Verbo FM

Vivendo as estações

Lynette Hagin
Rhema Bible Center

Tivemos recentemente a graduação da turma número 50 no Rhema nos Estados Unidos. Chegamos a cinquenta anos de atividades na escola. Quando o inimigo tenta me dizer que eu não tenho a energia de 50 anos, eu digo: “Observe, porque eu tenho a vida de Deus em mim e essa vida me mantém jovem”. No ministério tem muitas coisas que podem te estressar, mas o Senhor não quer nos ver estressados. Então, devemos entregar esse estresse ao Senhor e descansarmos na força e habilidade d’Ele.

Eu e meu marido fazemos conferências por todos os Estados Unidos. Temos um grupo de jovens que viajam conosco e eles nem conseguem manter o nosso ritmo. Eu falei para eles: “se vocês não mudarem, não chegarão a nossa idade, e morrerão antes”. Todos fazemos coisas diferentes e uma das coisas que eu faço, porque nem sempre acordo disposta pela manhã, mas quando acordo, eu digo: “Este é o dia que o Senhor fez” e eu escolho me alegrar n’Ele.

É muito importante você escolher como será seu dia desde o início. Ouço pessoas dizendo: “estou tão cansado”. Eu nunca confesso isso. Eu digo: “Eu tenho a vida de Deus em mim”, essa vida vai lhe dar forças e energia. 

Nos Estados Unidos, nós temos baterias que recarregam, e tinha um comercial como se fosse um coelho de pelúcia energizado com a bateria, mas não era o coelhinho que tinha aquela energia, era a bateria dentro dele que dava a energia. A mesma coisa é ter o Senhor dentro de nós. Quando o inimigo tenta lhe desencorajar, só diga: “Veja o que o Senhor já fez!”.

Quero dar um conselho aos homens: “Vocês gostam de chegar logo no ponto sobre as coisas, mas sem detalhes, mas nós mulheres gostamos de todos os detalhes. Se você quer nos ouvir, vocês tem que ouvir os detalhes”. Eu sei que vocês são exatamente como meu marido é. Ele me pergunta sobre alguma situação e começo a dizer a ele, e depois de um tempo, diz chega logo no fim, mas homens, às vezes, os detalhes são importantes. 

Vocês do Verbo da Vida impactando às nações. Quando chegamos no Brasil, em Fortaleza (CE), na alfândega, o oficial estava nos assistenciando, ele olhou o passaporte do meu marido e disse: “Meu irmão vai para uma Igreja Verbo da Vida na cidade”. Isso quer dizer que vocês são bem conhecidos por toda parte.

Não viajávamos para fora do país por 5 anos, sempre vamos para ministrar e supervisionar as obras, mas com as restrições do COVID não podíamos fazer essas viagens. Este ano, quando estávamos planejando, o primeiro país que saiu da boca do meu marido foi o Brasil ele disse: “eu quero ir para o Brasil”. Vocês são o primeiro país que visitamos nos últimos 5 anos e são importantes para nós.

Quero falar hoje sobre estações. Navegando sobre as estações na nossa vida. Se você casou recentemente, essa estação se chama lua de mel. Foi maravilhoso, mas eu não quero voltar para a estação de lua de mel. Este ano vamos completar 59 anos de casados. Nós somos casados há muito tempo, mas nós tivemos que nos conhecer melhor e nos ajustar e isso levou tempo. no mundo espiritual também passamos por diferentes estações.

“Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?” Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24.3-12).

Jesus estava para sair desta terra, os discípulos estavam bem perturbados e posso até pensar neles pensando: “para quem vamos fazer as perguntas?”, mas o Senhor disse: eu vou mandar outro Consolador, mas eles queriam saber quando Jesus voltaria. O Mestre os instruiu sobre o que ocorreria antes da vinda d’Ele. é importante nestes dias ouvir isso atentamente. 

A primeira coisa que Jesus disse foi: “cuidado, para que ninguém vos engane”. Obviamente coisas iriam acontecer que poderiam nos enganar, e este é o tempo de mantermos as “antenas espirituais ligadas”, temos que nos aproximar ainda mais do Pai.  Você precisa ouvir a voz d’Ele todos os dias, a todo momento. Você precisa saber o que Deus está lhe dizendo, porque Ele vai lhe dar estratégias todos os dias, você precisa ouvir essas instruções diariamente.

Muitos serão escandalizados, se ofenderão. Por muito tempo, imaginamos que a ofensa era algo que só ocorreria entre ímpios e pecadores. Eu sempre estive no ministério, meu país foi pastor, desde o começo vi cristãos ficando ofendidos um com o outro, mas não podemos permitir que a ofensa nos destrua.

Não devemos ficar com ciúmes uns dos outros. Não tem espaço para ciúmes no Corpo de Cristo. Todos nós temos talentos diferentes, precisamos usar os nossos talentos como Deus gostaria que usássemos, cada um de nós fala de uma forma diferente, alguns são mestres, existem outros que são pregadores do fogo. Deus precisa de cada um de nós, não tente ser clone de ninguém, seja você mesmo.

Vocês conhecem meu filho Craig, e quando tinha 3 anos de idade, nós estávamos na casa de amigos e as pessoas começaram a dizer que não sabia se ele parecia mais com a mãe ou o pai, e obviamente um garoto dessa idade estava ouvindo a conversa e disse: “eu me pareço comigo mesmo”.

Deus quer que você se pareça com você mesmo, que ministre como você mesmo, não tente ser outra pessoa. Muitas pessoas costumavam copiar meu sogro, e, às vezes, ele ficava na ponta da plataforma ministrando, ele virava os dedinhos assim e, às vezes, eu via outros ministros fazendo a mesma coisa. Não!  Seja você mesmo!

Nós nunca deveríamos perder o nosso entusiasmo pelo Senhor. Não devemos nos cansar de fazer o bem. Quando você está ministrando para outros é muito fácil ficar cansado, é fácil ficar envolvido pelo ministério ao ponto de perder a própria comunhão com a Palavra. 

É importante separar tempo para edificar-se a si mesmo. Você está dando o tempo todo a Palavra aos outros, é como você sair e fazer compras no supermercado, e você pega a cesta grande de compras leva para casa. Logo depois, cozinha uma refeição após a outra, depois de algum tempo, seu depósito ficará vazio. Não terá em sua prateleira mais nenhuma compra e sua comida vai ficar limitada. A mesma coisa acontece com seu espírito, diariamente você está dando, se não coloca de volta para dentro, você vai morrer espiritualmente pregando o Evangelho.

Por vezes, pessoas chegam ao estágio de Burnout no ministério, de tanto cansaço. Eu e meu marido decidimos não ficar tão exaustos, nós permanecemos cheios da Palavra de Deus, mas você também deve ter seu tempo sozinho para meditar e orar. Jesus separava esse tempo sozinho e você deve fazer o mesmo. É preciso ter um tempo de férias, para relaxar e descansar seu corpo.

No verso 13, vemos que essa carreira ministerial é uma carreira de perseverança, temos que perseverar, e correr com a carreira que Deus tem para nós, mantendo a nossa alegria e entusiasmo. Eu sempre fui uma pessoa positiva, sempre penso nas coisas boas, mas o inimigo é muito sutil, ele vai te pegar no momento mais vulnerável para tentar destruir você.

Deus enviou o Espírito Santo para que Ele fosse nosso guia e conselheiro, mas muitas vezes, estamos tão ocupados fazendo a obra do Senhor que não temos tempo para O ouvir. Muitas vezes, estamos como Marta e Maria. Eu já fui como Marta, fazia tudo nos eventos, mas Marta estava reclamando com Jesus sobre Maria, porque ela estava sentada aos pés de Jesus, mas o que Jesus disse? Maria escolheu a melhor parte.

Sim, existe um equilíbrio, precisamos trabalhar nos detalhes para o Senhor, temos organização, estratégias, e ao mesmo tempo precisamos passar um tempo com Jesus na Sua Palavra, permitindo que Ele fale conosco. O Senhor quer nos dar instruções para nos encorajar. Ele sabe como lidar com todos os seus problemas. Ele nos mandou lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque o Senhor cuida de nós. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!