No pain, No gain (Sem dor, sem ganho)

michela-278x420
Michela Bathemarque
Professora do Rhema

Estamos passando por uma estação do ano esperada por muitos, o verão, existe toda uma preparação para esse período, as academias ficam meses antes lotadas por pessoas em busca do corpo “perfeito” para então, exibi-lo durante todo verão. E dentro desse universo de malhação é muito comum ouvirmos a seguinte frase: No, pain, No gain.

No pain No gain é uma expressão em inglês cuja tradução literal é “sem dor, sem ganho”. É uma expressão usada como lema que afirma que sem trabalho e sem dedicação não é possível alcançar vitórias.

É uma expressão bastante comum no âmbito do exercício físico em modalidades como o fisioculturismo e halterofilismo. Nestes exemplos, no pain no gain significa que sem dor e sem sacrifícios, ninguém consegue obter resultados.

Com o tempo essa expressão também passou a ser usada de maneira mais abrangente, e aplicada em outras áreas da vida e não apenas na área do exercício físico. Nestes casos, “pain” não implica necessariamente uma dor física, mas pode querer dizer um esforço, afinco ou empenho.

Frequentemente, no pain no gain é usado como forma de motivação, expressando a ideia que sem trabalho não há conquistas.

Pensando nisso, mais especificamente nessa frase, comecei a ser ministrada pelo Espírito Santo acerca de aplicarmos esse lema da nossa vida Cristã, porque vou te dizer algo, na vida Cristã se não houver muito esforço, afinco ou empenho não há ganho, não há vitórias, há apenas engano e frustração.

Engano por entrar dentro da “comodidade” de pensar que onde você está ou já chegou em Deus é o suficiente e frustração quando você “cai na real” e descobre que estava no engano e começa a se comparar com pessoas que se empenharam e avançaram, ou seja, tiveram ganho!

Quando olho para a Bíblia vejo em vários momentos esse lema sendo aplicado, porém, em outras palavras. Veja o que o próprio Jesus diz em Mateus 11:12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por ESFORÇO, e os que se ESFORÇAM se APODERAM dele. O que Jesus está literalmente dizendo é que se não houver esforço, não haverá conquistas no Reino.

Vemos o exemplo de tantos personagens bíblicos que se esforçaram e obtiveram a promessa, obtiveram resultados, algumas vezes vemos a seguinte expressão: Sê forte e corajoso!

Um dos homens que admiro muito na Bíblia, o apóstolo Paulo, descreveu essa relação da atividade física com a produtividade no Reino de Deus de uma forma que gosto muito. Em 1 Timóteo 4:8 Paulo diz: pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.

Acho bem interessante a visão e o valor que Paulo dá aos atletas, no sentido deles nos ensinarem a exercer domínio, sermos disciplinados e obstinados no que diz respeito a realização de algo e não só isso, Paulo se compara a um deles (veremos adiante).

Eu particularmente amo esportes e embora esteja parada algum tempo sempre pratiquei esportes, desde muito cedo admiro e observo o exemplo dos atletas, suas vidas de renúncia, esforço, treinos incessantemente sempre me ensinaram muito. Mas preste atenção, tudo isso eles fazem em busca de uma coroa corruptível e nós que havemos de alcançar uma coroa incorruptível muitas vezes não damos nem a metade do foco, esforço e diligência que eles dão.

Veja o que Paulo diz em 1 Coríntios 9:24-27 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se DOMINA; aqueles, para alcançar uma coroa CORRUPTÍVEL ; nós, porém, a INCORRUPTÍVEL. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

Novamente, acho muito interessante os versículos 26 e 27 que mais uma vez vemos o lema No pain, No gain em outras palavras: Assim CORRO também eu, não sem meta; assim LUTO, não como desferindo golpes no ar. Mas ESMURRO o meu corpo e o REDUZO à ESCRAVIDÃO, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

Paulo entendeu que sem dor não há ganho, sem esforço, sem dedicação, sem renúncia não há conquistas. No Reino de Deus muitas vezes para se obter ganho, terá que se ter dor, “perdas” dor de não fazer do seu jeito, dor de abrir mão da sua própria vontade, dor de renunciar aos seus próprios prazeres e sonhos em prol de viver e sonhar os sonhos de Deus que são infinitamente melhores e maiores que os nossos!

A bíblia diz em Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.

Em Jeremias 29:11 diz: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Não tenha medo de sonhar os sonhos que Deus tem a seu respeito, Ele nunca irá frustrar você, foi Ele que te criou para um propósito, para um fim e quando você entrar dentro desse propósito você descobrirá que não existe nenhum outro lugar melhor onde você possa ser e estar feliz, satisfeito, pleno, e realizado!

Então, esforça-te e tenha bom ânimo, seja forte e corajoso, se em um ambiente natural pessoas ao pensarem em desistir trazem para suas vidas um lema como forma de motivação, utilize esse lema na sua vida espiritual e sempre que você se perceber desanimado, pense, não haverá ganho se não houver esforço, eu não estou sozinho nessa, o Senhor está comigo, me fortalecendo, renovando minhas forças, eu vou conseguir, eu vou além da marca, eu vou avançar, não vou recuar, eu vou conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus… No pain, No gain!

No amor de Cristo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!