Os perigos da sobrecarga

Muitas vezes estamos sobrecarregados porque queremos agradar todo mundo. Deus o chamou para agradar somente a Ele.

Um assunto muito importante na vida ministerial é a sobrecarga. É um fato muito comum, mas que não deveria ser normal. Muitos falam que estão sobrecarregados. Mas sua vida não precisa, e não pode, ser sobrecarregada. Se você está sobrecarregado, você está lento e seus amortecedores estão com os dias contados.

Uma pessoa sobrecarregada não é uma pessoa feliz, alegre, contente. A sobrecarga é um peso excessivo, um acúmulo que gera pressão, estresse, ansiedade, excesso de responsabilidades e que deixa a pessoa oprimida e esgotada. As pessoas não vão se compadecer de quem está sobrecarregado.

Existe uma carga para um trabalho ser feito. Mas isso é diferente de estar sobrecarregado. Uma pessoa sobrecarregada faz tudo e não faz nada, não tem nenhum resultado. Não foi para isso que Deus o chamou. Ele o chamou para ser específico em algo.

A Palavra diz, em Salmos 119, que você foi criado com um propósito. Existe um livro em que foram escritos todos os seus dias.

Muitas vezes estamos sobrecarregados porque queremos agradar todo mundo, que olhem para nós e se agradem do que estamos fazendo. Deus o chamou para agradar somente a Ele. E isso basta.

Às vezes a nossa carga é mental. Nem Jesus agradou todo mundo. Você também não vai agradar. Limite-se na sua esfera de atuação. Faça o que Deus o chamou para fazer e faça bem feito. O que Deus tem para você?

Primeiro, verifique se o que você está fazendo foi Deus quem pediu para você fazer ou é apenas para atender aos seus próprios interesses. Talvez a minha carga para você pode ser muito pesada ou muito leve, porque somos pessoas diferentes. Todos nós somos filhos de Deus, cada um no seu quadrado. Pare de olhar para o que o outro está fazendo. A sua medida é sempre Jesus e não o seu próximo. Deus lhe criou com propósito e você tem gastado tanto tempo e andado mais devagar por causa da sobrecarga. 

A vida com Cristo é para ser leve. Não é para ser pesada. Existem coisas que vamos passar, mas não é para ser pesado. É para ser leve. 

Uma pessoa que faz tudo na igreja para os líderes é maravilhosa. Mas para a pessoa e sua família ela não é. Isso afeta a família e os relacionamentos. Você é único e tem uma identidade em Cristo Jesus.

Comparação também gera sobrecarga. Ninguém vai ser igual a você. Jamais. Cada igreja tem o seu povo, tem o seu ritmo, o seu jeito. É para ser do jeito que Deus criou para você. É o Espírito quem deve o guiar a toda verdade. E não você mesmo. Aquilo que Deus pediu para você fazer não é para ser feito na carne. Senão vai ficar pesado. 

Você gasta tempo com a Palavra e em oração? Ou está tão ocupado que não tem tempo para isso? O Espírito aponta direções e caminhos para você. Deus o chamou para viver leve, em paz e em uma vida de alegria. Ser crente não é peso. Mas isso também não significa que deve largar tudo o que está fazendo. Mas é fazer o que Deus quer. 

Você não foi criado para viver em peso, em lentidão. Deus o chamou para correr. É tempo de largarmos as cargas extras e andarmos com mais rapidez a carreira que Ele nos chamou para correr. 

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10).”

Se você está no ministério, você precisa saber que esse ministério tem um Espírito. Nós não estamos aqui para fazermos conexões mas para sermos guiados pelo Espírito. Se você ouvir a voz do Espírito jamais será envergonhado. Não fazemos nada sozinhos. Precisamos estar sintonizados com o Espírito. Para isso é preciso parar tudo em alguns momentos. Se a sua rotina não lhe dá tempo para parar e buscar a Deus, você está sobrecarregado

Deus não honra carga. Ele honra fidelidade. Um dia Ele vai perguntar: “Você fez o que Eu pedi para você fazer?”. Deus dá de acordo com a capacidade que você tem de carregar. O importante é descobrir o sentido da vida. Não é onde você está. É o que você está fazendo para Deus. 

O relacionamento com Deus é o que deixa tudo mais leve. O diabo quer que você esteja sobrecarregado. Ele fala que o que você faz nunca é o suficiente. Ele sabe que se você fica lento você não vai estar cumprindo o propósito de Deus. É do nosso interesse e do de Deus que você corra. O diabo também que ver você sobrecarregado e comece a questionar. Ele está procurando por você e ele só não vai achar você se estiver em Deus. 

Em Isaías 40:31, está escrito que o Senhor vai trazer para você força e rapidez. Os que esperam no Senhor renovam as suas forças de forma sobrenatural. Correr e não se cansar é sobrenatural. Caminhar e não se fadigar também é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!