho que a fé constrói o orgulho destrói e proporciona a ruína na vida do homem.
“Naquele tempo enviou Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente.E Ezequias lhes deu ouvidos; e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de babilônia.E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia. Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade?” (II Reis 20:12-19)
O rei Ezequias estava tão cego pelo orgulho que não percebeu que os seus filhos seriam escravos e tudo que ele tinha seria roubado, pois não reconheceu o orgulho que estava nele.
“Contudo, no tocante aos embaixadores dos príncipes de babilônia, que foram enviados a ele, a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração.” (II Crônicas 32:31)
O desamparo de Deus significa cessar o favorecimento sobre a vida de alguém que está caminhando por um caminho errado. Não que Deus seja o causador da situação, mas Ele se ausenta por causa do procedimento errado e faça conhecer o que há de errado no coração.
Quando algo está dando errado nas nossas vidas, precisamos nos auto avaliar e ver como está o nosso coração, pois Deus resiste ao soberbo e concede graça aos humildes. Na maturidade, um pequeno fragmento de orgulho pode arruinar toda uma construção!
1 Comentário
Muito bom o texto. Que possamos nos revestir da palavra e expulsar o orgulhos da nossa vida! Amém!