por Darren Wray (Aracaju-SE)
*Pastor na Igreja local
“Pedro e João subiram ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola” (Atos 3.1-3).
Quero apontar coisas que sejam pertinentes em sua vida. Pelas ruas, vemos pessoas sempre sentadas no mesmo lugar pedindo esmolas, como as que ficam na frente da igreja, porque sabem que encontrarão os acabaram de ouvir a Palavra de Deus e estão comovidos a serem generosos. Era mais ou menos o cenário que acontecia nessa época.
“Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3.4-6).
Veja a resposta de Pedro ao mendigo: “Olhe para nós!”. Mas nós sabemos que quem salva, quem cura, é Deus. Como Deus faz essas coisas? Por meio de Seu povo. O Espírito de Deus se expressa por meio do Seu Corpo, que somos nós. E quando as pessoas precisam de algo de Deus, precisam olhar para si mesmos, pois o Espírito habita dentro de nós mesmos.
O versículo 5 fala que o mendigo esperava alguma coisa. A mentalidade desse homem é semelhante a nossa, hoje, pensando muito pequeno. Ele estava esperando uma moeda quando Deus queria lhe dar saúde. O que Deus quer fazer na vida das pessoas não é apenas quebrar um galho, mas quebrar toda a maldição nas suas vidas.
Deus quer fazer algo muito maior em sua vida!
A razão pela qual a maioria das pessoas não estão sendo salvas e libertas, é que elas não se deram conta do que têm da parte de Deus em si mesmos. Você já ouviu falar em homens-bomba? Eles têm ciência do estrago que podem fazer na vida do outro. Nós temos que ter ciência do estrago que podemos fazer no reino das trevas. Você tem que ter ciência do poder, da graça que tem sobre você. Você não é fraco não!
Para o que você foi ungido? Para que essa unção não fique na prateleira, mas seja usada por você. Algumas pessoas pedem mais unção a Deus, mas para que Ele vai dar mais se você não está nem usando a que Ele lhe deu?
Uma pessoa rica pode ter muito dinheiro no seu bolso, mas o fato de possuir algo não garante a liberalidade do mesmo. Não é só termos ciência do poder que temos disponíveis, mas a capacidade de liberar isso sobre pessoas.
Sabia que tem pessoas orando sobre coisas das quais a resposta é você? Eu não sei você, mas eu não quero apenas receber uma resposta de oração, e sim eu quero ser uma resposta de oração. Seja com o nosso dinheiro, seja com o nosso tempo, ou seja com algo a mais, podemos ser respostas. Às vezes, as necessidades das pessoas vêm em momentos inconvenientes. A partir desse momento, decidimos se vamos ajudar ou não, e esse momento é decisivo.
O que motivou Jesus a dar tanto ao mundo foi o amor. Foi o fator decisivo que levou Jesus a dar tanto. O amor precede ao dar. Às vezes, as pessoas não estão dando tanto, mas não estamos amando tanto. Precisamos amar e dar às pessoas assim como Jesus amou. Eu não posso apenas ver o sofrimento de outra pessoa e fingir que não vi nada.
O amor de Deus nos constrange ao ponto de nos incomodar e nos levar a fazer algo pelo próximo.
Eu não sei porque a gente insiste em lutar contra Deus, como se o resultado fosse dar errado ou negativo. Deus vai lhe dar o melhor resultado que você pode esperar! Quando o amor de Deus estiver fluindo, vai ser a coisa mais linda que você vai ver.
“E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram” (Atos 3.7).
Existem coisas que nós mesmos temos que iniciar pela fé e só depois é que Deus vai pegar junto. Tem gente desejosa de algumas coisas e Deus dizendo: “Dê o primeiro passo!”.
Não existe outra vida para o crente a não ser viver pela fé. Assim como nós não podemos fazer a parte que só cabe a Deus, Ele não vai fazer a parte que cabe a nós. Vamos fazer a parte que cabe a nós e iremos ver as grandezas de Deus.
“De um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus” (Atos 3.8).
Muita gente vai para a igreja para receber um milagre. Isso é bom, mas veja a ordem aqui: Primeiro o milagre aconteceu e só depois é que ele entrou na igreja. Existem pessoas que irão para a igreja por um simples convite, e outras não. Algumas serão como Tomé que irão ter que ver para crer.
Se você prestar atenção aos 4 evangelhos e ao livro de Marcos, que vai ver que a maioria dos milagres não aconteceram dentro da igreja. Não me entendam mal, mas as pessoas pensam que os milagres acontecem apenas dentro dessas paredes. E se a maioria dos milagres acontecerem fora?
Biblicamente, todo povo e Deus é chamado para sair fora das 4 paredes da igreja para levar amor para as pessoas necessitadas onde forem. Por isso, devem ocorrer milagres dentro dos escritórios de advocacia, nos shoppings, nos táxis, nas oficinas mecânicas, entre outros.
O meu chamado para cuidar do rebanho de Deus não elimina o meu chamado de sair e trazer pessoas para Deus. O Food Truck busca pessoas que estão com fome para se alimentar. Esse também é o papel da Igreja. Tem gente que está esperando ser alimentada pela Palavra de Deus.
A Igreja deve ser ambulante
Pessoas que devem ser saudáveis, não fiquem com seus corpos parados e inativos! Isso se chama sedentarismo. Pessoas sofrem muito disso na velhice, porque quando eram jovens não se exercitaram como deveriam. O melhor parâmetro para saber sobre o corpo da Igreja de Deus é saber se ela está se exercitando ou não. A Igreja deve ser missionária!
Vai ter tanta gente na glória que vai ter tanta coroa por ter agido dentro da sua esfera de atuação, que não precisou estar em cartaz, mas Deus vai honrar!
“Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera. Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão” (Atos 3.9-11).
Foi pelo milagre que aconteceu na vida desse homem, que pessoas começaram a se interessar pela Palavra de Deus. Não há milagre maior do que a pessoa que teve uma mudança de vida por parte de Deus.
Lembrem-se que esse sermão foi pregado fora da igreja e não dentro dele. Se você pegar fogo, as pessoas irão assistir a você queimar.
Não queira ser um bom pregador de púlpito, se você não é um bom pregador de rua
“Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos; e os prenderam, recolhendo-os ao cárcere até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil” (Atos 4:1-4).
Eu quero finalizar a minha mensagem neste ponto: cada um tem a capacidade de falar com um. Pedro e João ministraram apenas para uma pessoa, mas o fruto disso fez a conversão de milhares de pessoas. Nunca devemos menosprezar apenas uma cura ou uma única salvação, pois isso pode converter muitas pessoas.
Você não sabe o que um único ato de bondade pode produzir. Talvez você não pregue para uma multidão, mas Deus, Ele é um mestre jogador de xadrez. Talvez Ele use você para alcançar uma pessoa aqui, uma acolá. Mas não é só uma pessoa, mas o que aquela pessoa vai fazer porque Jesus tocou a vida dela através de você.