Seja radical

Antes de enviar você para as nações e ser uma voz para o mundo, Deus quer que você vá até Ele. Deus não vai levá-lo para as nações e usar você, se sua vida estiver desregrada.
Isaac Guimarães
Integrante da Coordenação de Jovens e Adolescentes do MVV

Antes de enviar você para as nações e ser uma voz para as nações, Deus quer que você vá até Ele. Deus não vai levar você para as nações e usar você se sua vida estiver desregrada. O Senhor tem tocado em nosso coração e tem levantado uma geração radical, que decide não se contaminar, mas viver a integralidade da Palavra de Deus. Não existe evangelho parcial. É tudo ou nada!

O “homônimos perfeitos”, da língua portuguesa, são palavras que têm dois ou mais significados. “Manga”, por exemplo, é “manga” a fruta ou a “manga” de uma camisa. Existe a palavra “banco”, que pode ser o lugar onde você pode sentar ou o lugar onde você retira seu dinheiro. A palavra “discipulado” também tem dois significados. Na sua primeira definição, significa “o ato de seguir a Jesus”. Mas muitas pessoas confundem, pois existe um significado diferente para essa palavra: “levar pessoas para seguir a Cristo”.

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

Precisamos ser radicais com as nossas amizades. O maior índice de pessoas que decidem se desviar de Cristo é daqueles que têm más influências. A Bíblia diz que as más conversações corrompem os bons costumes e que não devemos nos sentar na roda dos escarnecedores. O que seus amigos falam de você? Nessa vida, ou você influencia ou é influenciado. Deus tem ensinado você a influenciar, mas, se você ainda não tem a maturidade suficiente, se reserve daquelas amizades que têm puxado você para os maus caminhos.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:25).

Quando falamos de radicalidade com Deus, Timóteo é um exemplo. Ele foi um jovem ensinado acerca de que ninguém deveria desprezá-lo pelo fato dele ser jovem. Quando Deus chamar você, Ele vai o conectar às lideranças. Quem são seus pastores? Quem não serve na igreja local não passa confiança. Esse é o primeiro lugar onde você vai ser capacitado, e é lá que você vai ser útil. Se você não for útil na sua igreja local, não será útil nas nações. Como está a mídia da sua igreja, o louvor ou mesmo o banheiro da sua igreja? Se ofereça para servir! A sua energia e força, como jovem, devem ser direcionadas para o lugar certo: para servir a Cristo!

Seja radical com seus relacionamentos. É necessário ser a pessoa certa, no tempo certo! Adolescente não namora. Como é que você sai com uma garota e liga para a sua mãe para ela fazer o PIX e pagar a conta? Todos os homens são chamados para se comportarem varonilmente, como homens de verdade. Crente namora para casar. Você que se antecipa, sofre com carência e dependência.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências” (Romanos 6:12).

Seja radical com quem está no hype. Deus não lhe chamou para inventar a “roda”, pois ela já está criada. Essa visão já existia antes de nós e só estamos entrando no barco. Não invente moda! O que permanece são os princípios da Palavra. Esse “evangelho barato” de que Deus aceita quem você é, não é o Evangelho de Cristo, é o “seu evangelho”.

Seja radical com suas referências. Sou inspirado por muitas pessoas que estão ainda em vida e outras já estão na glória. Decidi me inspirar em pessoas que são referências no propósito de Deus global, mas minhas maiores referências são as que me cercam e com quem posso sentar à mesa. Paulo instruía à Timóteo e andava com ele, ao lado, como uma referência. Encontre um Paulo para que ele o conduza a toda verdade, pois o que você vai enfrentar de desafio, “seu Paulo” já enfrentou.

Minhas maiores referências são os meus pais. Também tenho a oportunidade de ter a diretoria do ministério como referência, por trabalhar com eles diariamente. Também tenho trabalhado todos os dias com João Gabriel, e como é bom ver um homem de Deus que, quando tem um “BO”, entra no modo de buscar a Deus. Com 28 anos, ele é casado, tem dois filhos e serve a Deus desde pequeno. Uma referência para essa geração. Agradeço a Deus por estar ao seu lado! Existem pessoas que você pode seguir, tanto a vida como a doutrina. Escolha essas pessoas para seguir.

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido” (II Timóteo 3:14).

Na história, vemos pessoas que foram radicais com objetivos pessoais e morreram praticando o alpinismo, saltos e outras práticas esportivas que envolviam perigo. Eles se entregaram tanto a isso que, por essa causa, estavam dispostos a morrer. Essas pessoas foram radicais por algo corruptível.

Paulo passou por perseguição, apedrejamento, fome, açoites e morreu por Cristo. Um radical que sabia que por Ele valia a pena entregar a vida e abandonar tudo. Não seja movido pelos seus sentimentos, mas pela Palavra de Deus.

“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” (Filipenses 3.7-8).

Jesus não prometeu segurança, mas Ele prometeu que valia a pena. Vale a pena viver uma vida de sacrifícios, porque não somos movidos por esportes, ou por nossa vontade e, sim, pela Palavra. Se morrer é lucro! Será que você está disposto mesmo a servir a Cristo? Quando a tentação chegar, quando seus amigos começarem a questionar e os aplicativos vierem com propostas. Se o faz pecar, arranque da sua vida. Aqui na igreja todo mundo é santo, mas, e fora da igreja? É lá que é revelado quem você é. Quem é cristão é chamado para fora!

Eu tive influências erradas na escola e estava tomando decisões erradas durante um tempo. Mas surgiu dentro de mim uma causa. Decidi defender a minha fé. Comecei a conectar os crentes naquela escola. E se Deus quiser levantar você na sua escola antes de ir para qualquer nação? Seja uma referência lá! Existe uma graça que o capacita. Deus vai levantar você e usar.

Ele tem o seu “sim”? Porque, se Deus tiver seu “sim”, Ele é o “amém” para todas as Suas promessas, e você será um referencial. Existe uma diferença entre você seguir a Cristo e levar pessoas a Ele. Não fique em cima do muro. Ou você junta ou espalha. Esteja disposto a deixar sua vergonha de lado e viver por Ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!