Verbo FM

Que haja transformação

mansueto
Mansuêto Vieira
Pastor da Igreja em Fortaleza, CE

Que haja transformação e que comece comigo.

Considerando a afirmação acima, logo me veio à mente um versículo bíblico da epístola do apóstolo Paulo aos Romanos. E, meditando sobre ele, comecei a escrever o texto a seguir. Espero que os irmãos sejam abençoados ao lê-lo.

​“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2.

Você conhece aquela história infantil que fala do macaco que queria tirar amendoim de uma cumbuca? A história é a seguinte: a cumbuca tinha uma boca muito estreita. O macaco enfiou a mão na cumbuca e agarrou muitos amendoins. Porém, não conseguiu tirar a mão, pois estava cheia de amendoins. Ele puxou, puxou e gritou, mas não conseguiu se libertar. Bastava que ele soltasse os amendoins, mas ele não abria a mão. Por isso, foi pego pelo caçador. E a gente se pergunta: por que o macaco foi tão teimoso e não soltou os amendoins?

​Esta história mostra como, muitas vezes, é difícil abrir mão de determinadas coisas com as quais estamos agarrados. É fato que temos dificuldade para mudar nossos costumes. Mas afinal, por que é tão difícil, para alguns, abrir mão daquilo que os torna vitimas nesta vida, presas fáceis do diabo?

A resposta é: a falta de observância de passagens da bíblia como essa, que apontam para algo de grande e fundamental importância para o crescimento do cristão. O Apóstolo Paulo neste texto informa duas condições básicas para que desfrutemos de algo que diríamos ser “o sonho de consumo do cristão”, de cada homem e mulher que tem confessado fé na obra redentora de Jesus. Vejamos agora, detalhadamente, as tais condições.

​Primeira condição: não vos conformeis com este mundo.

Conformar significa assumir ou tomar a forma. Portanto, por mais que desejemos desfrutar da plena vontade de Deus, sem o entendimento de que para isso não podemos proceder, falar ou pensar como o mundo, não conseguiremos. A palavra diz que aquele que clamar pelo nome do Senhor será salvo; esta é uma verdade absoluta; assim como aquela que Paulo aborda no texto supracitado. “Somos salvos, no entanto devemos nos transformar”. Assim, concluímos que, embora sejamos salvos (nossa salvação é dom de Deus, presente de Deus), é responsabilidade do homem assumir procedimentos que o possibilite desfrutar mais da salvação que Deus nos presenteou.

Segunda condição: transformai-vos pela renovação da vossa mente.

Um dos procedimentos que devemos assumir é aceitar aquilo que a palavra de Deus diz a respeito do homem. Eu diria principalmente as condições dadas para que as promessas de Deus sejam manifestas em nossas vidas. Paulo lança sobre nós a responsabilidade de promovermos transformação em nossas vidas. Compartilhar o sentimento de que o mundo não tem nada a nos oferecer não basta, não é suficiente. Além de não nos conformarmos a este mundo, é necessário que tenhamos uma ação correspondente à não conformação. É necessário que façamos diferente e/ou sejamos diferentes.

A transformação necessária se dará por meio da renovação da mente, da forma como pensamos. Kenneth E. Hagin dizia que se alguém pensa errado, conseqüentemente, vai crer errado e obter resultados indesejados. Porém, se pensar certo, vai crer certo e obter os frutos desejados. Portanto, como o homem é responsável por aquilo que pensa, é necessário que renove a mente com a palavra de Deus! Quando aceitarmos a revelação da palavra de Deus, o que ela diz a nosso respeito, descobriremos que, muitas vezes, o que temos agarrado não tem valor algum. Assim, será fácil abrir mão de tais coisas!

​Que haja transformação, e que comece comigo!

1 Comentário

  • Este é o meu pastor aqui na terra: Mansuêto Vieira, homem segundo o coração de Deus, temente e fiel, entre outros atributos.
    Realmente um homem admirável, por seu testemunho, não só no púlpito, mas no cotidiano.
    Que ele continue perseverando nos caminhos do Senhor, que grande será o seu galardão, em nome de Jesus.

    Abraços, na Paz de Cristo.
    Jane Mary.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!