Verbo FM

O homem que passou a ser filho do Rei

Fabíola Carense
Graduada no Rhema Brasil em Belo Horizonte-MG

Dizem por aí que há males que vem para o bem. Não creio que o ditado seja totalmente verídico, mas que algumas histórias na Bíblia revelam certa semelhança com o tal, é fato.

Não que Deus prove as pessoas trazendo desgraças sobre elas, mas Ele é especialista em transformar desilusões em grandes histórias de honra e superação. Uma dessas histórias esta registrada em II Samuel 9.1-13 e diz respeito a um jovem chamado Mefibosete, aleijado de ambos os pés.

Ele era filho de Jônatas, o eterno amigo de Davi. Algo intrigante aqui, é que Davi não sabia da existência de Mefibosete, mas também não se importou quando um dos servos de Saul, Ziba, relatou-lhe que o homem era aleijado, Davi foi movido simplesmente pelo propósito de abençoar alguém, que fosse da casa de Saul, por causa da aliança de amor que fez com Jônatas antes da sua morte. Aquele jovem não tinha importância nenhuma para as pessoas, mas ainda assim, Deus o amava.

Mefibosete era neto do rei Saul, possível sucessor de sua dinastia, vinha de uma linhagem real, mas um acontecimento cruel em sua infância o fez perder sua própria identidade e o colocou num jugo de solidão por causa do preconceito da sociedade. Um aleijado naquela época, era visto como alguém incapaz de realizar qualquer feito considerável. Não tinha muito valor.

“Lo-Debar”, que quer dizer dentre outras definições: “terra onde nada se planta e nada se colhe”, este era o lugar de habitação do “pobre homem rico”. Ele ficava lá, isolado e sem esperança, até que um dia alguém se lembrou dele. Imagino a alegria em seu coração quando ouviu dizer que o rei de Israel o chamava. Claro que era uma alegria misturada com certo temor, afinal, o que o rei queria com ele? Alguém tão desprezível aos olhos humanos poderia encontrar favor diante do homem mais importante daquela sociedade? Mefibosete não sabia quem era, se comparava a um cão, mesmo sendo o neto de Saul. Mas, Deus não se compraz na insensatez e na ignorância, Ele deseja que sejamos libertos e que vivamos como seus filhos legítimos. O diabo só pode prender as pessoas até o momento em que elas descobrem quem são.

Mefibosete chegou à presença do rei e este disse: “Não temas, porque decerto usarei de benevolência para contigo”. A partir dali, o jovem passou a se sentar-se à mesa real e a desfrutar dos mesmos benefícios que os filhos tinham. Sua história foi completamente transformada e sua dignidade devolvida. Ele não precisou pedir para ser abençoado, ele só precisou atender prontamente aquele chamado de amor e quando se dispôs a sair do lugar de auto-piedade e desprezo, a graça de Deus o colocou no lugar original de sua existência. Ele havia nascido para ser filho do Rei.

Assim somos nós hoje, nascemos de Deus, mas até certo ponto de nossa caminhada não sabíamos disso, andávamos perdidos procurando um sentido para a nossa vida, até que Ele mandou nos chamar, ouvimos a sua voz e fomos, talvez receosos no princípio, mas logo descobrimos que Ele usaria de benevolência conosco, de fato, já éramos como filhos para Ele, só precisávamos aceitar isso e quando o fizemos nos sentamos à sua mesa e nos tornamos participantes da família real. Filhos de Deus!

Existem pessoas lá fora que ainda não ouviram sobre essa história e cabe a nós, que já experimentamos a alegria de sair de “Lo-Debar”, anunciar-lhes que Deus tem um banquete farto para elas também.

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!