Verbo FM

Um caráter do nosso Pai!

por Samir Souza

(Coordenador da Editora Rhema Publicações)

No Antigo Testamento o Senhor é chamado de Pai apenas 4 vezes; já no Novo Testamento, Ele é chamado 250 vezes dessa forma.

“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por  meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas” (Hebreus 1.1-3)

Jesus é a expressão exata de Deus. Alguém já olhou no espelho e viu outra pessoa? Jesus reflete a imagem de Deus.

No Antigo Testamento há fragmentos do que nós temos hoje. Hoje nós temos a plenitude. Na Bíblia, não vemos Jesus se negando a curar.

No Antigo Testamento, eles não conheciam o Pai que tinham, mas agora nós conhecemos o nosso Pai. Devemos ouvir a voz do Espírito, que é um presente que o Pai nos deixou. Como eu reconheço essa voz? Conhecendo ao Pai.

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10)

Nessa passagem, o Senhor quer mostrar que temos que ser superabundantes e transbordantes. Portanto, tenha uma vida de fé e então você vai crescer e ter uma vida abundante.

Lemos que só o ladrão mata, rouba e destrói, mas o Senhor veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância. 

Nós estávamos mortos, mas Ele nos mandou o Seu filho para morrer em nosso lugar. A morte do Seu filho nos trouxe a vida e quando o filho ressuscitou, nós ressuscitamos juntos para esta vida de abundância.

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8.29)

Pessoas ao redor do mundo estão se esforçando para avançar nessa Palavra. Muitos irmãos moram ao lado da igreja, possuem seu veículo, mas têm preguiça de acordar cedo para ir congregar. A autocomiseração não move o coração de Deus, mas a fé que agrada o Seu coração faz isso.

Deus corrige o Seu filho através da Palavra, ou de um líder, mas muitos, ao receberem as instruções, não as aceitam e até saem da igreja por falta de maturidade. Todas essas instruções são para o seu crescimento e avanço. Não dá pra viver tudo o que Deus tem para nós com a velha natureza, cheia de pecado.

Há coisas que nós precisamos passar, mas que são para o nosso crescimento. Ele venceu e com Ele nós vencemos juntos. Se você está passando por alguma situação, se levante em fé para vencê-la. Quem é treinado adequadamente se torna maduro no seu relacionamento com Deus. A disciplina é para trazer para perto e não para afastar.

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5.16)

A seguir, confira alguns pontos em destaque sobre o caráter do nosso Pai celestial:

Ele é perfeito: “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês” (Mateus 5.48)

Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial” (Mateus 6.1)

Ele é galardoador: “de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará” (Mateus 6.4). Vamos orar pelos que nos perseguem, pois há galardão nisso.

Ele nos ouve: Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. (Mateus 6.8) O Senhor espera que nós O peçamos o que precisamos para que tenhamos o relacionamento com Ele. Ele ouve a nossa oração, mesmo que todos orem na mesma hora, o Senhor irá ouvir a todos, pois não há um período determinado para orar e Deus espera a nossa oração.

Nosso Pai é tão bom que Ele criou um comunicação conosco: Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios” (1 Coríntios 14.2) Por isso, ensinamos sobre oração em línguas, pois nela somente Ele compreende. Ele quer nos ouvir e compreender.

Ele é um Pai que perdoa: Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará”(Mateus 6.14)

Ele é um Pai que supre: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.33)

Ele é misericordioso: Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso” (Lucas 6.36)

Ele é amor: “O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos” (João 3.35)

Ele é fonte de vida: Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo” (João 5.26).“Declarou-lhes Jesus: “Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu” (João 6.32)

Ele é o Pai que ensina: Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou” (João 8.28)

Ele supre: A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo” (Romanos 1.7) Estamos na graça e ela nos ajuda a sairmos do pecado:dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz” (Colossenses 1.12)

Com estas referências aprendemos que o caráter de nosso Pai é de nos livrar o tempo inteiro! Ele sempre vai nos guiar para coisas boas, porque a vida que Ele tem para nós é uma vida transbordante. Ele é um bom pai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!