Verbo FM

O que é “acreditar” em Deus?

PauloPPPaulo Pimenta Jr.

Graduado da Escola de Ministros Rhema

“Você acredita em Deus?” Essa pergunta, no nosso país, é frequentemente respondida com um “sim”, e praticamente independe da fé que a pessoa professa. Católicos, evangélicos, espíritas… todos clamam acreditar em Deus, e no mesmo Deus, o nosso Senhor. É claro que nas diferentes religiões, o conceito de salvação, reino espiritual, redenção e graça é o que faz total distinção entre essas crenças. Mas todos dizem: “Eu acredito em Deus”.

Eu mesmo sempre disse “acreditar” em Deus, embora fui compreender a cruz e nascer de novo já na vida adulta. Hoje eu compreendo que nós somos costumeiramente confundidos pela linguagem e conceito de “acreditar”.

Ainda outros se utilizam de outra expressão bem comum: “eu tenho fé em Deus”. Essa expressão, para muitos, significa a mesma coisa de dizer “Eu acredito em Deus”.

Vejamos o que diz a palavra:

 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”  (Hebreus 11:1 (NVI))

O escritor de Hebreus traz uma luz maravilhosa sobre fé, apenas nessas palavras! Ele diz, primeiro, que a fé é a certeza! Por muito tempo eu confundi fé com esperança, quando na verdade, fé é sinônimo de certeza, e não de “eu acho”, ou “eu espero”. Na verdade, a fé confirma nossa esperança, pois esperamos algo certo! E é a prova daquilo que não podemos ver!

Muitas vezes, para várias outras situações do nosso dia, dizemos “eu acredito” como um ‘achismo’, algo ainda incerto, mas provável. Imaginemos um diálogo simples:

– Quem vai ministrar no culto de hoje à noite?

– Acredito que será Fulano, pois acho que ouvi alguém falando que seria ele.

Veja esse diálogo – poderíamos pensar em vários outros exemplos – a palavra “acreditar” coloca-se como relacionada a “achar, mas sem certeza ou convicção”.

A palavra fé nesse texto deriva da palavra grega pistis, que significa convicção. Mas em um significado abstrato mais amplo do termo, fé significa constância em sua confissão. Ou seja, a fé é uma certeza que afirmamos todos os dias, constantemente!

Talvez por não entendermos por completo o significado de fé é que, em algumas situações visíveis e naturais, pensamos que a fé não funciona. Rapidamente aceitamos o conselho do Diabo de que aquilo que não vemos de fato não existe.

Talvez por isso algumas pessoas esfriem e até se desviem dos caminhos do Senhor. Muitas vezes até com muitos anos de evangelho, mesmo depois de cursar o Rhema e ser instruído na Palavra da verdade.

Talvez enfrentamos um problema de conceito, linguística, para essas pessoas.

Eu creio que talvez elas tão somente “acreditam” em Deus. Quando a situação natural vem, elas têm certeza da existência daquela situação, enquanto apenas “acreditam” que Deus pode livrá-la dela.

A fé, essa fé que é uma certeza, uma firme convicção que é constante e permanente, é MAIOR do que qualquer “certeza” natural, pois é a fé na Palavra daquele que NÃO pode mentir!

Precisamos nos decidir: apenas acreditamos em Deus, ou sabemos que Ele é real, é nosso Pai e nos auxilia em toda situação?

Eu não apenas acredito em Deus; eu SEI que Ele existe! Ele é meu Pai amado, que me redimiu e me acolheu em seus braços. Nada nesse mundo pode me dizer o contrário!

Não importa o que esteja acontecendo na sua vida. A Palavra de Deus é a verdade, é o que é eterno. A salvação conquistada por Jesus na cruz nos deu a capacidade de ter essa fé, basta que a mantenhamos viva e ativada, e exercitemos essa fé; através da leitura e meditação na verdade, a Palavra de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!