Verbo FM

O que é arte?

Giovana Lima
Integrante dos Jovens Invictus no Verbo de Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro-RJ

“A ciência descreve as coisas como são; a arte como são sentidas, como se sente que são” – disse Fernando Pessoa. Eu concordo com ele.

A arte, dentro da cultura greco-romana, estava ligada ao propósito de fazer, concebida no aspecto executivo e manual. Com o passar do tempo, foi concedido à arte um sentido de “visão de realidade”, a arte como retrato das formas de conhecer.

Mas, o sentido que foi citado por Fernando Pessoa é a expressão. Arte é expressão. Através da arte, nós conhecemos a história e os costumes de uma época. A arte é a capacidade do homem de criar e expressar, transmitir ideias, sensações e sentimentos.

Sabe, Deus criou o homem com potencial criativo! Eu acredito que, assim como a ‘theoria’ vem de contemplação atenta a ‘theos’ – que significa Deus- a arte veio de um anseio imensurável da nossa alma se expressar.

Na Bíblia, está escrito em Jó 24.12 que “a alma dos feridos clama”. Sim! Ela clama. Às vezes, ao ler os grandes poetas ou ouvir músicos magníficos, eu me questiono sobre tamanha inspiração e qualidade. A Bíblia fala sobre um clamor da alma ferida e eu vejo a arte como esse escape. Almas que clamam através da arte. Se as almas feridas possuem tanta influência através do seu clamor, pense no tamanho do impacto do clamor das almas curadas…

Apenas ensinar a Palavra de Deus não é suficiente. É através da arte que verdades serão sentidas. Existe um clamor da nossa alma. Eu acho, na verdade, engraçado essa relação de que, agora, às portas da volta de Jesus, tanta expressão tenha surgido no Reino.

É através da nossa arte que o mundo tem um retrato da nossa realidade. É através do seu som que vidas sentem o abraço do Pai. É por meio da sua pintura, do que você escreve… É através da sua arte!

Nós seremos arrebatados, mas não a nossa expressão. O que produzimos, o clamor da nossa alma restaurada, será ouvido mesmo depois da nossa partida. Enfim, o que é arte? Arte é não conseguir conter, dentro de si, as Verdades do Reino que nos move. É através dessas verdades expressas que vidas vão sentir o amor de Deus.

Mais um exemplo para criar essa imagem dentro do seu espírito: Jesus nos deu a sua paz, nós temos essa paz, através da nossa arte nós criaremos um ambiente de paz. Porque expressamos quem somos e o que temos. Então, pessoas angustiadas e deprimidas, ao se encontrarem com a nossa arte, sentirão uma paz que nunca sentiram, encontrarão quem Deus é e descobrirão o que Ele fez por elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!