“Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires…” (João 11:22) Deus quer que nós tenhamos esta mesma certeza em relação ao que nós pedimos a Ele. Sabe como isso é possível?
• Ter certeza – Ter convicção de que Ele nos ouve e não apenas achar ou esperar. “Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste”. (João 11: 41-42)
• Confiança – A confiança existe quando temos certeza de que Ele está nos ouvindo. “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos”. (Mateus 6:7)
• Segundo a vontade de Deus – João revela que temos certeza de que Deus nos ouve toda vez que pedimos a Ele segundo a vontade de Deus. Esta é a chave! Como podemos saber o que é ou não da vontade de Deus? Em alguns casos, é fácil saber porque a bíblia fala especificamente sobre aquilo. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. (Tiago 1:5) Mas, o que fazemos quando aquilo que estamos pedindo a Deus não se encontra na Bíblia? Mesmo se o que estou pedindo não se encontra na Bíblia especificamente, posso saber se estou pedindo segundo a vontade de Deus ou não pela motivação do meu pedido.
• É possível pedir e não receber – “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. (Tiago 4:3) Podemos pedir por algo teoricamente lícito, mas se for com a motivação errada, Deus não nos ouve. É claro que ódio, avareza, inveja, vingança não são motivações corretas. Ao pedir algo a Deus, devemos examinar com cuidado a motivação do nosso coração. Se aquilo que estamos pedindo a Deus está com a motivação certa, então é segundo a vontade de Deus, e Ele ouve o nosso pedido.