Líderes em tempos difíceis

Lana Vasquez - como líderes atravessam tempos difíceis?
Lane Vasquez
Fundadora da Life Impact

Independente do que você faz aqui no Ministério você é um servo e um líder para os olhos de Deus. Por conta disso, lidamos com as coisas de uma forma diferente das outras pessoas. Independentemente do que você faz, seja no som ou nos púlpitos, as pessoas estão assistindo você e observando a sua influência. A forma como você lida com as coisas refletirá o coração de Deus e o coração do nosso Ministério.

O primeiro líder que eu quero compartilhar com você é Davi: “Ao chegarem a Ziclague, Davi e os seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. Então, Davi e os seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças” (I Samuel 30.3-4).

Davi e os seus homens tinham tantas vitórias. Até como líderes, nos lamentamos, choramos e sentimos. Davi foi um dos maiores líderes guerreiros, mas chorou até não conseguir mais. Mas o que Davi faz a seguir, mostra o tipo de líder que ele é:

“Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá‑lo; todos estavam amargurados por causa dos seus filhos e filhas. Davi, porém, fortaleceu‑se no Senhor, o seu Deus” (I Samuel 30.6).

Nossos esforços humanos sempre precisam encontrar um culpado mediante aos momentos ruins que possam acontecer na nossa vida, mas Davi se fortaleceu e encontrou forças no Senhor. Os líderes atravessam tempos difíceis se fortalecendo no Senhor. Quando eles não tem força em si mesmos, eles apenas adoram ao Senhor. Davi era um adorador e sabia como se fortalecer, sabendo que essa força só viria do Senhor. Davi se diferenciou de todos os outros pela sua atitude mediante aos tempos difíceis.

“e ele perguntou ao Senhor: ― Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá‑los? O Senhor respondeu: ― Persiga‑os, porque certamente você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros” (I Samuel 30.8).

A segunda coisa a se fazer, em momentos difíceis, é perseguir a visão, a missão e o chamado de Deus para a sua vida.
Você vai com força em direção ao propósito de Deus e pega de volta tudo o que o inimigo tentou lhe roubar. Deixe Deus pegar a sua dor e transformar em seu propósito. Você pega o bastão e continua a corrida, perseguindo a visão que muitos deram a vida por ela. A dor de Jesus seguiu o seu propósito, para que muitos fossem salvos. Nós precisamos nos fortalecer no Senhor e perseguir o chamado de Deus para as nossas vidas.

O segundo líder que quero compartilhar com você é Neemias:

“Então, eu lhes disse: ― Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: ― Sim, vamos começar a reconstrução. Então, eles se encheram de coragem para a realização desse bom projeto” (Neemias 2.17-18).

Neemias tinha uma vida confortável e segura demais. Após essa tragédia em Jerusalém, ele sentou e chorou. No momento sem esperança, Neemias falou com o Senhor e “colocou a mão na massa”. No momento em que você se coloca para fazer a obra de Deus que vai impactar vidas e gerações, você terá um inimigo que fará de tudo para que você desista. Mas para cada ataque que você sofrer, haverá sempre uma resposta de Deus. Para cada ataque você pode responder: “Está escrito! Está escrito!”.

O inimigo não tem novos truques. Dessa maneira, toda vez que vemos algo de ruim acontecendo, podemos ver um padrão de atuação do diabo. Se formos proativos em observar esses ataques, estaremos preparados.

O diabo nos ataca com:
1️⃣ Desencorajamento: o inimigo tentará te desencorajar (Neemias 2.19-20);
2️⃣ Falta de Unidade;
3️⃣ Desapontamento/Decepção: (Neemias 4.10-12);
4️⃣ Distrações (Neemias 6.1-3).

Para cada ataque que Neemias teve, ele sempre respondia sobre o que Deus poderia fazer. Neemias tinha essa revelação de quem Deus era e de quem Deus era para ele. Neemias sabia o Deus que estava com ele. Você luta contra a insegurança e desencorajamento se lembrando do Deus que está com você, e que Ele mesmo lhe dará capacidade e o fará prosperar na obra.

No capítulo 4, vemos que eles já estavam quase finalizando a obra e, nesse ponto, o inimigo não tinha conseguido os desencorajar. Mas se lembre que o inimigo tentará encontrar lacunas em sua vida, em seu coração, e explorará essas lacunas contra a sua vida.

“Por isso, posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armados com espadas, lanças e arcos. Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: ― Não tenham medo deles. Lembrem‑se de que o Senhor é grande e temível e lutem pelos seus irmãos, pelos seus filhos e filhas, pelas suas esposas e pelos lares de vocês” (Neemias 4.13-14).

Para cada ataque, Deus lhe dará uma resposta e estratégia!

Os líderes, nos momentos difíceis, se lembram do porquê eles estão ali, eles se lembram do seu porquê e do seu sim. Por que você deu a Deus o seu sim? Os líderes também se lembram do Senhor em seus momentos difíceis, o Seu sacrifício, a grande troca. O mínimo que poderemos fazer por Deus é darmos a nossa vida para Ele. Os líderes também se lembram pelo o que estão lutando. Se lembram que existem pessoas do outro lado da obediência deles: a sua família e outras gerações e, até mesmo, nações. Se lembra dos rostos que estão do outro lado da sua luta. A sua obediência muda vidas e tem um efeito cascata! Assim, você não está apenas lutando por você mesmo, mas pelas gerações que estão por vir.

Líderes completam a obra de Deus se lembrando que disseram sim a Ele e da correspondência ao Seu chamado, se lembrando dos rostos que estão do outro lado. A sua obediência aqui afeta as nações. A luz que brilha em outros lugares, brilha mais forte no centro. Se lembre dos rostos que estão do outro lado da sua obediência.

Continue no muro do chamado que Deus tem para a sua vida. Até que a obra de Deus esteja completa na sua vida, não largue o que Deus tem colocado em seu coração. A obra de Deus será completa na sua vida até que Jesus volte. Não vamos descer do muro do nosso chamado por nada e por ninguém. Vamos completar a obra até o dia da volta de Jesus.

“Todavia, não me importo nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, desde que eu termine a corrida e complete o ministério que o Senhor Jesus me confiou: testemunhar o Evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24).

Somos inabaláveis. Estamos certos e com nossos olhos fixos no plano de Deus para as nossas vidas. Não vamos sair do lugar até que Ele complete a obra dele em nossas vidas e através de nós. Não jogue fora a sua confiança! Então, você pode ter certeza que depois de termos feito a vontade de Deus, receberemos a nossa promessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!